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Como funciona o CRM do SAP Business One

O CRM e a aquisição de novos clientes é muito importante para o sucesso de um negócio, mas maximizar relacionamentos com os clientes antigos é igualmente crucial. O SAP Business One fornece as ferramentas para ajudá-lo a gerir de forma eficiente todo o processo de vendas e o ciclo de vida do cliente, desde o contato inicial até a venda final, passando pelo atendimento, pós-venda e suporte.

Sua funcionalidade integrada oferece uma visão completa dos clientes atuais e potenciais para que você possa compreender e atender às suas necessidades. Como resultado, você pode transformar clientes potenciais em clientes reais, aumentar as vendas e a rentabilidade e melhorar a satisfação do seu consumidor.

Então, tem interesse em conhecer mais sobre o CRM do SAP Business One? Continue acompanhando o texto e entenda melhor as suas funcionalidades, benefícios e demais informações essenciais. Boa leitura!

O que é o CRM do SAP Business One?

Primeiramente, é indispensável saber em que consiste o CRM do SAP Business One. Então, saiba que se trata de uma gestão de relacionamento com o cliente, ou Customer Relationship Management, a nomenclatura original no inglês. 

Esse tipo de gestão de relacionamento possibilita que a comunicação com o público de uma empresa ocorra de modo integrado. A partir disso, é possível, de maneira mais otimizada, controlar o funil de vendas, gerir oportunidades de vendas, verificar métricas, entre outros. 

Nesse sentido, saiba que o CRM oferecido pelo SAP Business One é uma das melhores opções do mercado. Ao longo do artigo, você conseguirá entender melhor as razões por trás disso. 

No entanto, já adiantamos que a gestão de relacionamento do SAP Business One é 100% integrada e conta com inúmeras funcionalidades que tornam o gerenciamento mais flexível para todos os membros de uma empresa responsáveis por tais funções.

Quais são as funcionalidades do CRM do SAP One Business?

O CRM do SAP One Business conta com diversas funcionalidades para otimizar o relacionamento com os clientes de uma empresa. Acompanhe cada uma delas a seguir!

CRM para Finanças

Essa funcionalidade possibilita que todos os setores de finanças de uma empresa sejam integrados. É o caso dos relatórios financeiros, do orçamento etc. Essa visão abrangente do negócio deixa a gestão um passo à frente da concorrência que não tem essa possibilidade.

Afinal, não podemos negar que o setor de finanças é o coração de qualquer negócio. Se houver algum problema com ele, naturalmente, as demais áreas serão afetadas de algum modo. No entanto, em muitos casos, os colaboradores não conseguem ter uma total noção das contas a pagar e a receber.

Consequentemente, é possível que gastem mais do que recebem, investindo em aspectos não prioritários para o momento, por exemplo. Todo esse contexto negativo pode ser contornado com o auxílio do CRM para Finanças, que monta um desenho gráfico e fornece todas as informações essenciais desse setor para sua empresa.

CRM para Vendas

Como está tudo integrado, você vai conseguir medir as oportunidades de negócio sinalizadas no CRM. Com o CRM do SAP Business One, é possível coordenar as vendas em fases e o funil de vendas. Além disso, em cada oportunidade, organizar diversas tarefas, como ligações, reuniões, demonstrações etc.

Além de mensurar o valor da oportunidade, integra o processo a cotação de vendas, bem como a definição de prioridades e da probabilidade de fechamentos. Com isso, o Sales Manager visualiza todas as possibilidades no funil de vendas, por executivo de contas, e consegue mensurar de forma mais eficaz as oportunidades no pipeline do mês.

Integrado ao aplicativo móvel para celulares e tablets, os vendedores poderão fazer suas atividades de onde estiverem, sem precisar estar de frente para um computador. Tudo isso ocorre por meio dos aplicativos que estão disponíveis para Android e Apple, sem custo adicional para o cliente que tem licença de usuário SAP.

Naturalmente, quando o cliente fecha uma venda, as informações de produtos, serviços, preços e formas de pagamento, bem como de tudo que foi lançado, são aproveitadas, transformando-se em pedidos de venda e servindo para as próximas etapas de emissão de nota fiscal e de faturamento.

Se você precisa estabelecer um processo de autorização, saiba que, com o SAP Business One, é possível disparar um alerta solicitando uma autorização ao Sales Manager ou a qualquer outro responsável pelo processo. Assim, após autorizar a venda, ela é encaminhada para o faturamento.

Certamente, ao integrar as operações de gestão de vendas ao ERP, você terá economia de tempo e redução significativa de necessidades de integrações ou lançamentos em mais de um sistema.

Confira alguns pontos de destaque:

  • gestão de vendas e oportunidade: monitore as oportunidades e as atividades desde o primeiro contato até o fechamento do negócio;
  • gestão de campanha de marketing: crie, gerencie e analise as atividades de marketing;
  • gestão de clientes: armazene todos os dados críticos de clientes em um único lugar, sincronize e gerencie contatos de clientes armazenados no Microsoft Outlook;
  • gestão de serviços: gerencie contratos de garantia e serviço de forma eficiente, registre e responda a chamadas de serviço rapidamente;
  • relatórios e análises: crie relatórios detalhados sobre todos os aspectos do processo de vendas, inclusive previsão de vendas e monitoramento do canal de produção, usando modelos de economia de tempo;
  • mobilidade de sua equipe de vendas: gerencie suas informações de vendas durante a mudança com o aplicativo móvel SAP Business One Sales.

