Skip to main content

Gestão empresarial: o que as empresas precisam para crescer

diretoria
23 junho, 2014
Gestão empresarial: o que as empresas precisam para crescer

Independentemente da área de atuação ou porte do negócio, todo empreendedor tem o mesmo objetivo: fazer a sua empresa crescer de forma sustentável, sempre com foco em otimizar processos e investimentos para uma maior lucratividade.Contudo, apesar de saber onde querem chegar, muitos destes empreendedores não sabem como conquistar este objetivo.

Read More

 

Se você se vê nesta posição, a primeira coisa que precisa ter em mente é que o resultado deste crescimento está diretamente ligado à forma como a sua empresa é gerenciada, ou seja, os processos definidos, o modelo de gestão, dentre outros fatores. Para auxiliá-lo nesta questão, selecionamos alguns elementos fundamentais para a sua empresa. Confira:

Não há crescimento sem investimento

Se você acredita que apenas investirá em seu negócio quando obtiver lucros, seu pensamento não está associado a um objetivo de crescimento. Isso porque não basta ter o melhor produto ou serviço quando os seus potenciais clientes não têm conhecimento sobre a sua empresa. Por isso, se você tem uma meta agressiva de expansão, precisa reservar uma verba para investir em ações de marketing e vendas. Para isso, o uso da tecnologia é fundamental. Quando você trabalha com Big Data consegue lidar com um volume de informações primordiais para direcionar estes investimentos assegurando, assim, um maior retorno nas estratégias definidas.

Para crescer a sua base de clientes, é preciso manter os atuais

Não há crescimento do faturamento se a sua empresa não conquista novos clientes. Da mesma forma, não há crescimento na base de clientes se você não consegue reter os atuais. Por isso, é fundamental estruturar processos para o relacionamento com o cliente. Neste contexto, nenhuma ferramenta é tão eficaz quanto um CRM (Customer Relationship Management), um software para a gestão de relacionamento com estes clientes.

Nele é possível organizar todo o histórico de contato com os seus clientes, o que favorece um atendimento personalizado e a gestão de insatisfações deles. Dessa forma, a sua empresa consegue desenvolver planos de ação não apenas para retê-los, mas também para fidelizar estes clientes, otimizar processos gerenciais e até mesmo produtos ou serviços ofertados pelo seu negócio.

Gestão de seus recursos humanos

É preciso ter profissionais qualificados nas diversas áreas de sua empresa. Isso porque mesmo que você tenha as melhores ferramentas tecnológicas, será necessário ter mão de obra qualificada para utilizá-las de forma eficiente. Desta forma, você garante infraestrutura propícia para o ganho de eficiência e aumento da produtividade, bem como a satisfação de seus funcionários que estarão mais motivados a executar suas tarefas com excelência.

Visão integrada do negócio

Se você não tem conhecimento sobre a sua empresa de forma integrada, não conseguirá identificar gargalos operacionais ou processuais. Desta forma, também não será possível otimizar recursos, investimentos, reduzir custos e, assim, garantir uma maior lucratividade para garantir o crescimento do seu negócio.

Para isso, contar com um software ERP (Enterprise Resource Planning) torna-se fundamental. Com ele você terá ao apenas conhecimento sobre como andam os seus negócios, mas uma visão geral de oportunidades e ameaças para a conquista do seu objetivo de crescimento.

Um fator que deve ser levado em consideração neste contexto diz respeito à facilidade de acesso às informações de sua empresa. Com um sistema de gestão empresarial você integrará todas as áreas do seu negócio e poderá acompanhar a evolução de cada uma delas através de relatórios gerenciais que otimizarão o tempo de análise, assim, como favorecerá a tomada de decisões mais certeiras.

E você, já elaborou um planejamento para o crescimento de sua empresa? Já utiliza a tecnologia a favor deste objetivo? Compartilhe através dos comentários as suas dificuldades atuais. Podemos ajudá-lo com dicas pontuais para alavancar a lucratividade da sua empresa.

diretoria
23 junho, 2014