fbpx

Gestão financeira profissional: 4 benefícios de apostar em uma

A gestão financeira profissional é o planejamento e acompanhamento de todas as contas de uma empresa: os tributos pagos, a folha de pagamento, os custos operacionais, as contas a serem recebidas, o lucro, o fluxo de caixa etc.

Imagine-se na seguinte situação: você precisa orientar sua empresa a pagar diferentes regimes tributários, com regras que vão se alterando a cada dia. Como se organizar e estar por dentro de todas essas informações? Como não perder as datas de vencimentos e descobrir economias possíveis?

Realizar esse acompanhamento de forma sistemática das finanças empresariais, por meio de softwares que automatizam os processos organizacionais e unificam os dados, é imprescindível para que um gestor financeiro possa saber exatamente o estado econômico de sua empresa e tomar decisões.

Abaixo, selecionamos quatro principais vantagens em realizar uma gestão financeira profissional dos seus negócios. Quer saber mais? Leia o post!

1. Planejamento estratégico

O controle criterioso das suas contas permite realizar um planejamento dos gastos e lucros, deixando as contas sempre em dia. Manter a tranquilidade e não ser surpreendido por crises econômicas traz estabilidade no dia a dia dos seus negócios e libera energia pessoal para outros setores.

Mas, para além disso, permite uma previsão do futuro, a partir do estabelecimento de objetivos de curto, médio e longo prazo. A gestão financeira aponta como a economia com um gasto hoje, pode ser utilizada para realizar um investimento em outra área amanhã.

2. Corte de gastos e reorientações

Conhecer de perto o estado das suas contas também lhe permite identificar gastos desnecessários e transferir recursos de uma área para a outra. Você pode também acompanhar o Retorno sobre Investimentos (ROI), ou seja, o dinheiro ganho ou perdido em um investimento. Assim você pode reorientar a inversão em projetos futuros da empresa.

Contratar e demitir funcionários também é uma rotina que pode ser melhor orientada a partir de um planejamento das contas. Ter em mente os gastos com INSS, FGTS e salários projetados ao longo dos meses vai ajudar a decidir se é a hora certa de investir na ampliação da equipe ou não.

3. Integração das contas

A gestão financeira profissional das contas permite integrar as finanças de diversas unidades de uma empresa e gerar relatórios gerais que unem as diferentes partes do negócio. É possível, por exemplo, centralizar os saldos das diversas contas correntes sem necessidade de consultar o home banking de cada uma delas.

Integrar e centralizar documentos também permite fornecer notas eletrônicas e outros comprovantes de pagamento para os fornecedores e compradores de forma digital e automática. Tudo isso reduz as tarefas manuais a serem desempenhadas por sua equipe.

4. Evitar o endividamento

Segundo o relatório Estabilidade Financeira Global, do Fundo Monetário Internacional (FMI), as empresas brasileiras estão entre as mais endividadas dos países emergentes. Você pode evitar estar nessa lista! A gestão financeira de sua empresa pode agilizar e organizar a orientação dos seus negócios, prevenindo endividamentos e as crises financeiras.

Para saber mais como fazer a gestão financeira profissional da sua empresa e automatizar a administração dos processos, documentos e contas, leia nosso post sobre as vantagens do uso de softwares que auxiliam nessa empreitada!

ERP, Fenícia ERP, Gestão, gestão financeira


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Comentar

Deixe um comentário

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp

Atendimento 24x7 para emissão de Cupom ou Nota Fiscal

Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Melhores praticas de gestão de processos e integrações

Área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: