Skip to main content

Entenda como a comunicação é para o sucesso da sua empresa.

diretoria
17 fevereiro, 2014
Entenda como a comunicação é para o sucesso da sua empresa.

Eficiência no trabalho para o aumento da produtividade da equipe é o que busca toda empresa. Para isso, é necessário encontrar ferramentas que contribuam para a melhoria da comunicação e da execução das tarefas rotineiras entre os colaboradores. Dessa forma, contar com recursos tecnológicos é uma excelente opção. Dentre as ferramentas disponíveis no mercado você encontrará opções de comunicadores internos, aplicativos provedores de e-mail corporativo, agendas com recursos de integração e compartilhamento, dentre outros recursos que contribuem para a eficiência da comunicação em sua empresa.

Neste sentido, o gigante da internet, o Google, desenvolveu um serviço com foco na produtividade: o Google Apps. Não sabe do que se trata e como o aplicativo pode contribuir na eficiência da comunicação em sua empresa? Confira o que é e como o aplicativo pode auxiliar o seu negócio:

O que é o Google Apps

O Google Apps é um aplicativo que conta com um pacote de serviços que contribuem para a eficiência da comunicação em sua empresa. Com o uso de domínios próprios, você contará com o serviço de e-mail, agenda, comunicador interno, armazenagem de arquivos, criação de apresentações, documentos e gerenciamento de planilhas nas nuvens. Isso permite o compartilhamento de trabalho entre você e sua equipe de forma integrada, independentemente da localização geográfica de cada um deles.  

Recursos oferecidos pelo serviço

O pacote de serviços do Google Apps reúne diversos serviços disponíveis pela empresa, porém com possibilidades específicas para os negócios. Além da utilização do domínio de sua empresa, a facilidade em organizar e integrar os processos, tornando as informações mais acessíveis para toda a empresa. Veja a seguir as principais ferramentas do Google Apps:

Gmail for business

Uma das melhores interfaces de e-mail pode ser utilizada por todos os colaboradores de sua empresa com os recursos já conhecidos. Ele conta com suporte offline, o que permite acesso às informações mesmo quando não há uma conexão de internet estabelecida. Além disso, por ser um serviço de Cloud Computing, é possível enviar e receber e-mails de qualquer computador ou dispositivo móvel em qualquer filial, cidade, estado ou país, o que propicia uma comunicação mais eficiente para toda a sua empresa. Para isso, basta o gadget e uma conexão de dados.

Além disso, o serviço disponibiliza 30GB para armazenamento, com possibilidade de aumento, o que permite arquivar um volume maior de informações sem a necessidade de realizar um limpeza frequente para liberar espaço para novos dados.

Gtalk

Para minimizar custos com ligações em sua empresa, bem como melhorar a eficiência da comunicação entre os colaborados, fornecedores e até mesmo clientes, o Google Apps disponibiliza em seu serviço um comunicador interno: o Gtalk. Com ele é possível trocar mensagens em texto, voz e até mesmo vídeos, contribuindo para a realização de conferências e, assim, um contato de baixíssimo custo com todos os seus contatos que também utilizam a ferramenta, mesmo que não seja na versão para negócios.

Google Agenda         

Uma forma de aumentar a eficiência na comunicação e na produtividade de sua empresa é fazer o uso do recurso de agenda compartilhada. Com o Google Agenda é possível dividir com os demais colaboradores os horários disponíveis para possíveis contatos ou mesmo para utilização de algum recurso da empresa, como uma sala de reuniões, por exemplo.

Um outro benefício é a facilidade em organizar o seu dia a dia, inserindo contatos a serem feitos, reuniões ou tarefas a serem executadas. Tudo isso com direito a notificações de lembrete, seja com um e-mail em sua caixa de entrada, telefone ou em estilo “push”, quando a agenda é mantida aberta durante o expediente.

É possível criar calendários diversos, como uma agenda pessoal, restrigindo acessos e possibilitando colorações diferentes para uma percepção visual mais eficiente do seu dia, semana ou mês de atividades. Além disso, o aplicativo permite anexar documentos, enviar convites aos demais participantes de um evento, bem como a publicação da agenda no site da sua empresa, por exemplo.

Google Drive

Imagine uma central para acesso aos documentos necessário para a execução da rotina de trabalho que não dependa de um servidor local para armazenamento, estar na empresa ou em uma de suas filiais para acesso, além da possibilidade de compartilhamento com quem quer que seja e onde esteja. Esta é a melhor forma de definir o recurso e os benefícios do Google Drive.

Totalmente em Cloud Computing, o recurso permite um armazenamento de até 30GB de documentos, seja em vídeo, texto ou em qualquer outro formato, sem restrições de extensões. Além disso, é possível criar documentos em texto, planilhas e até mesmo apresentações com a ferramenta através do Google Docs, que é integrado ao Google Drive.  Você também pode compartilhar os arquivos criados com colegas de trabalho, cliente e fornecedores: excelente forma de otimizar o trabalho em equipe, mesmo que seus integrantes estejam em localidades diferentes.

A demanda é alta e precisa de mais espaço de armazenamento? O serviço permite! Este upgrade pode chegar a até 16 TB adicionais por usuário. Não é demais?

Com todos os benefícios oferecidos pelos diversos recursos do Google Apps, facilidade de acesso, qualidade da interface e possibilidade de integração, é inquestionável as vantagens da ferramenta para ampliar a eficiência em sua empresa. Quando o assunto é custo, a vantagem é maior ainda: em vez de pagar por diversos serviços isoladamente, com o Google Apps você tem tudo isso de um único fornecedor e com um investimento bastante acessível.

Sua empresa já conta com todos estes recursos para uma comunicação mais eficiente? Tem alguma dúvida sobre a utilização deles ou aquisição do serviço? Compartilhe conosco através dos comentários.

diretoria
17 fevereiro, 2014