Skip to main content

ERP para atacarejo: entenda a importância e saiba como escolher

ERP para atacarejo: entenda a importância e saiba como escolher

Um ERP para atacarejo é uma solução muito importante para esse modelo de negócio.

Afinal, como se não bastassem os desafios do varejo, os estabelecimentos desse tipo ainda somam a complexidade das vendas por atacado.

Obter o maior nível de automação possível nesses casos é quase obrigatório.

Leia o texto até o final para entender o que está em jogo e saiba como escolher a melhor solução em ERP para atacarejo.

Por que ter um ERP para atacarejo?

Estabelecimentos que operam no atacarejo vendem para pessoas físicas e jurídicas.

Portanto, além do consumidor final, esse é um tipo de loja que atua também como fornecedora e distribuidora.

Nesse contexto, um ERP é fundamental para cuidar da gestão do estoque que, em um atacarejo, é sempre de grandes dimensões.

É um negócio que demanda um alto nível de automação, considerando rotinas como o registro de vendas, emissão de notas fiscais e cálculo de impostos.

Isso para não falar da redução de custos que, segundo a Panorama Consulting, pode ser de até 23% quando se conta com um ERP.

Outro bom motivo para investir em um sistema de gestão integrado para atacarejo é o uso de dados.

Com um ERP, a loja ganha todo um aparato em Business Intelligence (BI) para orientar as decisões e obter insights de negócio.

Esse é um dos recursos que o Fenícia ERP e o SAP Business One agregam. Conheça as soluções da Falcora para o seu negócio!

Quais os recursos de um ERP para atacarejo?

Quem vende no atacado e no varejo precisa de um sistema confiável de emissão de notas fiscais eletrônicas do tipo NF-e e NFC-e.

Assim, o controle dos documentos fiscais é facilitado, evitando problemas tributários, mantendo a conformidade em relação ao fisco. 

O Fenícia ERP, por exemplo, permite a parametrização dos impostos, garantindo uma gestão fiscal ainda mais eficiente e precisa.

Outro recurso que você vai gostar de ter em seu atacarejo são os relatórios gerenciais, que oferecem uma visão ampla do negócio, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria e a implementação de ações para aumentar a eficiência.

Nunca esquecendo que a principal função de um ERP é integrar e automatizar processos administrativos.

Assim, é reduzido o tempo de execução de tarefas, otimizando a gestão como um todo.

Tudo isso mantendo o controle do fluxo de caixa, que no atacarejo, demanda soluções muito mais robustas, em razão do alto volume de negócios.

O controle de estoque, é claro, não poderia ser deixado de lado.

Um ERP como o Fenícia ERP garante a gestão desse ponto nevrálgico do negócio, ajudando a manter o fluxo de produtos e as prateleiras sempre abastecidas.

Junto ao monitoramento do estoque, um ERP também ajuda a fazer cotações de preços e contratos de fornecimento de forma centralizada, garantindo uma gestão de compras organizada.

Para os atacadistas que vendem online, o Fenícia ERP tem um plus: integração com as plataformas de e-commerce, como VTEX, Magento, Loja Integrada e Tray. 

Assim, você faz toda a gestão de atualização de preços, estoque, status de entrega e localização dos pedidos feitos online em uma só plataforma.

Como escolher o melhor ERP para atacarejo?

Estar à frente de uma loja que vende no atacarejo é uma responsabilidade e tanto, mas essa missão fica mais fácil de cumprir quando se conta com os recursos certos.

A Falcora fornece soluções em automação para o atacado e varejo há mais de 30 anos, ao longo dos quais ajudamos empresas como a sua a crescer e prosperar.

Está em suas mãos ter a melhor solução em ERP para atacarejo.

Você pode experimentar por 7 dias grátis nossos sistemas em suas versões completas ou solicitar uma proposta!

Joanna Balthazar
06 julho, 2023