Skip to main content

Como migrar o SAP Business One SQL para o Hana

11 dezembro, 2021
Se por acaso você num momento de decisão de migração do Banco de Dados SQL para o HANA do SAP Business One, esse artigo pode ser útil para você. A migração para o banco de dados Hana é algo inevitável, a própria SAP tem priorizado as novas funcionalidades do produto somente para usuários do Hana. A versão SQL ainda é comercializada, e entendemos que não vai terminar tão cedo. Entretanto essas novas implementações, principalmente no que se diz respeito a KPI’s, Business Intelligence e informações em tempo real, ainda mais úteis para clientes que processam grandes volumes de dados, o Hana é a melhor opção. Nesse artigo descrevemos um macro cronograma para ajudar você nesse processo de migração. A sugestão de dias de trabalho, depende muito da complexidade do projeto, mas acredito que sirva de referencia para você. Vamos lá:

Preparação Técnica do ambiente

1 – Assinatura de um servidor Hana de homologação. Procure um parceiro de Cloud Computing que faça a hospedagem e o gerenciamento de uma infra estrutura Hana. *Adquirir servidores Hana pode ser uma opção para empresas maiores. Seus custos partem de R$ 50.000 de aquisição de hardware fora os serviços, por isso se você não tem uma estrutura grande, sugiro a locação do ambiente. (Nos prestamos aqui esse serviço para clientes, fale conosco!) 2 – Licenças SAP e Addons para os testes. Peça não só ao seu parceiro SAP quanto aos fornecedores de soluções complementares, uma licença demonstração para homologação do ambiente. *A ideia aqui é deixar todo o ambiente pronto para que seja feita a primeira fase da migração, os testes…

Serviços para 1 Base de Dados

1 – Instalação do Servidor Hana com as licenças e Addon’s  …….Prazo : 3 dias 2 – Integrações. Se você possui alguma aplicação que se conecta com o SAP Business One SQL é hora de preparar ela para conversar com o banco de dados Hana. (Não são muitas mudanças, mas isso toma tempo, por isso deve ser homologado nessa primeira fase. …….Prazo: 3 dias 3 – Primeiro Teste de migração do SQL para Hana; Nesse dia vamos rodar a aplicação que migra os dados do SAP b1 SQL para o Hana, no final dessa fase os dados vão estar populados no SAP B1 Hana. ……Prazo: X dias 4 – Validação dos processos implementados com um usuário chave de cada departamento …….Prazo: X dias 5 – Relatório de conclusão da homologação …….Prazo 1 dia Cumprida essa etapa podemos seguir para fase 2 do projeto.

Projeto de Migração do HANA na FASE 02

Preparação Técnica do ambiente

1 – Servidor Hana para os demais usuários (Todas as empresas) Vamos aproveitar todo o ambiente de homologação para agora preparar o ambiente definitivo. *Esse servidor vai aumentar na medida que foram adicionando novos usuários e novas conexões. 2 – Licenças SAP e Addons  Solicitar todas as licenças adicionais demo, sem custo para o cliente, até a migração definitiva.

Migração definitiva

1 – Extensão da Instalação do Servidor Hana de homologação para Todos usuários, e Bases de Dados com as licenças e Addon’s  2 – Validação, se houver, das aplicações integradas ao SAP Business One 3 – Migração definitiva Base de Dados do SQL para Hana 4 – Instalação das query e relatórios para Hana identificadas na fase 01 5 – Acompanhamento com os usuários 6 – Go-live. 7 – Acompanhamento Pós-Golive Esse é o macro cronograma de atividades do projeto, partindo dele você pode personalizar sua migração. Precisando de uma ajuda com isso, considere contar conosco. Um grande Abraço.