Skip to main content

Buscar um desenvolvedor ou procurar um fornecedor de ERP?

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
26 agosto, 2014
Buscar um desenvolvedor ou procurar um fornecedor de ERP?

As vantagens de se contar com um software ERP (Enterprise Resource Planning) para uma maior eficiência na gestão empresarial já é conhecida. Porém, na hora de definir qual o melhor sistema informatizado para integrar processos e operações na organização, uma dúvida sempre permeia: buscar um desenvolvedor para construir a sua própria ferramenta ou procurar por um fornecedor parceiro?

Read More

 

Muitas das questões que vêm à tona nessa discussão estão ligadas à necessidade de ter um ERP robusto, que atenda da melhor forma as necessidades e especificidades do negócio. Já as decisões, muitas vezes são equivocada pela falta de conhecimento sobre as oportunidades que o mercado oferece.

A contratação de um desenvolvedor para a criação de um ERP sob demanda

Desenvolver o seu próprio software pode parecer uma boa ideia a princípio. Afinal, ao buscar por um fornecedor você terá um ERP construído sob demanda, atendendo as exatas necessidades do seu negócio. Contudo, se você colocar “na ponta do lápis” tudo o que envolve esse trabalho, verá que seus objetivos podem não casar com a realidade. Dentre os motivos podemos citar:

  • Grande investimento em mão de obra, já que apenas um profissional tornará o processo moroso devido a complexidade de um sistema de gestão integrada;

  • Incertezas quanto ao cumprimento dos prazos, já que quaisquer imprevistos com a equipe de desenvolvimento pode atrasar a execução do projeto;

  • Necessidade de um gerente para conduzir o projeto com conhecimentos sobre as necessidades da sua empresa e de desenvolvimento de software, o que aumenta os custos;

  • Imprescindibilidade de manter uma equipe para acompanhar as evoluções tecnológicas, adequações necessárias, suporte e as mudanças na legislação fiscal.

Apenas com esses quatro argumentos é possível identificar que, em alguns casos, esta opção se torna inviável à realidade dos recursos, tanto humanos quanto financeiros, de grande parte das pequenas e médias empresas (PMEs).

Além disso, é preciso levar em consideração que a falta de know-how de sua empresa para o trabalho pode resultar em frustrações e necessidade de novos investimentos. Esse não é o seu core business e a curva de aprendizado será longa. Neste período, você já pode ter perdido grandes oportunidades de mercado por não contar com a tecnologia necessária ou por ter dividido as atenções entre o desenvolvimento do seu negócio e do seu software.

Por que procurar por um fornecedor de ERP parceiro é um grande negócio?

A tecnologia muda, novas necessidades surgem, instabilidades e erros aparecem, e todos estes, como outros fatores, levam à definição de que contar com um fornecedor de ERP é a melhor opção para as PMEs. Hoje, com custo mais acessíveis e facilidades de crédito para o investimento, como é o caso do cartão BNDES, é possível garantir um software de qualidade e altamente customizável para atender as demandas do seu negócio. Confira as vantagens desta opção:

  • Garantia do cumprimento de prazos;

  • Atualizações constantes conforme os avanços tecnológicos e exigências legais;

  • Atendimento e suporte qualificado;

  • Customização da ferramenta conforme as necessidades e especificidades de sua empresa;

  • Investimento mais adequado à realidade das PMEs;

  • Orientações sobre otimização de processos;

  • Treinamento com profissionais especializados e com larga experiência;

  • Aprendizado com a expertise adquirida no mercado pelo fornecedor;

  • Foco exclusivo em seu negócio.

Com todos estes argumentos, não há dúvidas de que contar com um fornecedor de ERP especializado, que ofereça um software customizável, é a opção mais viável para a sua PME, não é verdade? Por isso, avalie bem as opções do mercado levando em consideração as necessidades do seu negócio, a experiência da empresa parceira e o respaldo que ela possui.

Pronto para aumentar a eficiência de gestão empresarial investindo em um sistema de gestão integrada? Aproveite os comentários abaixo para esclarecer suas dúvida

diretoria
26 agosto, 2014