Skip to main content

Entenda o que são as licenças de um software

diretoria
28 abril, 2014
Entenda o que são as licenças de um software

Como sua empresa trata as informações operacionais do fluxo do seu negócio? Além de obter os dados é importante que estes sejam organizados e analisados de forma ágil e eficiente. O volume de dados disponíveis, quando se considera analisar as operações de uma empresa, supera a capacidade técnica de muitas delas – que não contam com bons softwares e treinamento da equipe.

Nesse sentido, é fundamental contar com ferramentas de gestão robustas e completas, que agilizem os processos e sejam licenciadas como produto original. Quer entender um pouco mais sobre as licenças de uso e como elas são usadas? Confira o conteúdo a seguir:

Read More

 

O que é Licença de uso? Para adquirir um sistema de gerenciamento é preciso observar as formas de comercialização dos possíveis fornecedores. Vale lembrar que os softwares podem ser disponibilizados por seu desenvolvedor ou por representantes autorizados. Dentre os modelos de comercialização de software encontram-se a prática das licenças de uso.

Conheça alguns tipos de licença: Existem as licenças livres, comumente usadas por sistemas de código-aberto, gratuitas, porém, com funcionalidades limitadas.  As licenças proprietárias são adquiridas como um start do uso do sistema, é garantido ao cliente algumas vantagens como a autenticidade da ferramenta, além de manutenção e atualização de versões, suporte, dentre outros benefícios. O cliente passa a ter direito de uso, não de propriedade, do sistema. Desta forma, não pode comercializar ou repassar a outro. Através da licença, será disponibilizado acesso ao sistema para uma quantidade de usuários definida em contrato, de forma simultânea.

Segurança para a empresa usuária do software: Além disso, a licença torna-se garantia para que o cliente tenha direito de atendimento e contato direto com a empresa fornecedora do software, auxiliando na operação da ferramenta no dia a dia, caso surjam dúvidas técnicas.  O cliente fica por conta de sua estratégia e da análise dos seus dados, a empresa desenvolvedora ou parceira passa a ser acionada no que diz respeito ao sistema.

Um exemplo prático: O SAP HANA (SAP High Performance Analytic Appliance) é uma solução In-Memory  flexível, adquirido através de licença de uso – o que traz muitas vantagens. O sistema pode operar com qualquer fonte de dados, permitindo que as empresas analisem suas operações de forma detalhada em tempo real, a medida em que os negócios acontecem. Além de oferecer à empresa a vantagem de análise de dados analíticos e transacionais a partir de dados operacionais capturados in-memory o sistema possibilita adicionar dados externos aos modelos, incorporando dados de toda a organização.

Mas, afinal, onde está o diferencial da licença? No caso do SAP HANA ela é gratuita e sempre muito segura. Existem versões com licença paga porém estas são para produção de conteúdos que serão lançados fora da empresa. Se sua intenção é ter um sistema que facilite a organização, integração e comunicação interna, para uso seu e da equipe, as versões com licença sem custos são suficientes.

Entre em contato conosco e saia na frente gerenciando a rotina de negócios de sua empresa através das ferramentas deste potente e robusto ERP da SAP. Temos consultores especializados prontos para lhe atender!

diretoria
28 abril, 2014