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Os 5 principais desafios em fazer a transição da loja física para a virtual!

O varejo físico teve queda de 6,2% em 2016 no volume de vendas (IBGE), enquanto o comércio digital cresceu 7,4% no mesmo período (Ebit).
A facilidade de vender para pessoas de qualquer lugar e qualquer hora e a maior segurança foram determinantes para o aumento. Apesar das possibilidades, migrar loja física para loja virtual requer planejamento, atenção e entendimento do mercado.
Acompanhe os principais desafios da migração e formas de contorná-los, e assim obter bons rendimentos.

1. Entender o novo mercado

O grande desafio é compreender a amplitude do mercado, as suas nuances e como a sua proposta será inserida nesse contexto. Isso vai exigir pesquisas sobre comportamento do consumidor, nicho, formas de divulgação e como funciona um e-commerce.
Se for difícil começar, o ideal é contar com mão de obra qualificada para a criação do e-commerce, intermediações de pagamento on-line, publicidade, entre outros pontos.

2. Entender os hábitos do cliente

O cliente do comércio físico é um pouco diferente daquele acostumado a comprar pela internet. Trata-se de um consumidor que pesquisa bastante sobre produtos e serviços, quer saber a opinião de quem já usou e segue um caminho até a conclusão da compra: o funil de vendas.
Entender bem o comportamento do cliente, seus desejos e necessidades é fundamental para traçar uma boa estratégia, realizar campanhas de marketing mais assertivas, criar um bom relacionamento, descrever seus produtos adequadamente, entre outros pontos.

3. Acompanhar as métricas certas para o negócio

Em linhas gerais, as métricas são os resultados (numéricos ou sociais) relacionados ao desempenho estratégico da empresa. As mais comuns são:
  • taxa de cliques;
  • ticket médio;
  • taxa de abandono do carrinho;
  • curtidas e comentários por post (redes sociais).
Um das mais importantes é a taxa de conversão (TC) relacionada ao funil de vendas, e é utilizada para analisar resultados com as suas campanhas de marketing. Pode não ser necessariamente uma venda, mas uma ação definida conforme o objetivo da estratégia, a exemplo do preenchimento de cadastro, conteúdo baixado etc.

4. Ser omnichannel

Para ter um negócio on-line, você não precisa necessariamente acabar com o negócio físico. Muitas empresas adotam o conceito de omnichannel, que busca a integração entre os dois canais (físico e virtual).
Pesquisa conduzida pela Ovum em parceria com a ACI Worldwide apontou que 79% dos varejistas acreditam que o omnichannel seja o caminho para criar uma experiência perfeita para o consumidor.
Basicamente, o omnichannel visa integrar os dois mercados, com o intuito de o consumidor não ver diferença entre uma compra feita no ambiente virtual da realizada no ambiente real. Entre as possibilidades estão: retirada física de produtos adquiridos no meio virtual, trocas, valores e condições iguais para os dois meios etc.

5. Criar conteúdo interessante

Uma das principais formas de captar clientes na internet é o conteúdo atrativo, divulgado em sites ou blogs com o objetivo de informar e trazer o cliente para perto do negócio. Quando for o momento oportuno, ele já terá a sua marca em mente, e as chances de concluir a venda são maiores.
Trata-se do inbound marketing, uma metodologia amplamente utilizada por marcas de todos os segmentos e portes, indispensável para quem deseja cativar o público. Ela exige conhecimento sobre o mercado, SEO, métricas e preferências do consumidor, daí a necessidade de pesquisas constantes.
Como mencionado, fazer a migração de loja física para loja virtual exige conhecimentos, e eles nem sempre são obtidos da noite para o dia. Por isso, todo o processo deve ser acompanhado por especialistas para que essa transição seja realizada de maneira satisfatória.
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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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