Skip to main content

CFO: como ele pode transformar sua empresa!

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
06 maio, 2015
CFO: como ele pode transformar sua empresa!

O aumento voraz da competitividade, a diferenciação cada vez menor entre produtos e serviços (padronização), bem como a necessidade permanente de reduzir custos para se manter vivo no segmento, são alguns fatores que explicam porque o papel do Diretor Financeiro (ou como é mais comum encontrarmos na terminologia corporativa, Chief Financial Officer – CFO) vem sofrendo uma profunda transformação ao longo dos anos e as empresas. Absorva essa nova realidade e não deixe sua empresa parar no tempo! Aprenda, nas próximas linhas por que esse novo perfil de executivo pode promover inovações nos negócios da sua empresa!

Read More

 

O CFO do passado
Nas décadas passadas, o Diretor Financeiro era o guardião do caixa da empresa, o profissional responsável pelo gerenciamento do budget da companhia. Controle de demonstrativos de resultados, aprovação de balanços patrimoniais e monitoramento de fluxo de caixa estavam entre as atribuições desse antigo gestor, muito mais vinculado, portanto, a tarefas meramente operacionais do que ao core business da organização.

O novo Diretor Financeiro: o homem do suporte estratégico, à destra do CEO!
A utilização da informação como vantagem concorrencial, a adoção em massa de ferramentas automatizadas de gestão (indispensáveis nos dias de hoje), tais como Business Intelligence, ERPs e gerenciamento de arquivos em nuvem, além de uso intenso de softwares de redução de custos, mensuração de desempenho e elaboração de estratégias corporativas, são alguns elementos que tornaram ainda mais agressiva a disputa por espaço no mercado e, por conseqüência, remodelaram o paradigma acerca das funções do Diretor Financeiro em diversas empresas de médio e grande porte. Nos dias de hoje, esse profissional tem, gradualmente, se distanciado da responsabilidade pela fiscalização de balanços, a fim de centrar-se no desenvolvimento de estratégias mais nucleares na empresa, contribuindo diretamente na tomada de decisões, ao lado do CEO.

Pesquisa da IBM confirma a nova tendência!
Quem comprova essa nova orientação é a IBM Business Consulting Services, a qual revelou, através de um recente estudo feito com 450 executivos de finanças, oriundos de 35 países, que 68% dos Chefes do Setor de Finanças têm como foco a melhoria da percepção do acionista em relação à empresa. Além disso, a maior parte dos executivos ouvidos pela consultoria informou querer reduzir de 50% a 34% o tempo gasto em ações puramente financeiras, o que os deixaria com maior disponibilidade para dedicar-se a atividades mais ligadas à missão e visão institucional da companhia.

Como o novo CFO pode ajudar a impulsionar seus negócios?
O conhecimento profundo sobre as limitações orçamentárias e sobre o controle sobre o fluxo de caixa da empresa, aliado a uma visão estratégica e apurada sobre os alvos institucionais da organização, de forma ampla, fazem com que esse profissional possa ser de grande valia no na tomada de decisões da companhia. Para isso, evidentemente, é indispensável que esse gestor tenha domínio pleno das ferramentas automatizadas de gerenciamento e saiba utilizá-la em sua máxima capacidade, a fim de agregar valor ao negócio, por meio do monitoramento de riscos, avaliações de performance e análise de cenários. Em um cenário econômico de intensa ebulição, abrir mão de sistemas automatizados de gestão empresarial é um verdadeiro desatino e o CFO deve ser capaz de potencializar essas tecnologias a favor de sua companhia. Conheça algumas das mais modernas soluções corporativas do mercado através de https://falcora.com.br/!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber como aplicar tudo isso ao contexto de sua empresa? Escreva para nós!

diretoria
06 maio, 2015