Skip to main content

Gerencie a cadeia de suprimentos do seu negócio com um ERP

Gerencie a cadeia de suprimentos do seu negócio com um ERP

 

O gerenciamento da cadeia de suprimentos exige não apenas profissionais qualificados para execução das tarefas de cada uma das áreas envolvidas no processo, mas também uma integração entre elas a fim de garantir a eficiência no fluxo de informações – variável imprescindível para garantir uma vantagem competitiva sustentável no mercado.

Para isso, aliar os processos à tecnologia é excelente para o ganho de eficiência pelas equipes envolvidas, além de garantir a eficácia do objetivo definido.

Nesse contexto, um software ERP (Enterprise Resource Planning) é um grande aliado para o gerenciamento da cadeia de suprimentos do seu negócio. Entenda os motivos:

Read More

Integração das áreas envolvidas de forma automatizada
As áreas de Estoque, Compras, Vendas, Marketing e Logística precisam estar integradas. Isso porque as atividades se interdependem para ampliar a performance, bater suas metas e gerar ganhos à empresa, seja através do aumento da relação entre demanda e oferta ou da redução de custos.

Para isso, o ERP contribui para conduzir as informações relevantes a cada uma dessas áreas. Para que fique mais claro, considere que sua empresa possui um grande estoque de materiais que não têm saída. Caso essa informação não chegue ao Marketing para o desenvolvimento de um plano de ação para dar giro aos produtos, você manterá capital circulante retido, o que também pode ocasionar perdas ou mesmo fazer com que eles fiquem defasados.

Ainda diante a essa situação, com a falta de integração das áreas, sua equipe que cuida do abastecimento interno com os fornecedores também terá dificuldade em saber planejar as necessidades.

Talvez mais desses produtos serão adquiridos e, por melhores que sejam as ações de vendas que você desenvolva para dar vasão a esses produtos, haverá perda de dinheiro na transação.

Nesse exemplo, citamos apenas 2 vertentes sobre como um ERP contribui para um gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos de sua empresa integrando os setores.

Contudo, considerando a abrangência das demais áreas de sua empresa e stakeholders envolvidos – como fornecedores de matéria-prima, transportadoras dos produtos e até mesmo seus clientes –, os benefícios conseguidos com a melhoria do fluxo dessas informações auxilia no direcionamento dos investimentos, no planejamento estratégico da empresa, assim como na satisfação do cliente final.

Atualização de informações em tempo real
A automação do gerenciamento da cadeia de suprimentos com o auxílio de ERP não apenas facilita o fluxo de informações, como também permite o acesso a elas em tempo real.

Dessa forma, quaisquer alterações realizadas são visualizadas rapidamente para o desenvolvimento de planos de ação e tomada de decisões mais certeiras, independentemente de serem downstream ou upstream.

Identificação de gargalos nos processos
O ERP contribui, inclusive, para a identificação de gargalos nos processos de sua empresa. Como o software possibilita atribuição de tarefas e a definição de hierarquia para a execução delas, é possível identificar facilmente as falhas e onde elas foram geradas.

Com base nessa informação, sua empresa estará munida para otimizar os processos para ampliar a vantagem competitiva no mercado.

Satisfação dos clientes
A satisfação do cliente está diretamente ligada ao atendimento que ele recebe. Essa questão não deve ser vista apenas como a tratativa dada a ele, mas também à superação das expectativas. Isso inclui a disponibilidade dos produtos para distribuição em estoque, o tempo entre o processamento e a entrega dos pedidos e até mesmo a eficiência do processo que envolve trocas e devoluções.

Com os benefícios do ERP você conseguirá atender melhor essa questão, visto que todas as equipes envolvidas na cadeia de suprimentos trabalharão juntas em prol de um único objetivo, já que terão as informações alinhadas e direcionadas a isso.

E você, como gerencia a cadeia de suprimentos em sua empresa?
Divida suas experiências e dúvidas frequentes nos comentários abaixo. Podemos ajudar você com dicas valiosas para a eficiência da gestão de sua empresa!

 

diretoria
20 maio, 2020