CRM para relacionamento com clientes e pós-vendas

O SAP Business One é um sistema integrado, assim, ele não é modular. Dessa forma, todas as funções acima listadas podem ser utilizadas para a área de vendas na base, recompras e SAC, dando suporte e trazendo a satisfação do cliente.

É possível, por exemplo, organizar a sua base de clientes por determinada classificação (tipo de cliente), configurar processos de alertas e ligações de relacionamento para eles e deixar tudo registrado no sistema — quem não tem uma ferramenta integrada como essa, certamente, já se viu em uma situação de não saber o que foi conversado ou negociado com o cliente quando um determinado colaborador sai de férias ou da empresa.

Além disso, você pode gerenciar os processos de chamados, suporte ou assistência técnica, bem como definir tarefas e um SLA para respostas às demandas de seus clientes na base. Ainda, é possível gerenciar as pendências, consultar a base de dados de solução de problemas e registrar atividades e tarefas de suporte ao cliente.

CRM para Marketing

Digamos que a sua empresa tenha os melhores produtos e serviços do mercado em diversos aspectos, por exemplo, o custo-benefício. No entanto, ainda assim ela lucra menos e tem uma rede de clientes menor do que a do concorrente, que é inferior à sua corporação. Como você explicaria esse fato?

Possivelmente, o marketing investido na concorrência é muito mais eficaz. Como consequência, a visibilidade e o engajamento dos clientes e dos colaboradores tende a ser bem maior. Diante disso, fica nítido que negligenciar o marketing não beneficia em nada sua empresa.

Por esse motivo, saiba que o CRM para Marketing contribui para a criação e a gestão de campanhas de marketing para clientes. Logo, é possível potencializar os resultados nesse setor e conquistar um maior número de consumidores.

Outro ponto positivo desse investimento é a otimização dos serviços e suportes da empresa. Isto é, torna-se mais fácil fazer relatórios dos serviços oferecidos no atendimento ao cliente. Isso envolve o volume de demandas, a duração de cada uma delas etc. 

Ter essas respostas organizadas e facilmente encontradas ajuda a desenvolver as ações necessárias para otimizar os serviços e manter o feedback dos clientes cada vez mais positivo. 

CRM para Gestão de Produção

A produção e o planejamento das operações empresariais são algumas das etapas essenciais para o bom andamento da corporação. Ao contar com o CRM do SAP Business One para Gestão de Produção, isso é facilitado. 

Afinal, é possível integrar uma lista com os materiais necessários para aquisição, analisar o andamento do orçamento e a receita, verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado, entre outros. Ao ter esse maior controle das operações empresariais, é viável ter mais equilíbrio na oferta e na demanda, nas necessidades de produção, nos níveis de estoque e em outras questões essenciais.

CRM para Mobilidade

Conseguir obter as informações a respeito do seu negócio quando e onde você deseja é um benefício cada vez mais valorizado. Isso ficou nítido com a pandemia da Covid-19, em que o distanciamento físico foi uma das principais recomendações para a contenção do vírus. Logo, muitos colaboradores precisaram — e ainda precisam — se afastar do trabalho presencial e ir para o modelo home office.

Nesse cenário, a falta de integração das informações do negócio dificulta o gerenciamento das demandas no trabalho remoto. No entanto, é possível ter acesso, compartilhar e editar as atividades da corporação por meio de tecnologias móveis. É o caso do SAP Business One, disponível no Ipad e no Iphone. Dessa forma, remotamente, um colaborador consegue criar pedidos de vendas, cotação de tickets etc.

CRM para Compras

As compras da sua corporação também precisam ser gerenciadas de forma adequada para garantir que tudo ocorra dentro do orçamento e que o estoque seja reposto como se deve. Por esse motivo, a integração das informações, com o auxílio do CRM para Compras, é essencial.

Nesse sentido, saiba que o CRM para Compras do SAP Business One ajuda no gerenciamento do ciclo de vida completo do ciclo passivo, na ordem da compra, no cálculo do custo e na entrada de mercadorias. 

CRM para Inventário

Esse é outro gerenciamento essencial para o melhor andamento do negócio. Assim, saiba que o CRM do SAP Business One contribui para monitorar os níveis de estoque, a gestão de armazéns, a logística etc.

Então, conseguiu entender mais sobre o CRM do SAP Business One? É importante reforçar que esse recurso contribui para que sua empresa se mantenha atualizada com as demandas e necessidades do mercado. Caso contrário, ela facilmente será ultrapassada pela concorrência e se tornará obsoleta para os clientes.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre essas e outras funcionalidades do CRM do SAP Business One? Deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto! Se restou alguma dúvida, aproveite também para tirá-la!

 

 

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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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