Como administrar o atendimento ao cliente
Este módulo é essencial para empresas prestadoras de serviços, e também para empresas que vendem produtos e precisam gerenciar garantias de seus produtos, atenderem rapidamente a demanda de seus clientes.
Dentro do módulo de serviços, podemos destacar as funcionalidades de cartão de equipamento do cliente, contrato de serviço, base de conhecimento de soluções, além de uma gama de relatórios de serviços disponíveis. Na funcionalidade de cartão de equipamento do cliente, é possível, registrar todas as informações de um determinado produto vendido para um cliente específico.
Pensando no cenário de uma empresa que vende impressoras, porém também presta serviços de manutenção. Ao realizar uma venda para um cliente, o SAP Business One pode criar automaticamente um cartão de equipamento para o cliente, neste contrato, a empresa poderá gerenciar todas as informações que ocorrerem com esse produto, como chamados de serviço, contratos de serviços vinculados, transações de estoque, entre outras.
O módulo de contrato de serviços é mais um destaque do SAP Business One, pois nele é possível criar contratos automáticos de garantia ou contratos avulsos. As formas de criação de contratos são bastante versáteis, você pode criar contratos de garantia um determinado produto ou contratos de atendimento geral de um determinado cliente, dessa forma você não fica engessado em um modelo específico. É possível criar também criar modelos de contrato, onde você pode indicar os horários de atendimento deste contrato.
Você pode ter por exemplo um modelo de contrato de dias úteis, com atendimento somente nestes dias e um modelo full-time com atendimento 24 horas, além da possibilidade de indicar se este contrato cobre somente serviço ou cobrirá peças e viagens. Dentro do módulo Chamado de Serviços é onde você gerencia os chamados dos clientes perante a sua empresa.
Em chamado de serviços é possível registrar o problema alegado pelo cliente, o tempo de atendimento, solução apresentada, incluir despesas de atendimento. O SAP B1 é totalmente aditável e rastreável, então você consegue apurar precisamente os tempos de atendimento em cada chamado. Para otimizar o atendimento ainda é possível buscar as soluções para problemas recorrentes dentro da base de conhecimento existente no SAP B1.
Os atendimentos técnicos podem ser inseridos através dos aplicativos mobile integrados ao SAP B1, ficando muito mais fácil o apontamento dos técnicos, que poderão realizar diretamente do cliente. Além de todos os recursos acima citados, o SAP B1 ainda possui uma enorme gama de relatórios para visualizar como estão os serviços da sua empresa. Com todos esses recursos, o módulo de serviços do SAP Business One se mostra como uma excelente escolha para que sua empresa possa gerenciar melhor os serviços prestados.