Skip to main content

Como a Economia de Rede pode diminuir custos?

Como a Economia de Rede pode diminuir custos?

A redução de custos é uma meta geral entre as empresas. Afinal, a melhor forma de fazer o seu negócio crescer é cortar gastos desnecessários, ampliando a margem de lucro do produto final. Para isto, contudo, toda a cadeia de suprimentos deve estar envolvida e focada neste mesmo objetivo, incluindo também parceiros e fornecedores que fazem parte do processo.

O resultado disso é a Economia de Rede. Entenda melhor o conceito e como sua aplicabilidade diminui custos em sua empresa:

 

Read More

 

O que é Economia de Rede?

O conceito de Economia de Rede diz respeito à conexão em tempo real de todas as áreas da empresa envolvidas em determinado processo, bem como os fornecedores e parceiros relacionados a ele. Com isto, o trabalho se torna mais colaborativo, rápido, efetivo e econômico. Isto facilita o relacionamento entre os públicos envolvidos, aumentando a eficiência em gestão mesmo com o crescimento acelerado da quantidade de empresas participantes do processo.

Devido aos resultados gerados, este conceito tem ganhado cada vez mais força, se tornando uma realidade no dia a dia das empresas.

Se ainda não ficou claro como a Economia de Rede contribui para melhorar a cadeia de suprimentos e como sua utilização contribui para a redução de custos em sua empresa, não se preocupe. Selecionamos os principais pontos em que esta rede de negócios atua, a fim de alcançar os objetivos propostos:

Maior controle dos processos de alta complexidade

Quanto maior a cadeia de suprimentos e mais fornecedores ou parceiros ela contém, mais complexos ficam os processos. A Economia em Rede atua, então, como facilitador, já que utiliza da tecnologia em tempo real para conectar cada parte deles de imediato. Isto, por sua vez, garante um maior controle em relação ao desempenho destas partes e do todo, o que auxilia no corte de vínculos com vendedores que apresentam resultados aquém dos esperados.

Facilidade em conectar as partes envolvidas no processo

Com toda a cadeia de suprimentos integrada e conectada, é possível melhorar a comunicação e o relacionamento entre as partes. Isto, por sua vez, provê um maior poder de barganha, possibilitando a redução de custos com compras, suprimentos e logística, por exemplo.

Melhor acompanhamento, análise e controle de custos em todo o processo

Quando você integra a sua cadeia de suprimentos, torna-se mais fácil analisar e gerir os custos gerados por todo o processo. Isto porque você terá fácil acesso aos valores pagos a cada um dos fornecedores e parceiros, bem como as transações realizadas junto a eles, o que permite um gerenciamento mais eficiente e maior controle dos custos.

Apesar de ainda ser novo, é importante que você comece a se familiarizar com este conceito e até mesmo aplicá-lo em seu negócio. Este formato é uma tendência para os próximos anos devido a alta performance apresentada nas empresas que já o adotaram. Por isso, não perca tempo e saia à frente da concorrência para transformar estes benefícios em um diferencial competitivo para o seu negócio!

Caso ainda tenha restado dúvidas, aproveite os comentários abaixo para entrar em contato com a gente.  

b2ap3_thumbnail_modelo-empoderamento-muraldocoach2-01_20150210-132559_1.jpg

 

diretoria
09 fevereiro, 2015