Skip to main content

Como um ERP pode beneficiar a gestão fiscal da empresa?

diretoria
07 dezembro, 2015
Como um ERP pode beneficiar a gestão fiscal da empresa?

É notório que o sistema tributário brasileiro é um complexo emaranhado de impostos e tributos que, se não houver um intensivo cuidado, poderão criar problemas sérios para uma empresa.

Especialmente depois que o governo brasileiro instituiu que todos os registros de livros fiscais, transmissão de dados fiscais e tributários devem ser digitais, assim como possibilitou a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Muitas empresas tiveram que adquirir soluções em informática para poder lidar com essa nova realidade. Tornou-se necessário otimizar e priorizar uma gestão fiscal de meio eletrônico.

E uma gestão fiscal tem muito a ganhar com uma implementação conjunta de Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, também conhecido pela sigla ERP (Enterprise Resource Planning). Veja, no post de hoje, como um ERP pode beneficiar a gestão fiscal da empresa!

O que é um ERP

Em resumo, um ERP é um software que tem como principal função integrar os sistemas da empresa, para otimizar o gerenciamento de dados, recursos e processos, acompanhando e avaliando as cadeias de produção e a execução de projetos ou serviços.

As vantagens de um ERP

A utilização de um ERP garante muitas facilidades na hora de lidar com a gestão fiscal. Vejamos quais:

Centralização de dados

Centraliza os dados cadastrais de fornecedores, clientes, compras e movimentações financeiras. Isso cria um banco de dados integrado de fácil consulta, que permite relatórios fiscais mais acurados e rápidos em relação as transações realizadas.

Automatização de cálculos

Automatiza os cálculos fiscais de alíquotas que incidem sobre cada um dos pontos das cadeias de produção da empresa. Isso permite uma visualização melhor dos gastos tributários e uma compreensão mais amplas de como essa incidência afeta cada setor e segmento empresarial.

Velocidade na emissão

Emissão imediata de notas fiscais eletrônicas já nos atos das transações de compra, venda ou devolução, com respectiva anotação no sistema para os relatórios de gestão fiscal. Isso otimiza o trabalho pela automação dos processos e aumenta a produtividade final da empresa.

Verificação rápida de estoques

Baixa imediata nos estoques nas vendas e verificação do inventário, para saber se há falta ou excesso de produto. Isso permite uma gestão fiscal mais responsável com as aquisições e custos de armazenamento.

Acuidade e facilidade de apuração

Imediata anotação correta nos livros fiscais digitais integrados do sistema dos movimentos de entrada e saída da empresa. Assim, com as informações integradas, todas as transações que movimentam valores já são devidamente registradas, o que facilita a apuração final do balanço fiscal do fim de cada exercício.

Aumento da segurança

Maior segurança e controle fiscal pela constante atualização dos dados de todos os setores da empresa. Isso permite verificações mais rápidas e localizar potenciais problemas fiscais antes que eles ocorram.

Melhor integração e automação

Diminuição de riscos pela integração e automação dos processos de gestão empresarial. Isso quer dizer que, com um sistema integrado, é possível amenizar as chances de falhas nos sistemas ou de potenciais falhas humanas. O processo ocorre de maneira automática.

O uso de um ERP facilita muito a gestão fiscal de uma empresa, ao tornar os processos automatizados, verificáveis, imediatos, seguros e controlados. Com isso, a empresa poderá aumentar sua segurança de dados, otimizar o trabalho e conseguir fazer uma gestão fiscal que possa também se traduzir, posteriormente, em um planejamento tributário.

E você, precisa melhorar sua gestão fiscal? Achou o ERP uma boa ideia para sua empresa? Deixe seu comentário!

 

diretoria
07 dezembro, 2015