fbpx
comunicação bancária para SAP Business One

Comunicação Bancária com o SAP Business One

O pagamento em boleto bancário é um método de pagamento brasileiro muito popular entre empresas (B2B), mas também muito utilizado em empresas B2C, para consumidores que ou não possuem cartão de crédito ou apenas preferem a segurança de pagamentos em boletos.

Para melhor administrar seus recebíveis em boleto adicionamos um ADD-on no SAP Business One  que entre outras coisas simplifica o processo de emissão, baixa e comunicação com o sistema dos principais bancos no Brasil.

Como funciona a emissão, baixa e conciliação das vendas em Boleto Bancário no SAP Business One?

A partir da instalação desse plug-in, você ativa a funcionalidade de boletos no SAP Business One. Nesse momento várias funcionalidades são ativadas como:

  • Emissão de boleto automático a partir do momento da emissão da nota fiscal;
  • Emissão do boleto bancário a partir do lançamento do pedido de vendas;
  • Emissão de boleto Bancário em Lote para você gerar de uma só vez uma remessa para o banco ou para você mesmo imprimir todos os boletos;

A partir desse momento da emissão existem duas maneira de mandar a notificação para os bancos sobre essa emissão:

  1. A primeira opção é carregar de maneira manual um arquivo gerado no SAP Business One e fazer upload no site do banco para que o mesmo reconheça os boletos pagos e nos informe também os que não foram pagos. (A partir disso é possível fazer as instruções de protesto e cobrança de juros por exemplo)
  2. A outra maneira é utilizar uma VAN (VAN é uma rede privada que permite que empresas troquem informações de forma segura. No caso da VAN Bancária, a troca ocorre entre os bancos e os clientes.) Desta maneira não preciso fazer a atualização manual, entrando e saindo do internetbank para fazer download e upload das informações dos Boletos.

Independente da sua maneira de atualização do sistema, utilizando ou não uma VAN, com esse plug-in o sistema vai dar como recebido os títulos pagos e deixar em aberto os títulos não pagos. Nos podemos nesse momento configurar o SAP Business One para que gere uma atividade de cobrança para alguém no financeiro fazer contato com o cliente. Com isso seu processo fica enxuto, automatizado e integrado.

Como fazer a conciliação dos recebíveis das vendas em Cartão de Crédito ou Débito?

Para fazer a conciliação das vendas utilizando cartão de crédito ou débito, é preciso primeiramente que seu PDV (ponto de venda) esteja conectado ao TEF (Transferência eletrônica de fundos) para que as vendas sejam identificadas com o numero de autorização fornecidos pelas operadoras. Sem isso, você até pode digitar esse numero na venda manualmente, quando você usa POS e não TEF, mas acaba deixando isso a cargo de uma pessoa, e pode haver erros de digitação.

Quando você utiliza o TEF através de empresas homologadas como a PAYGO ou a Software Express elas ja nos fornecem o meio necessário para capturar as informações dos recebimentos previstos, e nos permitem que seja feita a conciliação dessa informação.

Com isso você vai ter a certeza de quais vendas foram ou não pagas, e melhor gerenciar os recebíveis junto as suas operadoras.

Como fazer a conciliação automática dos extratos bancários no SAP Business One?

Esse mesmo plug-in de conexão bancário que adicionamos ao SAP Business One também permite que você faça a conciliação dos extratos bancários com o sistema. Com isso o sistema já identifica no extrato os pagamentos e os recebimentos feitos via boleto bancário, também sinaliza para você as possíveis conciliações (Compromissos no contas a pagar e contas a receber, não feitos via boleto, que por valor e proximidade de vencimento parecem que são conciliáveis, basta sua confirmação ou não) Além disso, as tarifas e outras despesas já são integradas bastando apenas você confirmar o tipo de despesa ou receita.

A conexão do SAP Business One com o banco também pode ser feita de forma automatizada através do uso da VAN (Value Added Network ou Rede de Valor Agregado) ou através de upload e download de arquivo do extrato.

Como fazer pagamentos no SAP Business One e transmitir para os Bancos?

O pagamento de títulos de concessionárias, impostos, ou fornecedores podem ser automatizado com o mesmo plugg-in de integração bancária. Nele você seleciona os títulos que vai fazer os pagamentos no sistema, que automaticamente é cadastro esses compromissos para pagamento no banco. Basta você logar no internet banking, digitar sua senha e confirmar o pagamento. Simples assim, simplificando todo aquele processo de lançamento dos títulos no internet banking.

Dentro destas soluções ainda existem outras funcionalidade interessantes que foram desenvolvidas para facilitar o dia a dia de um profissional da área de finanças e que podem agregar bastante valor como: assistentes de pagamento, demonstração e simulação de fluxo de caixa e etc.

boleto bancário, cnab, conciliação bancária, Rede de Valor Agregado, SAP Business One, Value Added Network, van


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: