Skip to main content

Aprenda como transformar seus clientes em super fãs!

Aprenda como transformar seus clientes em super fãs!

Quem disse que fã é coisa só de artistas? Empresas também podem conquistar pessoas elevando ainda mais seus resultados!

Neste post vamos mostrar os benefícios que uma empresa tem ao por em prática estratégias que transformem clientes em grandes entusiastas da organização. O objetivo é que você se conscientize em otimizar seu atendimento, conseguindo muitos clientes satisfeitos e fiéis.

Por que fãs e não apenas clientes?

Para uma empresa, fã é alguém que a admira, que fala bem dela para outras pessoas e está sempre defendendo a marca. É fazer o consumidor atingir um estado que vai além da satisfação de compra. Se você conquista seus clientes dessa forma, além de fazer com que estejam sempre comprando, assegura que divulguem seus atributos para outros que podem vir a se tornarem clientes também.

Esta tática é benéfica a curto e longo prazo, exigindo, porém, que a equipe de marketing e atendimento crie e mantenha uma qualidade ímpar no relacionamento com o cliente. É um esforço que vale muito a pena, já que os fãs conquistados serão embaixadores da sua marca por muito e muito tempo.

Como fazer?

De fato, não existe um padrão específico e tudo deve ser baseado em seus princípios organizacionais e predisposição de toda a empresa. Mas para que você se motive e capte a essência, separamos uma série de dicas que servirão para transformar seus consumidores em super fãs!

Mantenha um sistema de cadastro de clientes

O CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta excelente para esta prática. Na verdade, qualquer sistema de cadastro que permite coletar dados e informações relevantes para gerir seu relacionamento com os clientes são úteis. Você pode criar uma área de formulários em seu site para que os compradores se inscrevam no momento da compra ou quando fizerem algum cadastro específico. A intenção é usar tudo o que ele preencher no formulário, transformando estes dados em estratégias que garantam a satisfação cliente.

Esteja onde seu cliente está e se envolva com eles

O título é auto sugestivo, não é mesmo? A ideia aqui é encontrar os locais que seu público-alvo está e interagir ao máximo com ele. As redes sociais formam um grande exemplo. Pois são canais altamente dinâmicos, que permitem diálogos diretos e efetivos com os clientes. Nesse caso, o conselho é que os diálogos sejam humanizados, pois pessoas gostam de comprar com outras pessoas.

Tenha uma equipe alinhada e bem treinada

Este é outro ponto chave na busca da conquista de fãs! Sua equipe deve ser bem treinada e estar pronta para oferecer ajuda ao cliente sempre que ele precisar, apresentando soluções para seus problemas.

Lembra que falamos de humanização na dica anterior? Então, exercite o diálogo entre o outro, independente de seus produtos ou serviços forem B2B ou B2C. Foque na necessidade do consumidor e dê a ele recursos suficientes para resolver suas questões.

Garanta a satisfação

Muitas empresas ficam receosas de perguntarem ao cliente se ele está satisfeito com os produtos ou serviços. Elimine esta insegurança, procure descobrir se quem compra com você está plenamente satisfeito. Se as respostas forem positivas, felicite e continue buscando formas de surpreender. Se negativas, ofereça auxílio, resolva as questões, considere e fortaleça os pontos fracos.

E você, gestor, motivado a construir o fã clube de sua marca? Coloque essas dicas em prática e garanta resultados em seu negócio. Se precisar de auxílio, entre em contato com nossa equipe. Estaremos prontos para atendê-los. Até breve!

 

diretoria
22 julho, 2015