Skip to main content

Como os relatórios ERP ajudam na gestão financeira de sua empresa?

Como os relatórios ERP ajudam na gestão financeira de sua empresa?

O sucesso de um negócio está em atingir seus objetivos? Sim, mas alcançá-los de forma que os recursos — tempo, equipe e dinheiro — tenham sido otimizados em seus usos. Ser eficiente é exatamente isso: fazer mais com o melhor uso dos recursos disponíveis. Quando falamos em gestão financeira, aliados estratégicos para a máxima eficiência são os relatórios ERP.

Se você preza pelo aumento de produtividade e cumprimento de prazos, tornando as atividades da empresa mais conexas, um ERP te ajuda nessa missão. O ERP — Enterprise Resource Planning — tem como principal objetivo a integração de informações e dados significativos em um único local, nesse caso, o próprio sistema.

Apesar de poder ser utilizado em qualquer área da empresa, apresentaremos abaixo os benefícios e a importância da utilização de relatórios ERP na gestão financeira do seu negócio. Acompanhe!

Quais os benefícios de utilizar relatórios ERP na gestão financeira?

As vantagens da utilização de um ERP nos diversos setores são parecidas. Porém, no caso financeiro, os relatórios auxiliam o gestor a planejar as finanças de maneira mais assertiva, já que é possível visualizar as projeções futuras do caixa com base nos recebimentos e pagamentos a serem realizados em períodos subsequentes.

Na prática mais operacional, ao substituir materiais físicos, como agendas de anotações, cadernos e livros pautados para escrita das contas, é mais simples conciliar as informações e retirar substratos para serem analisados. Além dos possíveis erros das pessoas ao executarem várias tarefas de uma vez, o ERP tem inteligência para cruzar as informações mais estratégicas para sua tomada de decisão.

Nos dias de hoje, ter acesso às informações em qualquer local é muito oportuno. Em algumas situações inesperadas, em que você precisa consultar os dados reais para agir, acessar relatórios ERP por ele estar na nuvem é um alívio. Você pode acessar os dados em algum ambiente com acesso à internet.

A possibilidade de conexão com outros agentes da cadeia de suprimentos também é um destaque. Utilizar a integração bancária agiliza as tarefas repetitivas de conferências feitas no dia a dia.

Qual a importância dos sistemas de ERP para gestão financeira?

A segurança de ter os relatórios acessados rapidamente mostram uma das principais importâncias do ERP. Como o sistema pode receber dados e computá-los em tempo real, esses relatórios trazem informações mais precisas, de acordo com a sua necessidade.

Os tipos de relatórios são inúmeros, dependendo apenas dos próprios módulos presentes no ERP. Mas existem dois relatórios ERP fundamentais para você avaliar como anda o desempenho do negócio:

  • fluxo de caixa: apresenta a movimentação de entrada e saída que realmente aconteceu no caixa da empresa dentro de um período que você escolher verificar. Ele ajuda a projetar cenários futuros, pois em sua estrutura estão as receitas e as despesas previstas;
  • faturamento: esse relatório mostra a soma de todas as vendas realizadas dentro de um período. Sabendo o faturamento total de um período, você pode traçar estratégias para alavancar o negócio em momentos em que o resultado não está tão bom, por exemplo.

Com todos na empresa alimentando o sistema corretamente, maior será a qualidade dos resultados apresentados nos relatórios ERP. Esses comprovantes de desempenho podem ser exportados para que, mesmo quem não tem acesso ao sistema, possa saber das informações.

Agora que você já sabe como os relatórios ERP ajudam na gestão financeira da sua empresa, assine nossa newsletter e receba dicas de como melhorar a sua eficiência em gestão. Até a próxima!

diretoria
28 maio, 2018