Skip to main content

Entenda o termo “Disaster Recovery”:

Entenda o termo “Disaster Recovery”:

Imagine que a base de dados da sua empresa desapareça sem explicações: um incêndio destrói os servidores onde todos os seus dados estão armazenados, por exemplo. Parece bem catastrófico, mas qualquer negócio precisa estar pronto para armazenar de forma segura qualquer informação, evitando as consequências de qualquer risco.

Para isso, sua empresa deve contar com um plano de contingência para resolver este problema sem prejudicar seus negócios. Vamos entender mais sobre isso?

Read More

 O que é Disaster Recovery?

Planos de Disaster Recovery, ou “Recuperação de Desastres”, também são conhecidos como “Planos de Contingência”. Eles podem ser vistos sob duas perspectivas: a de planejar ações que serão essenciais para que um desastre não interfira no desempenho de sua empresa é uma delas. Além disso, podem ser reativas, através da execução de ações emergenciais, previamente planejadas e estabelecidas, para resolução imediata de problemas.

O Disaster Recovery ainda pode ser definido também como conjunto de procedimentos para administração de crises, definição de atividades, pessoas e tecnologias para resolução de problemas. Mas tudo é sempre realizado com o intuito de salvar os dados dos computadores da sua empresa.

É melhor prevenir do que remediar!

Os planos de Disaster Recovery podem ser vistos como primordiais para recuperação de dados, informações e hardwares em casos extremos, nos quais os problemas já ocorreram. Contudo, as boas práticas do mercado definem ações para prevenção, auxiliando para que os problemas não aconteçam.

Além disso, em caso de desastres, tendo-se um plano de prevenção alinhando ao plano de recuperação, será mais fácil, rápido e bem menos traumático aplicar o que foi planejado.

Algumas medidas para prevenção ou recuperação de desastres:

  • Continuous Data Protection: também chamada de proteção contínua de dados, é feita por softwares e backup contínuos, protegendo os dados e arquivos mais importantes na sua rotina de gestão.
  • Backup na Nuvem: Utilizando backup de repositórios na nuvem é possível migrar toda a parte de infraestrutura pesada para servidores altamente capacitados e robustos, que atuam em Cloud Computing. A Amazon Web Services (AWS), por exemplo, é um excelente fornecedor, levando em consideração que as empresas que atuam com base em serviços cloud voltam a funcionar bem mais rápido que as demais em caso de desastres.
  • Múltiplos Servidores: Já se perguntou por que o Google nunca está fora do ar? Ou porque ele é um dos sites mais rápidos do universo da internet? São milhares de servidores espalhados pelo mundo inteiro, garantindo que, se um dos servidores pifar ou queimar, existirão vários outros para dar conta do recado.
  • Segurança da Informação: Através da criptografia de dados é possível barrar e diminuir o índice de ataques cibernéticos. Principalmente se seu negócio possui informações de seus clientes como transações financeiras. Além disso, existem certificados digitais, como os sll, que garantem esta criptografia de forma profissional e efetiva.
  • Monitoramento: É preciso definir aspectos e periodicidade de monitoramento de hardwares e softwares fundamentais para continuidade da gestão de sua empresa. É fundamental que os dados obtidos sejam analisados, registrados e formalizados para a posteridade. Os dados são a melhor fonte de informação para definições futuras.

Qual a importância de um plano de Disaster Recovery?

Já está convencido da importância de um plano de recuperação de desastres? Vale dizer também que o tempo para se recuperar de um acidente no seu negócio – caso aconteça – além do impacto causado por ele, será bem menor mediante a elaboração e execução de um plano neste sentido. É preciso que ele seja feito de forma minuciosa, que sejam executados testes em situações reais para que o planejado não te deixe na mão no caso de imprevistos.

É melhor não contar com a sorte, não é mesmo? Ter uma infraestrutura realmente profissional é estar preparado para este tipo de situação garante a segurança dos dados da sua empresa.

diretoria
22 abril, 2014