Skip to main content

Como as empresas devem se adaptar à economia digital?

Como as empresas devem se adaptar à economia digital?

O uso de ferramentas digitais para a vida pessoal já é praxe para a maioria dos brasileiros, que cada vez mais usam serviços de internet banking e pedem táxis e comida por meio de aplicativos nos smartphones. Dentro do âmbito dos negócios não é diferente: o mercado vem absorvendo valores recentes de uma economia cada vez mais digital, e assim transformando suas relações.

O uso de ferramentas digitais e sistemas de gestão e suporte só tem a acrescentar aos seus negócios. Processos são dinamizados, sua lucratividade aumenta e o desempenho é melhor monitorado e gerenciado de uma forma geral, não importando o tamanho da sua empresa.

Quer saber como conduzir a adaptação da sua empresa à economia digital? Continue a leitura e fique por dentro com o nosso post de hoje!

O Brasil e as mudanças da era digital

O consumidor brasileiro apresenta perfis dos mais conectados, sedentos por inovação e ávidos por informações e serviços digitais em todo o mundo. Em comparação com grandes economias ao redor do globo, aqui se busca mais produtos, interage mais nos canais on-line e dá mais retornos às empresas que nos Estados Unidos e na China!

É pensando nisso que sua empresa deve conquistar o mercado e também seus parceiros. Pequenos e médios empreendimentos se beneficiam do novo modelo econômico digital através do dinamismo.

A integração de sistemas e a informatização de métodos ajudam a gerenciar com o máximo de eficiência seus processos do início ao fim da linha de um produto ou serviço, passando por todos os métodos auxiliares e gerando crescimento.

As vantagens de quem melhor se adapta à economia digital

A NFC-e

Algumas mudanças aparentemente simples acabam significando uma grande diferença quando calculadas as vantagens que proporcionam, como ocorre com a adoção da NFC-e. Quanto antes sua empresa aderir o sistema, você já verá o benefício:

  • Das tarefas que são agilizadas, como a própria impressão do documento;
  • Das obrigações simplificadas, como as burocráticas relacionadas ao Fisco;
  • E ainda se depara com uma grande economia de papel que, aliada à possibilidade de adoção de novas tecnologias, como emissão em smartphones, gera ganhos imediatos.

Os softwares de gestão

No mundo atual, com o computador tendo importância inigualável por qualquer outro conjunto de ferramentas, não dá pra pensar em otimizar recursos sem lançar mão de softwares de gestão.

Quando a sua empresa adota soluções como o SAP Business One ou o Fenícia ERP, seu desempenho financeiro e organizacional passa a ser melhor monitorado e gerenciado, seus procedimentos e métodos são otimizados e seus produtos e serviços chegam mais rápido ao mercado, ficando à frente da concorrência que ainda luta para se adaptar a um modelo digital.

Seu empreendimento deve adaptar as formas de fazer negócios e trabalhar pelos clientes e parceiros às mudanças trazidas pela era digital.

Agilizar o fluxo de informações, buscar o máximo de resultados em cada rotina e no final de todos os balanços, prover retornos de informações e soluções cada vez mais eficazes, tudo isso é resultado de uma evolução nas maneiras de tratar os procedimentos e a gestão deles.

A economia digital é uma realidade que dá às empresas condições de desempenho no mercado proporcionais ao uso de suas ferramentas, progressivamente mais úteis, abrangentes e dinâmicas, qualquer que seja o seu negócio.

Gostou de saber melhor como deve ser a adaptação da sua empresa à economia digital? Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de posts como este!

 

diretoria
29 janeiro, 2016