Skip to main content

Entenda por que empresas B2B também devem utilizar um ERP

Entenda por que empresas B2B também devem utilizar um ERP

Um Sistema ERP é um sistema de coleta de dados altamente relevantes e que servem para que a empresa planeje como será a sua alocação de recursos. Embora seja muito utilizado por empresas do tipo B2C, esse sistema também pode fazer parte da realidade de empresas B2B, garantindo resultados positivos importantes para qualquer negócio que deseja se tornar mais lucrativo.

Veja quais são as suas vantagens do ERP para B2B!

Fornece um fluxo de informações relevantes

Assim como acontece com qualquer empresa, o ERP fornece um fluxo de informações altamente relevantes para o negócio e de maneira integrada para a empresa B2B.

Com isso, a empresa precisa se preocupar menos com a aquisição de dados, já que ela acontece de maneira automática. Além disso, o fluxo de informações é altamente confiável, fazendo com que elas possam fazer parte da cultura organizacional.

Facilita a gestão de processos

Com o ERP integrado à plataforma B2B, é muito mais fácil gerir os processos até mesmo devido à quantidade e relevância das informações geradas. Com isso, é fundamental que uma empresa B2B use um ERP para que ela possua mais controle sobre a gestão dos processos, além de torná-la otimizada. Com uma gestãofacilitada, inclusive, é possível simplificar processos.

Melhora a tomada de decisão

A facilidade do cruzamento de dados fornece dados que são conseguidos indiretamente e que permitem uma análise importante sobre quais devem ser os próximos passos da empresa, por exemplo. Com isso, a tomada de decisão passa a ser apoiada por um alicerce constituído de informações importantes e que realmente refletem as possibilidades futuras.

Garante uma contabilidade mais eficiente

Como os dados são adquiridos e analisados de maneira automática, a contabilidade acaba sendo mais eficiente por dois motivos: o primeiro é que ela é feita de maneira mais rápida e o segundo é que ela tem menos chances de possuir erros. Com isso, ao usar um ERP a empresa B2B passa a ter uma contabilidade muito mais otimizada e que está de acordo com todas as necessidades legais e organizacionais.

Permite maior controle financeiro

Os dados do ERP também garantem que a empresa B2B tenha mais controle financeiro sobre seus processos e operações em geral, garantindo que seja possível fazer uma gestão de custos muito mais eficiente. Dessa forma, a empresa passa a experimentar uma redução nos custos e, principalmente, nos desperdícios de recursos.

Aumenta a eficiência

No lugar de ter diferentes planilhas isoladas com informações complexas, o ERP permite que a empresa B2B tenha o máximo de integração de informações, aumentando a sua eficiência. Com isso, é necessário menos tempo para a aquisição, conferência e análise de dados, permitindo que a empresa foque em sua atividade-fim com muito mais precisão.

Sendo mais eficiente, a empresa também é mais produtiva e gasta menos recursos, como tempo e dinheiro, para fornecer os mesmos resultados.

A utilização de ERP é fundamental também para empresas B2B, já que essa integração garante uma tomada de decisão melhor, assim como a gestão de processos. Outros fatores positivamente impactados pelo uso do ERP incluem a contabilidade, o setor financeiro e o posicionamento da empresa em geral.

Conte para nós: o que você achou das vantagens do ERP para B2B? Deixe um comentário.

diretoria
30 novembro, 2015