Entenda porque sua empresa precisa de um ERP
Você sabe porque o ERP é importante para a sua empresa?
Em qualquer organização, boa parte dos processos da empresa acontece por meio de ferramentas informatizadas. O problema é que, nem sempre, elas estão interligadas entre os setores. Trata-se de um esforço passível de erros, por isso, a atualização dos controles e a consolidação dos dados tornam-se uma tarefa recorrente.
Este tipo de problema se repete no financeiro, na gestão dos funcionários, nos pedidos dos clientes, no atendimento dos tickets de suporte e nos demais processos que ocorra uma transação a ser controlada ou registrada. Ou seja: em toda a empresa.
Esta dificuldade de integração causa um efeito chamado lock-in. Isso quer dizer que determinados conjuntos de dados ficam presos em seus respectivos setores, uma vez que transportá-los é demorado e ineficiente.
A indisponibilidade dos dados de maneira integrada é um grande problema para a gestão. Como relacionar, por exemplo, uma variação no preço da matéria prima ao custo final do produto? Ou indo ainda mais além, quanto isto vai impactar na margem de lucro? E, com uma margem diferente, como fica o capital disponível para investir em P&D? Aquele produto afetado continua viável?
Consolidar estes dados dá à empresa inteligência estratégica para reagir rapidamente às mudanças. É uma vantagem valiosa no mercado. Entretanto, requer trabalho minucioso e gera um grande custo, tornando-a pouco acessível.
É com este cenário em vista que conseguimos entender a importância dos ERPs. A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em português remete ao Sistema Integrado de Gestão Empresarial ou simplesmente Sistema de Gestão Empresarial. É um tipo de software de gestão – ou plataformas de software – que busca integrar, em um mesmo sistema, todos os dados e processos de uma organização.
Para entender como ele funciona na prática, vamos explicar como a dinâmica de uma empresa pode melhorar a partir da implantação do ERP.
Vamos do começo: como se desenvolveram os ERPs?
O ERP começou como uma extensão do MRP (Material Requirements Planning, ou, Planejamento de Necessidade de Materiais, em português). A maior diferença é que, enquanto o MRP é focado em indústrias, na consolidação de materiais e processos necessários para a fabricação de um produto, o ERP expande a aplicação deste conceito para toda a operação da empresa.
Inicialmente, até os anos 2000, os sistemas ERP eram focados em funções back-office, ou seja, no gerenciamento de estoque, tecnologias de fabricação, folhas de pagamento e relatórios contábeis. Já os sistemas mais atuais, chamados de ERP II, ou Enterprise Application Suite, são muito mais abrangentes e flexíveis, incluindo todo o front-office também: trabalho de relacionamento com o consumidor (CRM), pontos de venda, e commerce, e relações com fornecedores e parceiros.
Como saber se o ERP terá aderência ao meu negócio?
Basicamente, a aderência do ERP está relacionada ao nível de adaptação ao modelo de negócio da organização, bem como suas funções e processos operacionais que podem incluir os setores de marketing, vendas, compras, produção, serviços, logística, financeiro, contábil/fiscal, entre outras.
Para descobrir qual solução é a ideal para cada tipo de negócio é feita a análise de aderência. Normalmente realizada por um consultor especializado.
O consultor fará uma análise completa, mapeando os pontos fortes e fracos de sua empresa, bem como oportunidades e riscos. Ele também fará perguntas por meio de questionários, entrevistas e observações.
Para entender melhor como funciona essa análise de aderência, clique aqui e faça um teste direcionado ao seu negócio.
Existe uma melhor maneira de implantar um ERP? Sim, separamos algumas dicas valiosas para você:
1 – Conheça sua empresa e seus processos:
Como citamos anteriormente, o teste de aderência é fundamental para escolher a melhor solução para cada negócio. É preciso lembrar que as empresas têm seus interesses específicos e formas de atuar distintas, logo, essa etapa de implementação permite identificar como o sistema pode trazer mais eficiência e eficácia em cada departamento.
Também é muito importante mobilizar equipe para realizar um mapeamento dos processos de negócios e identificar os grupos que serão afetados. Essa implementação também é uma jornada de transformação interna.
2 – Conheça suas reais necessidades:
Outra dica importante é usar ferramentas para identificar as necessidades que um software de ERP precisa atender. Esse é o momento de trabalhar com listas de exigências e resultados pretendidos, isso será norte da implementação.
Dessa forma, a empresa estará pronta para ir ao mercado em busca de soluções capazes de atender às suas próprias necessidades e ter a sua tomada de decisão mais assertiva.
