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Gestão de desempenho: 4 passos para implantar na sua loja

 

Você sabe qual é o segredo para conquistar o sucesso organizacional? Uma gestão de desempenho forte e bem estruturada. Ela pode ser definida como os processos que você determina para mensurar e recompensar as habilidades da sua força de trabalho em atingir e exceder suas metas.

Melhorar a moral, criar um senso de lealdade e aumentar a produtividade dos empregados da sua loja por meio da gestão de desempenho é a chave para que sua empresa supere a performance dos seus concorrentes.

E para que você saiba como conquistar isso, listamos abaixo os passos que você deve seguir para implantar a gestão de desempenho no seu negócio. Acompanhe conosco!

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1. Defina objetivos

O primeiro passo para implantar a gestão de desempenho é definir objetivos individuais e alinhá-los com a estratégia da organização. O processo de definir metas deve ser colaborativo, contando com a participação de gerentes e seus subordinados.

Uma vez que a estratégia da companhia está estabelecida, as metas individuais devem ser criadas de forma a suportá-la, ou seja, elas devem ser feitas de cima para baixo, partindo do objetivo coletivo, até chegar ao que cada um deve atingir para ajudar a conquistá-lo.

2. Monitore o progresso

Os gerentes devem estar a par do progresso de seus empregados em atingir suas metas para que possam interferir, oferecendo orientação ou recursos que auxiliem o empregado conquistar os objetivos e recompensas quando este exceder as expectativas.

O segredo para conquistar uma alta performance do seu time é checar o andamento das metas individuais e coletivas pelo menos uma vez por semana ou a cada 15 dias, para ajustar o foco de todos e usar essas informações como base para uma discussão do desempenho.

Essa oportunidade deve ser usada para rever o progresso de cada um e ajustar prazos, requisitar recursos adicionais, se necessário, e até expandir ou modificar o objetivo conforme mais informações são colhidas sobre os reais benefícios que ele poderá trazer para a empresa.

3. Otimize seu processo de avaliação

Para conseguir extrair o máximo do seu time, o processo de avaliação deverá incluir as seguintes etapas: ouvir, observar, fornecer um feedback construtivo e prover reconhecimento.

A parte mais importante da avaliação é, sem dúvidas, o feedback. Você deve conversar com cada um de seu time sobre o que eles acertaram e em que ainda precisam melhorar, indicando as habilidades que devem desenvolver para isso.

Esse pode ser um importante fator não só para contribuir para o crescimento do empregado, como também para a saúde de toda a organização, uma vez que profissionais possuem um forte senso de lealdade a companhias que buscam desenvolver talentos, o que cria um maior engajamento com o trabalho.

4. Ofereça recompensas

Um plano de recompensas de sucesso pode ser a chave para reter seus maiores talentos e atingir uma performance que exceda todas as expectativas. O objetivo é motivar e recompensar o alto desempenho daqueles que apresentam melhor performance, além de contribuir para o desenvolvimento dos que ainda não chegaram lá.

É importante para o empregado saber que, se a sua performance atingir ou exceder o que a empresa espera, ele será recompensado pelo trabalho duro com um aumento, bônus ou outro tipo de recompensa, como uma folga ou presentes.

Uma gestão de desempenho bem feita é a base para criar uma força de trabalho engajada e alinhada com os objetivos da organização — pontos essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

E para tornar esse processo mais fácil e natural, é possível contar com um software de gestão que ofereça uma visão mais apurada do desempenho do negócio e dos colaboradores.

E então, gostou de nosso post? Que tal conhecer também nossa solução para facilitar a gestão da sua loja?

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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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