Skip to main content

Escalabilidade na nuvem: Como alavancar seu negócio

Escalabilidade na nuvem: Como alavancar seu negócio

Empresas de tecnologia, ou negócios que operam com o software como serviço (SaaS), desenvolvem soluções que são altamente escaláveis. Isso quer dizer que a demanda pelo uso desse sistema pode crescer com muita rapidez e para isso é necessário ter uma infraestrutura de tecnologia da informação eficiente para atender a procura.

Além disso, as empresas que se encontram diante de um crescimento acelerado precisam também operar com sistemas de gestão eficazes, capazes de gerenciar este aumento. E a tecnologia possui um papel importante e estratégico para alavancar este desenvolvimento escalável. Mas para obter o sucesso é necessário planejar uma gestão que seja eficiente.

Neste sentido, a Computação na Nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é a solução ideal para dar suporte a negócios escaláveis. A seguir, listamos o que é preciso para garantir o crescimento saudável da sua empresa utilizando sistemas na nuvem:

Read More

Escalabilidade na Gestão
O rápido crescimento deve ser pensado desde o planejamento estratégico do seu negócio. É necessário prever a escalabilidade para não ser pego de surpresa e correr o risco de não conseguir atender a demanda.

Neste sentido, o primeiro passo é possuir na nuvem uma solução de ERP que ofereça o suporte necessário para o crescimento de sua empresa. Estes sistemas integrados de gestão empresarial unificam e controlam os processos internos de sua empresa de forma distribuída, operando na nuvem e, portanto, disponíveis e acessíveis de qualquer lugar ou dispositivo com acesso à internet.

O Fenícia ERP e o SAP Business One são ferramentas ideais para otimizar a gestão de seu negócio e garantir que sua empresa cresça sem enfrentar problemas de administração interna decorrentes do aumento da demanda, do número dos processos e operações.

Escalabilidade na Oferta
Com a sua empresa preparada para crescer internamente é preciso se preocupar também com a qualidade de sua oferta diante do aumento da demanda. Se sua empresa trabalha com SaaS ou aplicativos de tecnologia é essencial garantir a eficiência da solução para todos os clientes. Sistemas lentos, cujo tempo de resposta é grande, são motivos de frustração para os usuários.

Um exemplo disso foi visto em 2009 anos com o crescimento do Twitter. O resultado foi uma demora para carregar as páginas que afetou todos os usuários do microblog. Isto ocorreu porque na época a companhia não estava preparada para a escalabilidade. Houve aumento da demanda, mas a empresa não possuía a infraestrutura necessária para suportar o crescimento.

Você não quer que isso aconteça com seu negócio, certo? Para tanto, não basta ter um sistema na nuvem, ele precisa também possuir infraestrutura e elasticidade para atender a variação de demanda e picos de acesso.

Infraestrutura do Sistema na Nuvem
A elasticidade nos sistemas de computação na nuvem é a característica que irá garantir que sua aplicação seja escalável. A gestão da empresa deve prever o crescimento durante o planejamento estratégico, adquirir uma solução na nuvem de ERP e definir uma infraestrutura para oferecer o suporte necessário para o aumento da demanda.

É fundamental que esta infraestrutura opere com elasticidade, ou seja, possua a capacidade de adaptar dinamicamente o uso dos servidores interligados na nuvem ao distribuir o processamento durante picos de uso. Com isso haverá uma gestão automática da capacidade de armazenamento e performance de sua aplicação que será adaptada de acordo com a demanda. Dessa forma será possível ter uma escalabilidade gerada a partir da utilização de uma sistema na nuvem.

Como todo empresário, você também quer ver os seus negócios renderem bons frutos. Para tanto, é necessário se planejar, ter uma gestão eficiente e contar com ferramentas que possibilitem o crescimento sustentável da sua oferta de serviços.

 

Quer saber mais sobre este assunto?
Participe de nosso Webinar Exclusivo sobre Infraestrutura Gerenciada na Nuvem, nesta quarta, dia 27/11/2013.

banner call to action infra01

diretoria
25 novembro, 2013