fbpx

Entenda como fazer uma gestão de estoque eficiente para sua empresa

Muitas empresas deixam de dar a devida atenção ao controle de estoque e acabam ficando com produtos encalhados, vencidos ou em excesso. Tudo isso faz com que a empresa sofra perdas financeiras significativas, que podem ser evitadas aplicando-se uma ferramenta de gestão de estoque eficiente.

Lembre-se que as mercadorias que estão no estoque são dinheiro convertido em materiais! E a sua empresa arca, ainda, com os custos de armazenagem deste material. Percebeu a grande importância do seu estoque? Então, fique atento às nossas dicas para tornar eficiente a gestão de estoque da sua empresa.

Utilize um software profissional

Um software do tipo ERP é imprescindível para profissionalizar a gestão de estoque e todos os processos da sua organização. Com esta ferramenta, é possível saber em tempo real:

  • Quantos e quais produtos existem em estoque e quanto valem;
  • Quais produtos estão encalhados;
  • Quais produtos vendem mais;
  • Quais produtos geram maior lucratividade.

Padronize o cadastro de produtos

Padronizar o cadastro de produtos evita que um produto seja duplicado com descrições e códigos diferentes, o que é um fator de descontrole. Mantenha os dados em ordem e organizados para não haver falhas.

Tenha um estoquista qualificado

Selecione um estoquista de confiança, organizado, detalhista, bem treinado e, de preferência, que tenha experiência prática. Este profissional é quem colabora para a exatidão dos controles de entrada e saída de estoque, acompanha o vencimento dos produtos e dá alertas para evitar perdas e, sobretudo, ajuda a evitar desvios de mercadorias.

Faça inventários

Para iniciar o controle de estoque, realize um inventário para saber a quantidade que possui armazenada de cada produto. Registre tudo isso em uma planilha ou um sistema ERP e faça a contabilização destes dados. Uma vez estabelecido o controle de estoque, faça inventários rotativos e inventário anual.

Com estas informações, você poderá detectar quebras de estoque e falhas nas operações de controle, conhecerá o valor dos materiais estocados e poderá estruturar estratégias para melhorar a gestão de estoque.

Invista certo

Com um controle de estoque estruturado, é possível saber quais produtos não vendem ou vendem pouco. Assim, você pode fazer uma promoção para desovar estes produtos encalhados e utilizar o dinheiro destas vendas para investir nos produtos certos que vendem muito e têm boa margem de lucro.

Analise a cobertura de estoque

Ao dividir o saldo de um produto pela demanda diária de consumo, ficamos cientes do prazo de cobertura de estoque, ou seja, quantos dias o estoque de cada produto irá durar.

Com base nisto, é possível melhorar o processo de compras, evitando novas compras de produtos que estão com cobertura excessiva ou a ocorrência de desabastecimento dos produtos que estão com cobertura deficitária.

A gestão de estoque eficiente é resultado de uma série de atitudes encadeadas que dependem apenas da sua decisão. Essas atitudes geram ganhos efetivos no controle da movimentação das mercadorias, na melhoria do processo de compras e na consciência sobre o real valor dos estoques e seu peso na gestão financeira do negócio.

Gostou das nossas dicas sobre gestão de estoque eficiente? Que tal continuar se mantendo bem informado? Assine nossa newsletter!

controle de estoque


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: