Skip to main content

4 Dicas para garantir a produtividade da sua equipe de vendas:

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
14 abril, 2014
4 Dicas para garantir a produtividade da sua equipe de vendas:

O lucro de uma empresa é diretamente relacionado aos custos de execução e ao montante de vendas – ou seja, quanto a sua empresa gasta para operar e quanto ela vende. Para garantir e ampliar lucros, diversas questões devem ser levadas em consideração como a otimização de processos, medidas para redução de tempo de execução de tarefas e de mão de obra, além de produtos e serviços de qualidade, bem como a elaboração de estratégias de marketing.

Com o acompanhamento financeiro e produtivo é possível identificar fontes de desperdícios, investimentos desnecessários e processos que necessitam de otimização. Tudo isso contribui para deixar a “casa em ordem”, poupando recursos ou reduzindo os custos de operação. Já para ampliar a receita, é necessário buscar formas de automatizar ao máximo o processo de vendas, bem como utilizar de alguns métodos para garantir a produtividade da equipe.

Quer saber como fazer isso? Separamos algumas dicas para que você consiga melhorar o rendimento de seu time de vendas em prol de resultados mais lucrativos. Confira:

 

Read More

 

Invista em treinamentos

Uma equipe de vendas capacitada sabe lidar melhor com o questionamento dos potencias consumidores e dos que já fazem parte da sua clientela. Além disso, prover o acesso ao conhecimento para os funcionários é reconhecido como uma prática de incentivo.

Desenvolva treinamentos internos que abordem os argumentos de vendas, o relacionamento com o cliente, táticas de persuasão e até mesmo questões técnicas do produto ou serviço ofertado. Em algumas situações, vale também buscar cursos no mercado, propiciando ao vendedor um conhecimento maior e uma visão mais ampla de táticas de vendas, que contribuirão com a inovação, o aumento da produtividade da equipe e até mesmo das vendas.

Defina metas

Você apenas conseguirá acompanhar a produtividade de sua equipe e, consequentemente, encontrar soluções para ampliá-la diante a um acompanhamento contínuo dos processos e resultados. Para isso, a definição de metas torna-se fundamental.

Com os objetivos estipulados, defina as metas para que seu time de vendas consiga alcançá-lo, bem como as estratégias para chegar ao resultado estimado. Esteja atento na definição para não priorizar ou burocratizar em excesso a rotina, além de certificar-se de que as metas definidas são palpáveis à realidade dos seus investimentos, recursos humanos, tecnológicos e até mesmo de mercado.  

Estabeleça uma política de incentivos e comissões

Motivação é a palavra-chave para gerar produtividade. Uma das formas mais comuns e eficientes para trabalhá-la em sua equipe de vendas é estabelecer uma política de incentivos e comissões.

Os incentivos não precisam vir necessariamente em dinheiro e devem ser providos através da meritocracia. Defina avaliações periódicas alinhadas às metas definidas. A cada conquista obtida, conforme a política estabelecida, contemple os vendedores de sua equipe com algum benefício. Eles podem ser diversos, como convites para eventos, passeios, viagens, eletrônicos, enfim, o que considerar mais próximo à realidade financeira de sua empresa. Vale também sondar junto ao time que tipo de premiação geraria maior impacto na produtividade!

Já as comissões devem vir, além da remuneração sobre as vendas realizadas, conforme a performance individual e conjunta. Um exemplo é definir o percentual a ser recebido pelas vendas realizadas e, caso as metas sejam superadas, premiá-los com uma bonificação extra ou o aumento da porcentagem sobre elas.  

Conte com um software para otimizar tarefas de rotina

O mercado oferece softwares diversos que contribuem com o aumento da produtividade da equipe de vendas de sua empresa. Para encontrar a solução informatizada ideal, deve-se levar em consideração o segmento de atuação (varejo, indústria, serviço, atacado, dentre outros), o tipo de negócio (B2B ou B2C), bem como o processo de vendas de sua empresa.

Para vendas B2B, por exemplo, onde os vendedores realizam grande parte do trabalho em escritório, com negociações realizadas por e-mail, telefone e algumas reuniões, ter um software CRM (Customer Relationship Management) contribui bastante. Ele auxiliará a sua equipe a organizar informações valiosas para definir uma estratégia de vendas, sejam elas novas, up sells ou cross sells. Além disso, o histórico de negociações poderá apontá-lo um caminho certeiro para conquistar o cliente e efetivar a venda.

Já para o varejo, um ERP (Enterprise Resource Planning) que conte com um módulo para PDV (ponto de venda) reduz bastante o tempo de execução de tarefas, além de prover um maior controle sobre a produtividade individual e coletiva dos vendedores. Em um supermercado, por exemplo, o resultado é a redução de filas, devido à otimização do tempo de atendimento, já que o sistema realizará cálculos mais rápidos e precisos – vantagem também para a minimização de falhas.

Outros diversos benefícios são providos através de soluções integradas. O melhor é que todas estas vantagens garantem o aumento da produtividade de sua equipe. Nesse caso, o melhor a fazer é identificar os pontos que precisam ser trabalhados para facilitar a rotina de seus vendedores.

Você já utiliza alguma das dicas indicadas para garantir a produtividade de sua equipe de vendas? Conhece alguma outra? Compartilhe-a conosco através dos comentários!

 

diretoria
14 abril, 2014