Skip to main content

Benefícios do cloud computing para PMEs

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
06 março, 2015
Benefícios do cloud computing para PMEs

Embora algumas grandes empresas demorem a mudar suas culturas corporativas, não só por conta dos custos envolvidos, mas também pela alteração de práticas entre muitos funcionários, as pequenas e médias empresas (PMEs) têm a vantagem de poder mudar de forma muito mais ágil e eficiente.

No caso de um recurso de cloud computing, por exemplo, uma empresa de porte menos encorpado do que grandes corporações pode ter boa vantagem ao utilizar servidores, softwares e processamento de dados de forma remota. Inclusive, existe a expectativa de que mais da metade dos e-mails ao redor do mundo estejam hospedados em nuvem, dentro de alguns poucos anos, já que mais e mais empresas estão adotando soluções de cloud computing hoje em dia.

Você é um gestor ou dono de uma PME e ainda tem dúvidas acerca desta tecnologia? Então descubra alguns benefícios que um recurso como esse poderá trazer para seu negócio!

Read More

 

Evite a perda de arquivos

Fazer um backup integral ou mesmo arquivar diretamente os documentos mais importantes de sua empresa na nuvem proporciona muito mais segurança para seus dados e informações. Afinal, nenhuma empresa está livre de ter problemas físicos ou acidentes com seu hardware. Isso sem falar em roubos de aparelhos, sinistros como incêndios ou calamidades naturais, tais como enchentes ou desabamentos, ou ainda as deteriorações de sistema por causa de ataques de hackers ou vírus. Com um esquema de cloud computing, a empresa ficará mais protegida, sem correr riscos de perda de arquivos.

Tenha muito mais segurança

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o compartilhamento de informações sigilosas na nuvem não é nada inseguro. Aliás, a estrutura montada para garantir a segurança dos dados é comumente superior aos sistemas mais tradicionais, com backup online, ótimos softwares antivírus e antimalware, acesso restrito, serviços de encriptação, e muito mais.

Possua acesso remoto

Você e seus colaboradores poderão acessar os serviços disponibilizados pelo cloud computing em qualquer lugar, a partir de suas credenciais e senhas de acesso. Assim, será viável acessar os dados, softwares e outros recursos na nuvem a partir de dispositivos diversos e em lugares diferentes, até mesmo em casa ou em uma viagem corporativa.

Crie uma solução escalável

A computação em nuvem pode ser implantada com alguns recursos na sua empresa, e depois, conforme sua demanda, ampliada para novas adaptações e infraestrutura no futuro. Ou seja, é perfeitamente possível acomodar o nível e quantidade de recursos àquilo que sua PME de fato está precisando – e isso vale também nas circunstâncias em que se desejar reduzir os serviços contratados.

Diminua os custos em sua PME

Como se pode adaptar a solução em nuvem mais adequada para o momento de sua empresa rapidamente, haverá um controle ótimo das despesas com a adoção dessa tecnologia. Além do mais, a empresa não precisará gastar com funcionários que antes cuidariam de demandas que tivessem a ver com a atualização de softwares e consertos diversos de programas, ou mesmo com as licenças dos mesmos. Tudo vai ficar a cargo da empresa contratada para montar a solução de cloud computing mais adequada para a sua organização, o que vai possibilitar ter uma ideia bastante precisa de quanto se vai gastar por mês, sem gerar imprevistos no seu fluxo de caixa.

Com tantos benefícios em vista, é fácil perceber que adotar uma solução de cloud computing vai acelerar os processos de sua PME e garantir mais eficiência na atividade desempenhada. Já pensou em implementar uma solução tecnológica como essa em sua PME?

 

diretoria
06 março, 2015