Skip to main content

Como automatizar a integração bancária e beneficiar sua empresa?

diretoria
21 maio, 2018
Como automatizar a integração bancária e beneficiar sua empresa?

Conciliar informações nem sempre é uma tarefa fácil. Muitas vezes, é necessário buscar os dados em de fontes diversas e verificar se elas batem nos mínimos detalhes. Nos processos feitos dentro das empresas não é muito diferente, principalmente quando o assunto é na área financeira. Por isso a importância de investir em um processo que faça a integração bancária.

Por meio dela, a tecnologia faz a maior parte do trabalho, após as configurações terem sido feitas. Você pode conferir, neste artigo, as maiores vantagens para realizar a integração bancária, além da sua importância. Confira!

O que é integração bancária?

Esse processo une e concilia as informações da cadeia de suprimentos, no que diz respeito aos pagamentos e recebimentos, de forma simplificada. Assim, por exemplo, se você precisa pagar mensalmente pelos insumos adquiridos todo dia 06, naquela data específica, um processo será rodado automaticamente e a conta será creditada no valor correto.

Isso ocorre porque há a comunicação, a partir dos dados disponíveis nas plataformas utilizadas na sua empresa, de que um pagamento precisa ser realizado. Manualmente, isso dá um trabalho que gasta tempo e recursos maiores do que se você optar por um software que operacionalize esse processo.

Qual a vantagem de realizar a integração bancária?

Ao implantar um processo para realizar a integração bancária, verificar e analisar a situação das finanças da empresa ficará mais rápido. Isso porque a ação passa a rodar de maneira ágil, já que se torna automática. A partir do momento em que se identifica uma necessidade de pagamento, ele é feito e confirmado, consolidando a conciliação.

Imagine quantas conciliações são feitas dentro do seu negócio. Agora pense em quão prático fica se você automatizar a integração bancária, com tudo ocorrendo com a menor intervenção de sua equipe? Isso gera tempo para que as pessoas se dediquem às atividades mais críticas, como acompanhar os resultados e pensar planos de ações estratégicos para crescimento do negócio.

Essa possibilidade de visualizar o todo — ter uma visão sistêmica — já destaca a organização como inteligente em seu meio. Isso tudo devido à melhora na qualidade das informações de cunho estratégico, a integração dos diversos atores da cadeia de suprimentos e a mitigação dos riscos e das falhas que podem ocorrer quando os lançamentos são feitos manualmente.

Qual a importância de utilizar softwares específicos?

Excel pode ser um bom companheiro, mas só até que o volume de informações do seu negócio não seja elevado. Porém, se a sua perspectiva é crescer, uma consequência clara é que o número de integrações bancárias também vai aumentar. Aí está a importância de investir em sistemas específicos que se adequem a sua realidade.

A implementação de um único software que possibilite a personalização a partir de módulos, que sejam realmente utilizados dentro da sua empresa, já diminui o desgaste manual ou que obrigue os responsáveis a trabalhar com muitas telas e abas de planilhas abertas ao mesmo tempo.

Atualmente, a integração bancária feita por softwares é segura porque o caminho entre o remetente e o destinatário é todo criptografado. Não precisa entender muito de tecnologia para saber que a criptografia nada mais é do que uma senha que só é decodificada por quem sabe o seu significado.

Se você precisa otimizar os custos e o tempo de execução das tarefas financeiras, a integração bancária é a chave para crescer os seus resultados. Ela funciona como uma solução completa que facilita a operacionalização das contas, sejam elas títulos, boletos, extratos ou multas.

Se este artigo foi útil, compartilhe em suas redes sociais estas informações com outros profissionais que também precisam fazer conciliações bancárias!

 

 

diretoria
21 maio, 2018