Skip to main content

Evolua sua empresa através da filosofia do Kaizen!

Evolua sua empresa através da filosofia do Kaizen!

Se você já ouviu um colega reclamando sobre a última novidade implementada na empresa em que trabalha, deve saber bem como a resistência às mudanças em processos e projetos pode ser forte. Entretanto, as organizações que querem se diferenciar no mercado e alcançar resultados incríveis precisam estar sempre em busca de aprimoramento em suas atividades, espantando para longe o comodismo e a estagnação.

A filosofia Kaizen, que saiu do Japão para conquistar empresas no mundo inteiro, é uma das boas práticas que podem ajudar os empreendedores nesse desafio. Acompanhe-nos e saiba como!

Read More

 

Mudanças para melhor

O termo Kaizen, de origem japonesa, significa mudança para melhor e pode ser usado nos contextos pessoal, familiar e no ambiente de trabalho.

A palavra passou a ser adotada no mundo empresarial após a saída do Japão da Segunda Guerra Mundial. Tendo em vista os graves problemas socioeconômicos provocados pela derrota no conflito, o governo e as empresas do País se debruçaram sobre estudos de administração para buscar soluções para o futuro baseadas no estilo de vida oriental, recebendo auxílio de empresas e professores norte-americanos de gestão de qualidade.

O Kaizen na sua empresa

No contexto corporativo, a metodologia Kaizen prega o aumento da produtividade por meio de aprimoramentos constantes nos processos da empresa, assim como nas pessoas que os conduzem, sem precisar gastar muito. A metodologia é viável para qualquer empresa do mundo e seu maior objetivo é melhorar processos. Para tal, algumas regras devem ser observadas:

  • O foco das ações deve ser onde se cria o valor (sem dispensar outros níveis organizacionais).

  • É preciso eliminar todo e qualquer desperdício.

  • As melhorias não podem demandar investimento muito alto.

  • O aprendizado acontece na prática.

  • É necessário o envolvimento de todos nos processos de melhorias.

  • As pessoas também devem se aprimorar, cultivando a disciplina, o trabalho em equipe e a colaboração.

  • Qualquer melhoria alcançada deve ser comunicada a todos.

Muitas empresas já aplicam esse método de forma parcial, embora não possuam sistemas formais para isso, como o PDCA, o just-in-time, o kanban, os círculos de qualidade, entre outros.

Vantagens imediatas

As empresas que adotam a filosofia do Kaizen no seu dia a dia podem perceber benefícios como a eliminação de processos e etapas desnecessárias, a redução de desperdícios (de tempo, esforço e matéria prima) e a padronização de seus produtos e serviços.

Para o cliente, todas essas melhorias implicam em um produto final com mais qualidade, o que irá contribuir para uma maior satisfação com a experiência de compra.

O melhor dos melhores

Nas empresas em que o Kaizen já é uma realidade, os gestores e funcionários trabalham em um sistema de gerencialmente total, integrado às estratégias do negócio e em que todos da equipe compreendem a nova forma de pensar.

E é aí que se alcança o nível Dantotsu, que significa se tornar o melhor entre os melhores.

Lembre-se de que a adoção da filosofia Kaizen não pode nem deve exigir investimentos altos demais nem a implementação de tecnologias. Basta a vontade da alta direção e o comprometimento das equipes com a melhoria contínua para que a organização possa reagir às mudanças do mercado de forma mais ágil, tornando-se sempre mais competitiva.

Quem saber como sua empresa pode ter uma gestão ainda mais eficiente? Fale com a gente nos comentários ou acesse nosso site e saiba como nossas soluções podem te ajudar ainda mais!

diretoria
10 outubro, 2014