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Como conhecer mais os seus clientes e gerar novas vendas?

Com a mudança do perfil dos consumidores, que passaram a ser ainda mais exigentes, as técnicas de abordagem comercial também precisam passar por uma reformulação. Elas devem atender as expectativas dos clientes de maneira mais assertiva, e o meio mais eficiente para isso, hoje, é conhecer as necessidades das pessoas. Só assim você poderá oferecer as soluções certas.

Veja, em nosso post de hoje, um passo a passo de como conhecer melhor os seus clientes e gerar novas vendas. Preparado? Então vamos lá:

Mantenha um diálogo aberto com o seu cliente

Estabeleça um meio de comunicação para o seu cliente se expressar. Além de você permitir o estreitamento da relação entre ele e a sua empresa, essa ferramenta contribuirá para o conhecimento de quais são os reais anseios e necessidades dessas pessoas.

Para isso, disponibilize um canal on-line (chat, e-mail, perfil em redes sociais etc.) ou off-line (ligações telefônicas, por exemplo) e colete as informações pertinentes. Essa será a base para você desenvolver as soluções que integrarão os seus produtos e serviços.

Descubra por que o cliente compra com você

Por que o seu cliente prefere comprar com você em vez de negociar com os seus concorrentes? Se você conseguir responder essa pergunta, descobrirá um ou mais diferencias competitivos para a sua empresa se destacar no mercado.

Pergunte isso a ele, compare com as práticas utilizadas pela concorrência e desenvolva esse potencial para você gerar novas vendas. Assim você poderá desenvolver o seu negócio sustentavelmente.

Solicite feedbacks aos clientes

A pesquisa de opinião pode indicar o nível de satisfação dos seus clientes e ainda abrir portas para receber sugestões de melhorias para o negócio. Estimule os seus consumidores a falarem o que eles pensam e sentem em relação a empresa e dê abertura para sugerirem ideias.

Nesse momento, o cliente expressa o que realmente gostaria e espera da sua organização. Você pode se surpreender com as dicas gratuitas que receberá para tornar o seu negócio ainda mais lucrativo!

Verifique o histórico de compras

Os dados registrados em compras passadas também podem dizer muito sobre os seus clientes. Descubra quais são os seus hábitos de compra analisando:

  • Qual é o período eles compram mais;
  • Qual é o valor do ticket médio (valor total das vendas de um período ÷ quantidade de vendas realizadas);
  • Quais são as formas de pagamento mais utilizadas;
  • Quais são os produtos mais procurados.

Desenvolva, a partir dos dados obtidos, promoções exclusivas para cada perfil. E acredite: essa estratégia poderá alavancar as vendas de uma forma surpreendente.

Utilize um sistema de gerenciamento

Sem um software de gerenciamento de dados, todas essas informações podem ficar perdidas e nunca serem descobertas. A gestão eficiente de um negócio depende inteiramente da estrutura que você constrói baseada em um bom software. E esse programa deve ser capaz de armazenar os dados e administrá-los de forma inteligente.

Todas essas dicas, aplicadas em conjunto com uma ferramenta de software de gestão, darão a você os detalhes mais importantes para o desenvolvimento de estratégias arrasadoras.

E você, o que faz para gerar novas vendas para o seu negócio? Conte para a gente. Deixe um comentário!

 

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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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