Skip to main content

Evite 5 erros comuns em Business Intelligence

Evite 5 erros comuns em Business Intelligence

A possibilidade de contratação de uma solução em Business Intelligence (BI) por meio de Software como Serviço (SaaS) democratizou o acesso a essa poderosa ferramenta de gestão de negócios.

Atualmente, é possível encontrar até microempreendedores individuais usando recursos de TI em seu negócio — tecnologias que há poucos anos eram privilégio de multinacionais.

Mas por que o BI tem trazido resultados fenomenais para algumas empresas e para outras, poucas transformações? O segredo está na falta de planejamento e na implementação aleatória desse recurso sem estrutura para potencializar seus resultados.

Hoje vamos descobrir alguns erros que precisam ser evitados para dar ao Business Intelligence a força competitiva necessária ao seu negócio. Acompanhe:

Utilizar o Business Intelligence sem integração com outros sistemas e aplicativos

A matéria-prima de uma solução em Business Intelligence é o conjunto de dados armazenados em CRM, planilhas, sistemas de gestão empresarial, pesquisas de satisfação, bancos de dados diversos etc. Para que essa tecnologia realmente seja capaz de gerar informações gerenciais com alto nível de assertividade, é preciso integrar a ferramenta com todas as fontes de informações possíveis.

Nutrir dados incompletos em planilhas, programas e sistemas de cadastro

OK, a integração é fundamental. Mas, mesmo assim, o BI será pouco útil se as fontes de dados tiverem sido alimentadas de forma negligente, com campos em branco e informações pela metade. Essa falta de cuidado irá gerar um conjunto de dados deficientes, que serão base para a geração de informações igualmente deficientes — que podem estar desalinhadas da realidade e até prejudicar o tomador de decisões. Faça as perguntas certas para sua ferramenta de BI e ela dará as respostas certas!

Adotar o BI antes de saber onde se quer chegar com ele

Implementar os recursos da TI simplesmente porque sua concorrência também adotou não vai lhe trazer, por si só, qualquer vantagem competitiva. Business Intelligence é uma solução personalizada, que deve ser implantada após um estudo minucioso sobre as peculiaridades de empresa. É importante conhecer sua infraestrutura de TI, sua relação com o mercado, quais indicadores devem ser utilizados e, sobretudo, que diferencial se pretende ganhar com ele.

Isso irá gerar indicativos do quão eficientes são suas metodologias operacionais de trabalho.

Não conscientizar os colaboradores sobre a mudança da gestão de dados

Para que seja um sistema de apoio à decisão que deixe sua empresa muitos passos à frente da concorrência, é preciso que todos os stakeholders (públicos que se relacionam, direta ou indiretamente, com sua organização) estejam envolvidos com a missão — especialmente os funcionários e fornecedores. Assim, criar uma cultura de gestão de dados com responsabilidade é o grande desafio de quem pretende trabalhar com BI e ter resultados financeiros importantes.

Implementar Business Intelligence sem o acompanhamento de um profissional especializado

Listamos acima uma sequência de erros comuns cometidos nas empresas que implementam soluções em BI sem qualquer tipo de planejamento prévio. A assessoria de uma equipe com expertise e know-how no assunto irá se encarregar de corrigir e evitar todos os erros acima, diagnosticando previamente a situação da organização, sugerindo melhorias na forma de gerenciamento de dados e adaptando o sistema para funcionar com o máximo de eficiência à sua empresa.

Você tem alguma experiência com Business Intelligence em seu negócio?
Compartilhe sua experiência conosco! Deixe um comentário!

 

diretoria
27 novembro, 2015