fbpx

5 técnicas para aumentar o lucro e diminuir custos de lojas

Economizar dinheiro é um dos passos mais importantes para construir um empreendimento de sucesso duradouro. Reduzir o excesso de custos em processos cotidianos da empresa pode resultar numa até então inimaginável reserva financeira para eventuais problemas na produção e épocas de vacas magras.

No post de hoje você vai descobrir algumas técnicas que podem diminuir custos da sua loja e engordar bastante os lucros do seu estabelecimento. Pegue papel e caneta e anote tudo que puder. Vamos lá!

Regule o seu estoque

Já parou para pensar em quantos produtos estocados você simplesmente não vende devido a quebras, vencimento da validade, acidentes ou excesso de unidades? Pois é. Um estoque mal gerenciado pode causar prejuízos constantes a empreendimentos de varejo e atacado.

Por isso, investir em mecanismos que otimizem o processo de estocagem é fundamental. É o pequeno custo a mais que provavelmente irá encher os cofres da sua empresa. Invista num software ERP capaz de contabilizar e monitorar os itens armazenados. Em pouco tempo perceberá os resultados.

Invista em um software de gestão e automatize os processos operacionais

Aliás, softwares ERP não apenas diminuem e melhoram simultaneamente a contagem de estoque, como quase todos os processos administrativos do seu negócio.

O ERP é moldado de acordo com as necessidades de cada empresa. Então, ele pode automatizar operações como apresentar o fluxo de caixa, calcular a quantidade das vendas, pagar contas e os salários, montar estatísticas de crescimento e uma série de funções mais. Tudo isso numa única tela, que pode ser acessada de forma simples e rápida por você e pela a sua equipe de trabalho. Praticamente todas as empresas de sucesso usam o ERP.

Ao usar o software você também reduz o uso de papéis e concentra os esforços dos colaboradores na produção e no atendimento ao cliente.

Calcule os gastos por cliente para diminuir custos

Existe uma métrica financeira que ajuda o empresário a calcular o custo por cliente. Isso é fundamental, porque você pode estar gastando muito mais do que o necessário para atender a sua atual demanda por produtos e atendimento.

Mensure exatamente a quantidade de saídas do seu negócio e o quanto você armazena. Faça o mesmo com o número de funcionários. Às vezes, você pode realocar a mão de obra para setores que realmente necessitam de mais pessoas para alcançar índices satisfatórios de produtividade.

Reduza as contas

Nunca é demais falar: economize muito na água e na luz. Eles podem parecer custos irrelevantes, mas que somados ao longo do ano, convertem-se numa quantia considerável de dinheiro.

Nesse sentido, capacite e conscientize a sua equipe de colaboradores sobre a importância desses fatores no caixa da empresa.

Faça um planejamento financeiro detalhado

A melhor forma de reduzir os custos é identificar exatamente em quais processos a sua empresa mais gasta dinheiro.

Para fazer isso, elabore um planejamento financeiro com calma e atenção. Se preciso, conte com um profissional. Encontre os focos que consomem mais capital do empreendimento e busque soluções. Lembre-se de que gastos em compras de produtos e impostos também podem ser reduzidos.

Existem uma série de ferramentas gratuitas que também podem ajudar o seu empreendimento a crescer sem aumentar os gastos, como o uso do Google Drive, por exemplo. Aproveite as tecnologias disponíveis no mercado e faça a sua empresa decolar!

Como você reduz os custos do seu negócio? Conte para a gente! Deixe o seu comentário!

 

compras, Loja, Varejo, vendas


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: