Skip to main content

Entenda como produzir mais com uma gestão de tempo eficiente

diretoria
05 agosto, 2016
Entenda como produzir mais com uma gestão de tempo eficiente

Sempre representado como escasso e escorregadio, o tempo já serviu de inspiração para pinturas, como a famosa A persistência da Memória, de Salvador Dalí, e até de poemas, como na obra de Mario Quintana. Para o empresariado não é diferente e, por isso, é preciso saber gerenciar corretamente esse bem tão precioso. É por isso que, hoje, o termo “gestão do tempo” é cada vez mais popular.

Basicamente, a gestão do tempo é uma ação que envolve a otimização das atividades em busca da melhoria da produtividade sem que, para isso, seja necessário perder a qualidade. É uma forma de garantir o máximo da eficiência na organização, ou seja, fazer mais, com menos – no caso, realizar as atividades com menor dispêndio de energia e tempo.

Para ajudá-lo nessa tarefa, trazemos nesse post alguns dos principais motivos para que você invista na gestão de tempo, bem como algumas dicas que podem ajudá-lo. Confira!

Planejamento focado

“Não tenho tempo para planejar”. Essa é uma frase que jamais pode ser dita por um empreendedor. Acontece que, infelizmente, no meio da intensa rotina diária, muitos gestores a repetem com frequência. Embora, é claro, as atividades cotidianas sejam fundamentais, é preciso garantir uma organização mínima para que o empreendedor possa pausar a calcular os seus próximos passos.

Produtividade garantida

É claro que o maior benefício da gestão do tempo é o ganho em produtividade. Quando se consegue organizar os processos internos, as tarefas e os prazos, o empreendedor garante que todos os profissionais produzam mais e, no final das contas, quem ganha é a empresa. A gestão do tempo, portanto, é uma forma de ampliar o potencial do seu negócio.

Eficiência máxima

Eficiência nada mais é do que alocar recursos sem desperdícios ou a necessidade de retrabalho. Uma empresa eficiente, portanto, usa a fórmula fazer mais com menos para que o negócio se torne sustentável e, no futuro, possa planejar o crescimento diminuindo bastante a margem de riscos.

Tecnologia como aliada na gestão do tempo

É impossível falarmos em gestão do tempo sem mencionarmos o uso da tecnologia. Hoje, existe uma série de soluções que podem ajudar o empreendedor nessa tarefa. Sistemas como o ERP (Enterprise Resource Planning) são fundamentais, pois garantem a otimização de processos e o monitoramento de todo o negócio em tempo real e de qualquer lugar. Essa é uma ferramenta indispensável para as empresas que pretendem crescer de maneira ordenada.

Além disso, temos também a questão da gestão de processos. Afinal, quando todas as tarefas são bem alinhadas e coordenadas, a empresa consegue otimizar a utilização de recursos, evitando o fantasma do retrabalho. Desenhe o fluxograma contendo todas as atividades da empresa e busque pelos famosos gargalos, pontos que apresentam ineficiências, margens elevadas de erros ou gasto de tempo indesejado.

Tanto o ERP quanto a realização de um bom fluxograma são ferramentas indispensáveis para otimizar a gestão de tempo!

diretoria
05 agosto, 2016