fbpx
Skip to main content
Categorias:
05 janeiro, 2024

6 diferenciais competitivos do SAP Business One para empresas em crescimento

05 janeiro, 2024
Aumentar os diferenciais competitivos está entre as principais preocupações dos gestores. Fazer isso em uma empresa em crescimento é um verdadeiro desafio, pois nesse momento é preciso profissionalizar a gestão e garantir a escalabilidade dos processos, sem atrapalhar a ampliação dos negócios. Uma solução que une a capacidade de administrar tarefas com a aquisição de vantagem mercadológica é o ERP SAP Business One. Veja neste artigo como o software pode ajudar e quais os motivos que o tornam ideal para sua empresa!

Como funciona o SAP Business One?

O ERP SAP Business One é utilizado para centralizar a gestão das rotinas de negócio. Ele faz isso sistematizando, ordenando, padronizando e automatizando os processos operacionais, bem como integrando e organizando os departamentos da empresa, de forma a:
  • coletar, tratar e consolidar todos dados em tempo real;
  • criar um fluxo contínuo de trabalho;
  • unificar o acompanhamento do desempenho organizacional e profissional;
  • entender e otimizar as operações;
  • desenvolver uma comunicação mais eficiente;
  • garantir a precisão e segurança das informações.

Por que é amplamente utilizado?

Esse ERP se diferencia de outros softwares do tipo por suas características como segurança da informação, amplo uso, capacidade robusta, alto nível de personalização e escalabilidade. Sendo essa última o principal dos diferenciais competitivos para empresas em expansão, uma vez que atende a necessidade de adaptação constante durante o crescimento. Nesse sentido, a demanda pela reestruturação de processos, quando um negócio está em ampliação, é suprida por essa tecnologia, que suporta e organiza as operações, profissionalizando a gestão, aumentando a produtividade e melhorando a tomada de decisão.

Quais são os principais diferenciais competitivos do SAP Business One para empresas em crescimento?

O SAP Business One apresenta-se como uma solução que atende a diversas necessidades que empresas em expansão têm, como garantir a continuidade do desenvolvimento sem perder qualidade em sua administração. A seguir, veja os principais diferenciais desse ERP para organizações que passam por esse momento.

1. Otimização e controle

Ao organizar os processos e padronizá-los, é possível otimizar tempo e custos da operação. Com isso, ações desnecessárias são eliminadas e tarefas passam a ser realizadas rapidamente e com qualidade, apresentando resultados melhores. Além disso, diminui-se a quantidade de retrabalho, tornando a equipe mais produtiva. Devido ao entendimento completo dos processos empresariais, oportunidades se tornam visíveis e são aproveitadas. Em razão da criação de um fluxo de trabalho contínuo e automatizado, no qual as informações são geradas e permanecem no sistema, evitam-se falhas.

2. Flexibilidade e mobilidade

A personalização e a integração são características da programação do SAP Business One que o tornam adaptável. Elas permitem atender a diversos modelos de negócios, de ramos e tamanhos variados, sem engessar seus processos em um modelo pré-estruturado e genérico. Customizar o software também é uma vantagem no atual cenário de transformação digital, com constantes e dinâmicas mudanças no modo de trabalhar. Aliada a isso, a mobilidade de estar em nuvem contribui para modificações ágeis.

3. Interação e colaboração

Ainda falando sobre integração, porém com uma abordagem diferente, a da interação dos profissionais no ambiente de trabalho, outras vantagens surgem. Essa capacidade da ferramenta facilita o alinhamento entre colegas, proporcionando uma colaboração próxima e objetiva entre eles. Da mesma forma, não há um afastamento dos objetivos da empresa. O sistema ajuda a manter uma linha homogênea de atuação, inibe o isolamento dos departamentos e propicia a percepção de cada atividade no conjunto a que pertence. Em pequenos negócios, isso é fundamental para evitar problemas causados pela falta de uniformidade entre procedimentos e diretrizes. Nesse sentido, em grandes empresas, impede o afastamento devido à complexidade que organizações desse tamanho apresentam.

4. Agilidade e produtividade

A capacidade de resposta de uma empresa é um dos principais diferenciais competitivos para a sua manutenção em um mercado dinâmico. Adaptar-se às demandas dos clientes, reagir a situações negativas, resolver problemas e tomar decisões depende de estar um passo à frente. A agilidade nesses momentos começa pelos processos internos. Eles são acelerados, com as otimizações que a solução de ERP gera nas operações, aumentando a produtividade. Essa tecnologia também ajuda a processar dados com rapidez, disponibilizando informações imediatamente.

5. Segurança e confiabilidade

Não basta ter os dados rapidamente, é preciso confiar neles para decidir. O SAP Business One oferece garantias de confiabilidade, assim como de segurança. Primeiro, permite a rastreabilidade das informações e auditorias externas que atestem isso. Segundo, protege clientes, fornecedores, funcionários e a própria empresa, tanto sob o prisma legal quanto sob o estratégico, mantendo o sigilo delas.

6. Assertividade e comunicação

A tecnologia analítica do SAP Business One, somada às características já citadas, como integração e criação de um fluxo contínuo, impacta positivamente a comunicação interna. Isso oportuniza o recebimento da informação certa no momento certo, sem distorções ou atrasos, e proporciona um aumento na assertividade das decisões tomadas.

Quais os recursos SAP Business One são fundamentais para empresas em crescimento?

Já está bem claro que o SAP Business One apresenta vários diferenciais competitivos para empresas em crescimento. Muitos deles têm origem nos recursos desse sistema, que são fundamentais para negócios em expansão, principalmente:
  • gestão e administração: o acompanhamento completo e em tempo real de dados ou processos é útil durante a expansão para controle da transição, permitindo que aconteça de maneira ordenada, sem que a empresa se descontrole e cometa erros;
  • gerenciamento de projetos e recursos: o momento de crescimento pressupõe novas proporções às necessidades e novas frentes de ação, criando a necessidade de ter o auxílio da tecnologia para gerir recursos e projetos;
  • contabilidade e finanças: outra área que se não for acompanhada pode sair de controle, devido ao rápido crescimento do negócio, causando sérios problemas, é a financeira e contábil. Para isso, a ferramenta conta com um módulo voltado para esse setor;
  • integração: a continuidade dos fluxos de trabalho não pode depender só do acompanhamento do gestor, que com o aumento do negócio não consegue mais controlar tudo sem ajuda. A integração é o primeiro passo para mudar isso;
  • customização: o medo de engessamento é um motivo de resistência ao uso de softwares ERPs que precisa ser superado em uma expansão, e isso acontece diante da capacidade de personalização no SAP Business One.