Skip to main content

Ergonomia empresarial: por que se preocupar?

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
28 agosto, 2017
Ergonomia empresarial: por que se preocupar?

A ergonomia não é só um conceito importante para a saúde dos funcionários e a boa execução das tarefas — é uma exigência legal, por meio da Norma Regulamentadora 17 (NR17), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Dada a importância do assunto, dedicamos este post a tratar de algumas razões pelas quais a sua empresa precisa começar a se preocupar com a ergonomia desde já.

Vamos tratar dos benefícios que ela traz para o cumprimento das rotinas, o que pode acontecer sem um bom planejamento ergonômico e como começar o seu planejamento hoje mesmo.

Preparado? Então venha aprender tudo o que você precisa saber sobre ergonomia nas empresas!

Produtividade

Concentração, foco e eficiência são três características que todo chefe procura em um funcionário. Elas compõem a produtividade, um conceito importantíssimo para qualquer empresa que quer ter sucesso.

A ergonomia tem tudo a ver com a produtividade, na medida em que melhora a qualidade de vida do profissional — e, consequentemente, a qualidade do trabalho dele.

Com uma boa estrutura de trabalho, o empregado pode dedicar todo o tempo do expediente à produção, sem distrações e outros problemas que possam impactar os prazos de entrega, por exemplo.

Absenteísmo

Outro fator que prejudica os prazos são as faltas. Um planejamento de ergonomia pode diminuir consideravelmente as faltas dos funcionários, por um motivo bem simples: boas condições de trabalho.

Poder cumprir suas atividades com conforto e adequação é algo que motiva toda a equipe, fazendo com que ela tenha verdadeiro prazer em trabalhar.

Assim, os funcionários só vão pedir licenças ou faltar algum dia se realmente não tiverem outra maneira de resolver seus problemas.

Licenças médicas

Por falar em licenças, as empresas que não se preocupam com a ergonomia estão sujeitas a lidar constantemente com licenças médicas e atestados.

Ao exercer a sua rotina de forma incorreta, o trabalhador sobrecarrega o corpo e acaba precisando de mais idas ao médico, para tratar lesões, fazer exames e investigar dores e qualquer tipo de mal-estar.

Com isso, as faltas aumentam drasticamente, e a empresa pode até ser responsabilizada se o funcionário sofrer alguma lesão mais séria em decorrência das condições de trabalho.

Ergonomia na sua empresa

Existe um passo a passo bem simples para implementar a ergonomia na sua empresa. Confira:

1. Elabore um planejamento ergonômico

Esse planejamento deve conter um levantamento de todas as funções exercidas na empresa. Com esses detalhes, é possível entender as necessidades de cada equipe e adaptar os ambientes e os processos para elas.

O objetivo é diminuir os riscos à saúde dos funcionários, garantindo condições básicas de trabalho: iluminação, acomodações adequadas, nível de ruído, temperatura do ambiente etc.

2. Eduque os funcionários

Depois de colocar o planejamento em prática, é importante conscientizar os funcionários sobre a prevenção de riscos por meio da ergonomia. A ginástica laboral é uma iniciativa nesse sentido, incentivando alongamentos, boa postura e redução de movimentos repetitivos em diversas áreas de trabalho.

Também é uma boa ideia investir em treinamentos, para que os gestores estejam sempre atentos às condições de trabalho de suas equipes e possam reportar qualquer situação problemática.

3. Invista em melhoria contínua

O planejamento ergonômico laboral precisa estar em constante aprimoramento para se adaptar às novas necessidades que surgirem na empresa.

Por isso, é indicado realizar avaliações periódicas da saúde dos funcionários, bem como do estado dos equipamentos e das condições de cada ambiente. Só assim é possível agir de forma preventiva e inteligente.

Como você pode ver, investir em ergonomia é investir em produtividade e segurança. Se a sua empresa ainda não se preocupa com esses aspectos, é hora de virar a chave e começar uma nova fase!

Ergonomia é, antes de tudo, respeito e cuidado com o funcionário, valores que toda empresa precisa aplicar em seu dia a dia para se firmar no mercado atual.

diretoria
28 agosto, 2017