Skip to main content

Conheça os principais truques para um controle de estoque eficiente

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
14 setembro, 2015
Conheça os principais truques para um controle de estoque eficiente

Um controle de estoque eficiente ajuda a garantir que o capital de giro será bem empregado, a produtividade será melhorada e os índices de perdas e avarias serão reduzidos — ou até mesmo eliminados!

No artigo de hoje vamos falar sobre alguns truques de controle de estoque que ajudarão a melhorar a gestão e a aprimorar os seus resultados. Acompanhe:

Organize os itens no estoque

Organizar os itens por categoria e por frequência de saída é essencial para fazer um controle de estoque eficiente. Dessa forma, os produtos que pertencem a uma mesma categoria e a categorias semelhantes devem estar localizados próximos, assim como os itens que possuem maior saída devem estar mais próximos da área de expedição e do chão (mais fáceis de serem alcançados) .

Controle todas as movimentações

Todas as movimentações realizadas no estoque — entradas e saídas — devem ser controladas e registradas. Com isso, a administração possui mais dados para evitar furos ou controlar extravios no estoque.

Fazendo essa supervisão, também é possível enviar as informações de saídas para o setor de compras, contribuindo para que elas sejam realizadas evitando o excesso ou a falta de algum produto.

Faça inventários periódicos

Os inventários periódicos são importantes, pois permitem um controle maior e ajuda a evitar discrepâncias entre o estoque físico e o estoque informado no sistema.

Além disso, o gestor possui mais informações sobre os possíveis problemas e quais são suas principais causas, o que contribui para que ações mais eficientes sejam tomadas.

Mantenha a comunicação fluida

Para que o controle de estoque seja ainda mais eficaz, um dos pontos importantes é manter a comunicação fluida com os setores de vendas e compras.

O setor de vendas pode fornecer informações precisas sobre a demanda dos produtos, enquanto o setor de compras necessita de informações a respeito do giro do estoque para fazer as aquisições de uma maneira mais eficaz .

Utilize um software de gestão

Um sistema de gestão auxilia no controle de estoque, automatizando a administração de entradas, de saídas e dos inventários dos materiais. Com umprograma adequado, a comunicação é sempre constante, atualizada e em tempo real. Assim, a empresa ganha em produtividade, confiabilidade e redução de erros e retrabalhos.

Ter um controle de estoque eficaz é importante para que as demandas dos clientes sejam atendidas, os custos sejam otimizados e a equipe consiga obter melhores índices de produtividade — o que faz com que os processos relacionados a essa área sejam aprimorados, de uma maneira geral.

Outro ponto importante a se destacar é a questão da saúde financeira da empresa, que pode ser seriamente comprometida caso a gestão não seja eficaz, uma vez que o capital de giro empregado para a compra de estoques representa uma boa parte do capital total da organização.

Agora nos conte através dos comentários: o que achou desse artigo? O controle de estoque em sua empresa é planejado ou o setor ainda age apenas sob a demanda de outras áreas? Compartilhe as suas experiências e opiniões conosco e participe da conversa!

 

diretoria
14 setembro, 2015