Skip to main content

Como encontrar um bom fornecedor de ERP para minha empresa?

Como encontrar um bom fornecedor de ERP para minha empresa?

Um software ERP é uma solução complexa, que demanda investimento e planejamento, e se faz necessária para manter a gestão sob controle ao longo do crescimento do negócio. Ainda que muitos empresários relutem em conhecê-lo melhor, já é sabido que a falta de um ERP pode implicar na perda de eficiência e, consequentemente, de lucratividade da empresa.

Após optar por ter este recurso tecnológico, escolher a empresa que irá fornecer o ERP para o seu negócio precisa ser uma decisão tomada com cuidado, avaliando todos os riscos, custos e procedimentos. Para ajudá-lo, abaixo elaborei cinco dicas para guiá-lo em busca do melhor parceiro para implantar o seu ERP:

Antes de tudo, prepare a sua empresa!

O primeiro passo antes de sair em busca de um ERP é se voltar para dentro da empresa e entender as suas necessidades. Qual o objetivo do ERP? Quanto sua empresa está disposta a gastar? Quais os processos prioritários que precisam ser implementados primeiro? Qual o prazo para ter tudo pronto? Qual será o time envolvido na implementação da ferramenta?

Essas respostas te darão mais informações para montar o escopo do projeto, mapear os processos necessários e estabelecer o custo máximo do software. Com isso, será mais fácil encontrar fornecedores dispostos a trabalhar com a sua empresa.

Contrate um gerente ou uma consultoria.

Ainda que você consiga dados concretos sobre como o seu ERP será utilizado, o indicado é contar com um gerente de TI para acompanhar o processo, ou então contratar uma consultoria especializada. Em ambas as escolhas, há de se considerar o aumento do custo com as contratações e o tempo para que eles se ambientem com os processos da empresa.

Pesquise por fornecedores.

Com o escopo montado e definido o time que irá liderar o processo de escolha e implementação da ferramenta, volte-se para o mercado em busca de fornecedores. Comece com uma lista daqueles que já trabalham com o seu mercado. Dê preferência, inclusive, para empresas cujos clientes são seus concorrentes. Apesar de parecer uma péssima estratégia, lembre-se que conhecer a operação do seu mercado é fundamental para a construção de uma ferramenta de qualidade.

Com a lista em mãos, ocupe seu tempo em descobrir quais estão dentro do seu orçamento.

Avalie os fornecedores.

Feito o filtro do custo e com as propostas em mãos, procure conhecer a fundo a solução dos fornecedores. Esmiuce cada detalhe, botão, integração, exportação, parte legal, suporte, atualizações, dentre outros pontos. Tudo que você achar necessário. Se possível, converse com outros clientes que possuam os mesmos fornecedores e entenda como está sendo a experiência de uso.

Como um software ERP exige um longo trabalho de desenvolvimento, não é uma ferramenta que você pode substituir rapidamente. Portanto, gaste um bom tempo avaliando a solução de cada fornecedor.

Analise o impacto da solução na sua empresa.

Agora que você já tem os finalistas, avalie o impacto das soluções na sua empresa. Será necessário parar a operação para implementar o software? Quantos funcionários serão destacados para isso? Quantos serão treinados para utilizar a ferramenta? Qual será o custo disso tudo? Como a operação será alterada para a nova ferramenta?

Essas respostas desenharão todo o cenário onde sua empresa estará imersa nos próximos meses. Além disso, servirá para você entender a relação entre custo e benefício dentre as propostas de fornecedores. Somadas nossas dicas, percebe-se um contexto onde a escolha de um ERP é uma tarefa complexa e demorada. Ainda que você tenha experiência, é muito importante contar com a ajuda de quem trabalha diariamente neste cenário.

Aproveite a sessão de comentários abaixo para esclarecer suas dúvidas com nosso time de consultores especializados.

diretoria
05 maio, 2021