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Data storytelling: conte histórias com os dados da sua empresa

Um recurso que tem sido amplamente utilizado nos Estados Unidos é o data storytelling, que pode ser resumido simplesmente em contar histórias com dados com foco nos funcionários de uma empresa. Esses dados seriam relevantes para o seu público-alvo e, para que funcionem de maneira efetiva, é preciso que estejam contextualizados para tornar o conteúdo relevante — e, principalmente, marcante.

Esse é um processo resultante da análise de dados feita dentro da empresa. Pode-se dizer, então, que odata storytelling também é definido como histórias com base analítica. São narrativas que acabam transformando os dados em algo muito mais relevante do que aparentemente são.

Especialistas afirmam que essa maneira de contar histórias e criar conteúdos é crucial para o sucesso de uma empresa. Mas isso ainda não é tão praticado por um simples fato: poucos o fazem da maneira correta. Você saberá que está fazendo da maneira certa quando sua audiência fizer a conexão emocional e racional em situações que eles normalmente não teriam interesse — nesse caso, eles devem se sentir inspirados e engajados.

Já entendeu o que é data storytelling? Estão veja abaixo como você pode fazê-lo:

Encontre uma narrativa atraente

Antes de qualquer coisa, é preciso ter em mente qual é a sua audiência e o que ela considera interessante. Por estar competindo pelo tempo do leitor, você deve encontrar a estrutura de narrativa que mais vai te ajudar a saber se você realmente possui uma história para contar.

Contextualize todos os dados

Para que os dados se transformem em informação e conhecimento, eles devem estar inseridos em um contexto que os tornem relevantes. E em um cenário de excessiva informação, você deve saber aplicá-los para que seus leitores se sintam impactados. Pense nos assuntos que a sua marca pode abordar a partir dos dados coletados.

Adote estratégias inteligentes

Criar e contar histórias é uma maneira antiga e eficiente de mostrar a experiência humana — e elas garantidamente deixam uma marca na cabeça das pessoas. Mas, para garantir que isso aconteça, é importante tomar alguns cuidados, como trabalhar com dados visuais. Os infográficos, por exemplo, tornam a análise e a compreensão dos dados mais fáceis.

Apresente todos os dados relevantes

Mesmo que você acredite ser o melhor a se fazer para ganhar a confiança do público-alvo, não seja seletivo. Excluir dados específicos só porque você acredita não fazer diferença ou que provavelmente vão gerar uma reação diferente da esperada devem estar presente no seu data storytelling, afinal, eles fazem parte da história do seu negócio.

E então, você já está convencido da importância do data storytelling? Pois saiba que os benefícios dessa estratégia, quando bem feita, são inúmeros: você mostra, por meio do seu conteúdo, possibilidades de mudança e passa uma imagem positiva em apresentações. O resultado disso é uma conexão mais profunda com a sua audiência.

Gostou do nosso post de hoje? Ainda tem alguma dúvida sobre como usar ou quais são os efeitos dodata storytelling no mundo dos negócios? Então deixe a sua opinião ou questão em nosso campo de comentários!

 

 

 


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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