Skip to main content

Conheça mais 4 vantagens do cloud computing que você não tinha percebido ainda

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
28 outubro, 2014
Conheça mais 4 vantagens do cloud computing que você não tinha percebido ainda

Com o cloud computing, a rotina de milhares de empresas no mundo tem se tornado mais dinâmica e produtiva. Essa tecnologia não exige alto investimento e permite o acesso a inúmeros sistemas e arquivos, bastando uma conexão com a internet.

Mas além da praticidade e da maior segurança de dados, a computação na nuvem traz diversos outros benefícios que nem sempre percebemos e que pode afetar muito positivamente os lucros de sua empresa.

Quer saber quais são essas vantagens? Então confira a seguir!

Read More

 

Libera espaço físico

Antes do cloud computing, quanto mais sua empresa crescia, mais hardwares eram necessários para dar conta de todos os processos e dados. Isso envolvia custos não só com equipamentos e manutenções, mas também com espaço físico, que teria de ser cada vez maior para comportar toda a infraestrutura de servidores.

Hoje, porém, não existe mais essa necessidade, pois toda estrutura de seus sistemas está na nuvem e, mesmo que sua empresa cresça muito rápido, você nunca precisará ampliar o seu espaço físico apenas para armazenar dados.

Pense em como isso pode ser útil para o seu negócio à medida que libera salas e ambientes para outras finalidades. Você pode utilizar esse espaço físico, agora desocupado, para ter mais salas de trabalho, aumentar sua equipe e até criar espaços de lazer para funcionários. Em outras palavras, você terá mais espaço para investir na qualidade interna de sua empresa!

Contribui para o meio ambiente

Vivemos em uma época em que todas as atenções estão voltadas para a sustentabilidade. E, sendo a TI um dos setores que mais consomem energia e emitem carbono, é fundamental que encontremos formas de contornar essa situação para contribuir para a preservação do meio ambiente.

O cloud computing pode cooperar muito com esse aspecto. Para começar, a computação na nuvem permite compartilhar documentos na web com mais rapidez e facilidade. Ou seja, gasta-se menos com impressões.

Mas não é só isso. Quando se tem uma infraestrutura virtual compartilhada, pode-se atender a diversas empresas simultaneamente, sem a necessidade de inúmeros hardwares para cada uma. Empresas podem abrir mão de equipamentos antigos que requerem maior potência — maior energia para refrigeração e manutenção da infraestrutura.

Diminui as despesas

Data centers consomem muita energia elétrica, aumentando as despesas da empresa e consequentemente, encarecendo os serviços.

Investir em cloud computing é possível utilizar máquinas virtuais, ou seja, em uma máquina podem rodar várias outras, com diferentes sistemas operacionais (Windows, Linux, Mac OS).

Desse modo, diminui-se o número de servidores necessários para armazenar a mesma quantidade de dados. Sua empresa economiza nos gastos com servidores e também na energia elétrica.

Libera o time de TI para desenvolver novas soluções

Em uma infraestrutura tradicional de servidores, sua equipe precisaria despender tempo diariamente para atualizações, manutenções, backups e controles de segurança. Porém, utilizando cloud computing, todos esses processos são feitos remotamente e são de responsabilidade do fornecedor desse serviço.

Assim, seus funcionários de TI não perdem tempo com tarefas operacionais, ficando livres para pensar e desenvolver soluções inovadoras que gerem lucro para sua empresa. A computação na nuvem permite que seu negócio foque mais em estratégias de crescimento do que em manutenção de serviços. Essa é uma característica que beneficia muito pequenas e médias empresas, pois permitem que elas tenham possibilidade de crescimento como os grandes negócios.

E aí, o que falta para sua empresa investir nessa tecnologia e expandir seus negócios? Compartilhe com a gente sua opinião e continue acompanhando o blog!

diretoria
28 outubro, 2014