Skip to main content

Business Intelligence

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
14 setembro, 2020
Business Intelligence

Você, empresário de qualquer ramo, já ouviu falar em Business Intelligence? Este é um termo que está em evidência nos dias de hoje e refere-se ao processo de coletar, organizar, analisar e compartilhar entre seus colaboradores as diversas informações pertinentes ao seu negócio.

Num sentido mais amplo, seria a lapidação dos dados já existentes em seu sistema (ERP ou até mesmo planilhas) e a transformação dos mesmos em informação relevante, que vai culminar numa transformação dessa informação em ações que tragam benefícios diretos ou indiretos ao negócio, sejam elas comerciais, financeiras, administrativas, operacionais ou logísticas.

Na velocidade que o mercado caminha, torna-se fundamental a tomada de decisões estratégicas na mesma velocidade e é isso que as ferramentas de BI proporcionam: insights relevantes, benchmarking (através de conexão a outras fontes de dados externas ao negócio), junção de informações que se encontram em sistemas diferentes dentro da mesma empresa, entre muitos outros recursos.

Vários sistemas ERP dizem possuir módulos de BI, mas na verdade o que apresentam é uma montagem customizada de relatórios em forma de tabelas dinâmicas, o que nem sempre são tão claras para os usuários quanto gráficos interativos, com medidas de inteligência de tempo, filtros relacionais, análise preditiva ou clusterização/segmentação. É uma diferença bem grande e podemos elucidar um pouco mais essa questão.

Em primeiro lugar, as empresas precisam entender a importância do input das informações dentro de seus sistemas. Um sistema “saneado” vai proporcionar às ferramentas de BI que sejam apresentados os melhores insights e possibilitar a correta tomada de decisões. Por outro lado, sabemos que a realidade nem sempre é essa, mas não se preocupe: os dados “fora da curva” ou fora da normalidade são rapidamente apontados pelas ferramentas de BI e há a chance de correção da base de dados para posterior análise. Nesse momento, a empresa ainda consegue rever seus processos de digitação das informações e corrigi-los, de forma que se mitiguem novos erros.

Em segundo lugar, é dever de qualquer empresa saber quais são os indicadores de performance (KPI’s) mais relevantes para sua operação. Conhecê-los bem é tão importantes quanto conhecer seu público-alvo, seus concorrentes e tantas outras variáveis do mundo dos negócios.

Em terceiro lugar, é preciso ter pessoas na sua equipe capazes de extrair das visões publicadas pelas ferramentas de BI as conclusões mais assertivas e daí partir para o projeto de execução das ações que vão possibilitar caminhar na direção correta, já corrigidos os possíveis os desvios de processos existentes.

A Falcora possui uma parceira de negócios (P1P) especialista em capturar as informações do Fenícia ou do SAP Business One, mapear os principais indicadores de vários segmentos de negócio distintos (varejo, indústria, atacado, logística etc.), modelar tudo isso numa ferramenta de BI e disponibilizar estas informações em tempo real, na palma de sua mão. Ainda oferecem também a análise mensal das informações caso a empresa deseje este serviço.

A P1P possui 15 anos de experiência em Gestão Estratégica e Empresarial e há 4 anos mergulhou no incrível universo da Business Intelligence, especializando-se na ferramenta Power BI da Microsoft, já tendo atendido a vários clientes nos mais variados segmentos, com feedback extremamente positivo de seus clientes. 

O Power BI é uma ferramenta de análise de negócios que fornece visualizações interativas com recursos de autoatendimento, de fácil aplicabilidade, criando painéis gráficos e relatórios dinâmicos, sem depender de equipe de tecnologia da informação ou dos administradores de banco de dados, economizando tempo e aumentando a velocidade na tomada de decisão, tudo na palma da mão e em tempo real, permitindo que a ação seja rápida e precisa.

Veja alguns exemplos de Painéis de Controle já executados pela P1P, todos com dados fictícios:

Indicador de Analise de Vendas

Análise de Comportamento de Compra de Clientes

Análise de Vendas de Produtos Relacionados

Análise de Lucro por Grupo de Produtos

 

 

 

diretoria
14 setembro, 2020