3 – Conte com especialistas que conhecem bem o assunto:
Assim como a análise, a implementação deve ser feita por especialistas a fim de garantir a integração total das metodologias e dos softwares utilizados. Um profissional qualificado apresenta as soluções ideais para a empresa e oferece treinamento e capacitação para otimizar os processos.
Além disso, lembre-se que esse relacionamento precisa continuar além dessa fase inicial, já que os processos e a tecnologia estão cada vez mais em constante evolução. Dessa forma, as empresas podem simplificar integrações, economizar tempo e dinheiro no processo e gerar resultados melhores
4 – Conheça bem as opções de soluções em ERP:
Já vimos que a análise e a implementação devem ser feitas por especialistas. Esse é um ponto de atenção, mas existe outro quesito a ser considerado: a solução deve atender o segmento da empresa, então, é necessário concentrar-se nas ofertas de mercado que já possuem conhecimento na área específica de atuação. Isto ajuda a evitar investimentos em ferramentas genéricas.
É realmente necessário investir tempo na busca por informações, metodologias e até histórico de atuação das empresas de ERP no mercado.
5 – Faça com que sua equipe conheça os processos e as ferramentas:
Como vimos, o processo de implementação de um ERP pode ser uma etapa de transformação interna. É preciso preparar a equipe para que seus membros estejam conscientes sobre sua importância e devidamente capacitados para maximizar os resultados que o sistema proporciona.
Treinar os colaboradores antes que o ERP seja implantado diminui atritos e acelera todo o processo. Mobilize sua equipe, assim vai ser muito mais simples quando a solução fizer parte da rotina da companhia.
Certo, mas quais recursos um ERP precisa oferecer?
Os recursos ideias, como falamos, dependem do porte da empresa e do seu segmento, entretanto, existe um pacote básico de recursos que todo ERP deve entregar:
▪ Gestão de Pedidos Vendas
▪ PDV Integrado
▪ Logística de Separação e Entregas
▪ Compras e Ressuprimento do Estoque
▪ Estoque e Inventário
▪ Metas e Comissão de Vendas
▪ Finanças
▪ Administração de Usuários
▪ E-commerce & Marketplace
▪ Gestão Integrada de CRM/SAC
▪ Controle de Lote e Validade
▪ Business Intelligence
▪ Gestão Produção
▪ Módulos Fiscais
O que esses recursos trazem de benefícios?
Esses recursos integrados geram processos mais simples, automatizados e em tempo real, bem como dados confiáveis e análises inteligentes que acabam impactando positivamente:
– Integração total entre os setores
Permite compartilhar dados com maior rapidez e uma maior fluidez no fluxo de trabalho. Pois tudo é de fácil acesso na mesma tela.
– Maior eficiência através da padronização de processos
Entregar padronização e automação de processos aos colaboradores evita que eles percam tempo procurando qualquer informação, pois ela estará devidamente organizada e categorizada no sistema.
– Maior produtividade
Obter mais eficiência nos processos tem como consequência um aumento na produtividade e um salto qualitativo, pois os colaboradores podem se dedicar mais a atividades que demandam habilidades estratégicas e criativas.
– Redução de custos
Com processos padronizados, integração entre os setores e colaboradores mais produtivos, a consequência óbvia é uma redução de custos. Essa economia também é percebida como efeito de um controle maior sobre a contabilidade e apuração de impostos.
– Maior segurança
Usando um ERP adequado, a empresa assegura que seus dados estarão resguardados, reduz o risco de invasão e fica em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
– Melhora da tomada de decisões
Com uma visão 360º do negócio, o empresário pode reunir informações inteligentes para tomar a melhor decisão com base no cenário real. Ou seja, tudo o que uma empresa deseja para ser mais competitiva.
A melhora significativa no atendimento aos clientes abre um leque de comunicação constante para que as decisões tenham como foco principal.
Qual será a melhor solução para a minha empresa?
SEGMENTOS | |
FENÍCIA Micro e pequeno porte |
SAP Pequeno e médio porte |
Comércio |
Comércio Varejista |
Material de Construção |
Atacado ou Distribuidor |
Móveis e Decoração |
Manufatura |
Roupas e Calçados |
Serviços |
Jóias, Acessórios ou Cosméticos |
Locação de Máquinas e Equipamentos |
Peças, Máquinas ou Equipamentos |
Onshore e offshore |
Food Service |
SAAS |
E-commerces |
Fintechs |
Integração com VTEX |
Setor de Energia |
Integração com Magento |
|
Integração com Loja Integrada | |
Integração com Marketplaces |
|
Indústria |
|
Atacadista ou Distribuidores |
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