Skip to main content

Dados Podem se Transformar em Resultados: Integre ERP e BI

diretoria
14 julho, 2014
Dados Podem se Transformar em Resultados: Integre ERP e BI

Falar sobre a importância de informações para o processo gerencial de empresas não é assunto novo. Há muito tempo se sabe que dados completos sobre o mercado e sobre as operações de cada departamento em uma companhia são fundamentais para a análise e melhoria dos negócios. No entanto, o que é novidade são as tecnologias que surgem para otimizar e qualificar esse processo, garantindo melhores resultados para seu empreendimento.

Read More

 

Hoje, entende-se que não basta apenas ter dados, é preciso conseguir interpretar essas informações com máximo de agilidade e acerto. Desse modo, os dados se transformam em informações relevantes para o negócio e auxiliam o processo de tomada de decisão. Por esse motivo, a integração do Enterprise Resource Planning (ERP) com o Business Intelligence (BI) tem ganhado cada vez mais espaço nas empresas. Essa solução tem trazido inúmeras vantagens para o crescimento organizacional, mostrando-se um importante diferencial competitivo.

  • Integração de ERP com BI para dados relevantes
  • Empresas que investem nessa integração alcançam mais resultados positivos
  • Acesso às informações estratégicas
  • Análises em tempo real

Os sistemas para planejamento de recursos empresariais centralizam em um único local os dados de todas as operações do seu negócio, desde a demanda do cliente até o retorno financeiro. Dessa forma, há uma melhoria nos processos, diminuindo retrabalho e possibilitando a consulta de dados importantes para o negócio.

Contudo, os softwares de ERP não fornecem uma análise das informações ali inseridas, apenas otimizam o processo de inserção e recuperação de dados. Para melhorar esse aspecto e agregar mais valor ao sistema empresarial, surgiu o Business Intelligence. Essa tecnologia trabalha juntamente com o ERP, ordenando e aproveitando todos os dados gerados por seu empreendimento.

O BI é um sistema completo, que recupera os dados de seu ERP, analisa-os, confere a validade das informações sobre o mercado, além de verificar eventos econômicos e políticos que podem afetar seu negócio. Com isso, o sistema gera informações extremamente úteis para a tomada de decisões gerenciais e a criação de estratégias de marketing eficientes.

Com o Business Intelligence aliado ao seu ERP, você não acumula um monte de informações isoladas, mas obtém a análise integrada delas. Por essa razão, é possível ter uma visão geral sobre seu empreendimento, de maneira muito mais concreta e precisa. Tomar decisões baseadas nesse tipo de informação minimiza enormemente a chance de erros administrativos e permite que você invista na implementação de determinadas ferramentas gerenciais, tendo maior certeza de retorno.

Essa análise eficiente de dados também fornece conhecimento estratégico do mercado para sua empresa. Você tem acesso a informações sobre as preferências dos clientes, ações da concorrência e seus resultados, bem como acompanha os novos negócios que surgem no mercado. Dessa maneira, você antecipa as tendências do seu público-alvo, tem melhores insights pra criação de campanhas de marketing, responde mais rapidamente a investidas da concorrência e pode melhorar suas práticas de negócio. Assim, utilizar o Business Intelligence é fundamental para aumentar sua taxa de retenção e fidelização de clientes.

Outra vantagem de investir nessa tecnologia é que toda a análise de dados é feita em tempo real. Ou seja, você consegue melhorar seus processos e alcançar o público-alvo em muito menos tempo, ganhando um diferencial competitivo importantíssimo para o sucesso do seu negócio. Quanto mais rápido você receber informações relevantes sobre o mercado, mais ágeis serão suas respostas e menor será o risco de você ser ultrapassado pela concorrência.

Uma solução que integre BI com ERP permite que você tenha melhores resultados tanto nas práticas gerenciais do negócio quanto nas suas investidas junto ao mercado. Com informações relevantes, você melhora o conhecimento que tem da organização e de cada um dos seus setores, podendo tomar decisões inteligentes e eficazes com o máximo de rapidez. Dessa forma, cada equipe da empresa tem acesso a dados atualizados e úteis, gerando uma colaboração mais qualificada dos funcionários e, consequentemente, promovendo o crescimento de seu negócio.

O que você achou dessa solução para sua empresa? Compartilhe sua opinião conosco e, se você tem alguma dúvida sobre a integração de BI com ERP, escreva nos comentários para que possamos lhe responder!

diretoria
14 julho, 2014