fbpx

Entenda como produzir mais com uma gestão de tempo eficiente

Sempre representado como escasso e escorregadio, o tempo já serviu de inspiração para pinturas, como a famosa A persistência da Memória, de Salvador Dalí, e até de poemas, como na obra de Mario Quintana. Para o empresariado não é diferente e, por isso, é preciso saber gerenciar corretamente esse bem tão precioso. É por isso que, hoje, o termo “gestão do tempo” é cada vez mais popular.

Basicamente, a gestão do tempo é uma ação que envolve a otimização das atividades em busca da melhoria da produtividade sem que, para isso, seja necessário perder a qualidade. É uma forma de garantir o máximo da eficiência na organização, ou seja, fazer mais, com menos – no caso, realizar as atividades com menor dispêndio de energia e tempo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, trazemos nesse post alguns dos principais motivos para que você invista na gestão de tempo, bem como algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira!

Planejamento focado

“Não tenho tempo para planejar”. Essa é uma frase que jamais pode ser dita por um empreendedor. Acontece que, infelizmente, no meio da intensa rotina diária, muitos gestores a repetem com frequência. Embora, é claro, as atividades cotidianas sejam fundamentais, é preciso garantir uma organização mínima para que o empreendedor possa pausar a calcular os seus próximos passos.

Produtividade garantida

É claro que o maior benefício da gestão do tempo é o ganho em produtividade. Quando se consegue organizar os processos internos, as tarefas e os prazos, o empreendedor garante que todos os profissionais produzam mais e, no final das contas, quem ganha é a empresa. A gestão do tempo, portanto, é uma forma de ampliar o potencial do seu negócio.

Eficiência máxima

Eficiência nada mais é do que alocar recursos sem desperdícios ou a necessidade de retrabalho. Uma empresa eficiente, portanto, usa a fórmula fazer mais com menos para que o negócio se torne sustentável e, no futuro, possa planejar o crescimento diminuindo bastante a margem de riscos.

Tecnologia como aliada na gestão do tempo

É impossível falarmos em gestão do tempo sem mencionarmos o uso da tecnologia. Hoje, existe uma série de soluções que podem ajudar o empreendedor nessa tarefa. Sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning) são fundamentais, pois garantem a otimização de processos e o monitoramento de todo o negócio em tempo real e de qualquer lugar. Essa é uma ferramenta indispensável para as empresas que pretendem crescer de maneira ordenada.

Além disso, temos também a questão da gestão de processos. Afinal, quando todas as tarefas são bem alinhadas e coordenadas, a empresa consegue otimizar a utilização de recursos, evitando o fantasma do retrabalho. Desenhe o fluxograma contendo todas as atividades da empresa e busque pelos famosos gargalos, pontos que apresentam ineficiências, margens elevadas de erros ou gasto de tempo indesejado.

Tanto o ERP quanto a realização de um bom fluxograma são ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão de tempo!


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: