Como fortalecer seu negócio, mesmo em tempos de crise!
O senso comum diz que quando a palavra crise surge nos noticiários é hora de se resignar e saber que a empresa estará mais fraca. Porém, o que todas as empresas que alcançaram sucesso no longo prazo têm em comum é saber que a crise econômica, independente de sua magnitude, pode ser uma ótima oportunidade para se fortalecer.
Os momentos de tormenta na economia obrigam os empresários a reverem suas prioridades e, se souber olhar com atenção, podem apresentar ótimas oportunidades de negócios.
Veja como você pode fortalecer o seu negócio mesmo em tempos de crise:
Melhore o planejamento de custos
Quando a situação econômica geral está favorável, é comum que as empresas apresentem bons resultados mesmo quando estão cultivando hábitos ruins. Se, no fim das contas, os números estão bons, gastos desnecessários e gargalos de recursos se enraízam, sem que o empresário se dê conta de que poderia ter uma empresa bem mais enxuta. Na crise, isso não é mais possível.
É uma excelente oportunidade para investigar quais são as despesas que realmente são necessárias para o bom funcionamento do negócio. Seja criterioso com toda a saída de dinheiro do caixa e entenda os custos de cada um dos seus processos. Caso a despesa seja supérflua, não hesite em cortar. Também é o momento de renegociar com fornecedores e parceiros, buscando opções mais baratas que não diminuam a qualidade de seus produtos e serviços.
Cuidado com o corte de pessoal!
Corte de custos não significa, necessariamente, corte de pessoal. Assim que a crise bate à porta, é muito comum que empresários se apressem em demitir funcionários, para rapidamente reduzir os custos. O problema é que, diferentemente dos gastos supérfluos, o corte de pessoas pode ter um impacto bastante negativo no longo prazo, principalmente quando a crise passar.
Seja muito criterioso antes de demitir um funcionário em um período de turbulência, pois isso pode dificultar o crescimento de sua empresa quando a crise passar. Corte apenas em casos extremos ou quando perceber que a função desempenhada por determinada pessoa não impacta na qualidade do que sua empresa oferece.
Invista na otimização dos processos!
Assim como os gastos desnecessários, é comum que processos ruins se enraízem nas empresas durante os momentos favoráveis. O período de crise é a melhor hora para rever esses processos, torná-los mais baratos, eficientes e integrados com todas as rotinas da empresa.
Um bom sistema de gestão ajudará a identificar quais rotinas são pouco eficientes e em que fases da cadeia pode estar havendo retrabalho. Processos integrados e enxutos poupam tempo, consomem menos dinheiro e levam a resultados melhores.
Busque novas frentes de mercado!
A crise também é um ótimo momento para buscar novas frentes de mercado e diferentes potenciais na sua empresa. Não é preciso, necessariamente, investir na criação de um novo produto ou serviço. Talvez baste procurar, por exemplo, clientes numa classe social que não esteja sendo tão afetada pela turbulência econômica.
É hora de buscar novos prospects e estudar muito o mercado. Quando o período ruim da economia passar, esta poderá ser a base para sua empresa crescer além da situação pré-crise.
Como vimos, a crise não pode ser desculpa para deixar de investir no fortalecimento das bases da sua empresa. Na verdade, este é o momento mais importante de fazê-lo. Além de ajudar a sobreviver ao momento ruim da economia, o rigoroso fortalecimento da empresa auxiliará no seu crescimento futuro. Para um bom empresário, a crise pode ser uma grande oportunidade.
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