Skip to main content

Entenda os benefícios de uma consultoria em gestão de sistemas

Entenda os benefícios de uma consultoria em gestão de sistemas

A consultoria em gestão de sistemas é uma tendência que veio para ficar. Consiste em adotar novas tecnologias que automatizam processos e trazem melhores resultados para o negócio. Entretanto, escolher entre diversas opções e mudar a forma como o negócio é conduzido representa um desafio complexo quando não se tem muita experiência. Nesse caso, a consultoria pode dar as respostas necessárias.

Isso porque empresas que atuam nesse ramo ajudam outros negócios a organizarem seus sistemas e a escolherem as melhores soluções tecnológicas de acordo com suas necessidades. Além disso, elas auxiliam em todo o processo de implementação e adaptação do time com o novo formato de negócio. Dessa forma, a transição é feita mais rapidamente, bem como a chegada de resultados.

Pensando nisso, destaco neste conteúdo as principais informações sobre uma consultoria em gestão de sistemas e como ela pode ajudar a sua empresa. Confira!

Como funciona uma consultoria em gestão de sistemas?

Uma empresa de consultoria atua como um parceiro estratégico. Ela apoia na gestão como um todo, otimizando os resultados e fornecendo diagnósticos para otimizar os sistemas. Tudo isso leva a aumentar a produtividade e a eficiência na equipe.

Para isso, os consultores fazem um mapeamento do negócio, sistemas utilizados bem como problemas e necessidades que podem ser solucionadas para ter resultados superiores. A análise é holística, ou seja, feita em toda a empresa, trabalhando cada área com seus responsáveis.

Com essas informações, é possível apresentar um plano de melhorias em relação aos sistemas adotados pela empresa. Também serve para adotar orientar na adoção de uma plataforma ou software que integre essas diferentes soluções, coletando e transformando dados em inteligência. Não menos importante, a consultoria ajuda a implementar o conceito e ferramentas de gestão integrada em todo o negócio.

Assim sendo, ela também auxilia na implementação, personalização e adaptação do time ao novo sistema. Dessa forma, os colaboradores são instruídos sobre como lidar com as novas ferramentas, tirando assim maior proveito dela.

Quais os benefícios para quem contrata esse serviço?

Tenho certeza de que, a essa altura, você deve estar se perguntando o que você e sua empresa ganham com uma consultoria em gestão de sistemas. Sendo assim, vamos ver então o que seu negócio tem a ganhar ao contratá-la.

Escolha da melhor solução

O primeiro benefício de contratar uma consultoria em gestão de sistemas é auxiliar a escolher melhor a solução de automação e integração para a sua empresa. Para isso, ela se baseia em um estudo das reais necessidades do negócio, garantindo o melhor investimento para a corporação.

Acesso a profissionais qualificados

Outra vantagem é ter contato de profissionais altamente qualificados que ajudarão em todo o processo de mudança. Assim, a consultoria leva para a sua empresa as melhores tendências e práticas de gestão. Ao longo do processo, ela também dá dicas valiosas para melhorar os resultados do negócio como um todo.

Treinamento e preparo do time

As melhores consultorias também auxiliam no preparo do time e sua adaptação com o novo modelo de sistemas implementado. Dessa forma, ela presta o suporte necessário para que a equipe aprenda de forma mais rápida, extraindo o máximo da nova solução.

Melhor retorno sobre investimento

Por fim, com um processo de adaptação a um novo sistema conduzido por uma consultoria, a empresa se coloca em condições crescer com mais segurança. No final, o retorno sobre o investimento feito vem na forma do aumento na geração de valor, o que representa uma tremenda vantagem competitiva.

Por esses motivos, contratar uma consultoria em gestão de sistemas para auxiliar no processo de mudança dentro do negócio é a melhor estratégia ao aderir a um novo sistema. Além de reduzir o tempo de implementação, ela auxilia no processo de escolha do software e como aproveitar todos os recursos desses sistemas.

Como encontrar a melhor consultoria em gestão de sistemas?

Por ser um serviço altamente especializado, uma consultoria de apoio à implementação de sistemas precisa ser escolhida de forma bastante criteriosa. Por outro lado, não é todo dia que se contratam profissionais desse tipo. Como fazer para começar bem um processo decisório? Nesse sentido, considere as 4 dicas a seguir.

Faça uma pesquisa preliminar

Em plena Transformação Digital, não faz sentido começar uma pesquisa de mercado que não seja por uma busca no Google e em outros motores similares. Nessa etapa, procure listar o máximo de empresas que encontrar para só então começar o processo de triagem e seleção propriamente dito.

Analise a qualidade dos profissionais

Com uma lista extensa em mãos, é hora de passar as empresas selecionadas pela primeira “peneira”. Será a vez de avaliar a qualidade dos serviços prestados observando, principalmente, a credibilidade da empresa e o nível de satisfação dos clientes atendidos. Por isso, procure verificar se no site a consultoria mostra casos de sucesso, afinal, ninguém melhor que um parceiro de negócios bem servido para confirmar se o serviço é bom ou não.

Considere a reputação no mercado

Outra forma de avaliar a qualidade e a reputação da consultoria é verificar o tempo que ela tem atuando no mercado. Embora nada impeça uma empresa nova de prestar bons serviços, no segmento de consultoria a qualidade está diretamente ligada à experiência. Dica: a Falcora está no mercado desde 1986, prestando serviços desde a fase pré-implementação até o pós-venda e suporte em todos os softwares comercializados.

Avalie o investimento em inovação

Quando se trata de tecnologia, inovar significa tudo. Assim sendo, não deixe de analisar com cuidado se a consultoria a ser contratada sabe se reinventar. Lembre-se de que sistemas ERP podem se tornar obsoletos rapidamente então, quanto mais camaleônica for a empresa fornecedora, mais adequado ele será às suas necessidades.

Além disso, empresas pautadas pela inovação desenvolvem sistemas mais adaptáveis e suscetíveis a serem melhorados com o tempo. Dessa forma, sua empresa economiza ao prescindir de novos softwares, podendo apenas renovar o que já está sendo utilizado.

Para chegar a esse patamar, conte com a consultoria VIP da Falcora. Temos experiência de sobra e os especialistas mais capazes para prestar toda a consultoria em gestão de sistemas de que você precisa.

Entre em contato conosco e conheça mais de perto as soluções que desenvolvemos para o seu negócio decolar, com ou sem crise.

 

diretoria
10 maio, 2020