Como a Wearable Technology pode afetar o futuro dos negócios?
Já imaginou tirar fotos, mandar mensagens e conferir direções em um mapa no meio da rua – assim como você já faz em seu smartphone – mas precisando para isso somente de um par de óculos?
Esse é um dos exemplos das Wearable Technologies (ou tecnologias vestíveis). Assim como o Google Glass e o Apple Watch, esses recursos vêm gerando grande empolgação nas pessoas em função da forma como permitem interagirmos com o mundo e com a internet.
Prossiga na leitura deste post e descubra como essa tecnologia poderá afetar o futuro dos negócios nos próximos anos!
Vendedores com poder
Os representantes comerciais que se encontram frequentemente com seus clientes podem usar tecnologias como o Google Glass para acessar, em campo, informações como últimos pedidos, aniversário, nível de satisfação, entre outras.
Esse acesso imediato e conveniente facilita a abordagem do vendedor, impedindo que ele chegue despreparado às visitas, aumentando a chance de que feche mais pedidos.
Conectando toda a equipe
Não somente os vendedores, mas todos os profissionais que não possuem acesso a notebooks e smartphones em sua rotina de trabalho podem se beneficiar do acesso a um ambiente computadorizado por meio de tecnologias vestíveis.
Operários que realizam reparos em máquinas, por exemplo, podem seguir utilizando suas mãos para executar o serviço, mas sem ficarem totalmente isolados do acesso à web e do contato com seus pares e superiores.
Alertas oportunos
Sempre que pensamos em tecnologia vestível, os óculos e relógios são os primeiros dispositivos que costumam vir à mente.
No entanto, imagine um chip que você insere em seu calçado e, à medida que você caminha por um local, ele interage com sensores instalados em máquinas e equipamentos para emitir sinais vibratórios de alertas. Esse tipo de tecnologia pode levar o trabalho de gestores em ambientes como as fábricas a um novo nível.
Saúde em tempo real
O uso de relógios e pulseiras que monitoram sinais vitais também pode transformar a forma como os negócios da área de saúde se relacionam com seus pacientes.
Ao ter acesso a informações sobre suas condições físicas em tempo real, os médicos e os próprios pacientes podem ficar atentos às principais informações sobre sua atividade corporal e saber quando ou como procurar ajuda.
Experiência de compra
Os clientes no varejo também podem usar tecnologias vestíveis para tornar a compra em lojas físicas mais parecida com a das virtuais.
Já imaginou caminhar em uma loja de produtos eletrônicos e, por meio de um óculos como o Google Glass, ter acesso imediato a preços, garantias e outras informações sobre cada item à medida que ele é visualizado? Isso pode aprimorar a experiência de compra e até mesmo modificar a forma como as empresas apresentam seus produtos e serviços aos clientes.
É claro que, assim como qualquer outra novidade, a Wearable Techonology irá enfrentar inúmeros desafios, especialmente aqueles relacionados à segurança e à privacidade dos usuários. Afinal, as pessoas terão uma grande quantidade de informações pessoais armazenadas em um computador portátil que irá acompanhá-las por todas as partes.
No entanto, mesmo com esses obstáculos, espera-se que os dispositivos vestíveis sejam gradualmente adotados pelas empresas, especialmente aquelas focadas em oferecer conectividade onde ela é nula ou limitada.
Continue navegando no blog da Falcora e confira outras publicações que irão te deixar sempre por dentro do mercado de tecnologia da informação.