Skip to main content

Gestão na nuvem: conheça as vantagens e saiba por que as empresas estão adotando este serviço

Gestão na nuvem: conheça as vantagens e saiba por que as empresas estão adotando este serviço

Já faz um tempo que ouvimos falar da gestão na nuvem, mas sua aplicação trouxe diversas questões. Trata-se de uma alternativa que facilita o acesso e a edição de arquivos, mesmo que as pessoas envolvidas não estejam no mesmo lugar.

Diante de tantas mudanças positivas e dos benefícios que a computação em nuvem proporciona, muitas empresas optaram por mudar a forma como investem em tecnologia e estão aderindo ao modelo.

No artigo de hoje, vamos falar melhor sobre como funciona e quais são os benefícios desse tipo de gestão. Continue a leitura!

Como funciona um software de gestão na nuvem, afinal?

A gestão na nuvem permite acessar e executar diferentes ferramentas e arquivos por meio da internet. Ou seja: não é preciso instalar os aplicativos no computador para realizar as atividades necessárias.

Como os serviços e os dados são armazenados na rede, é possível abri-los de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que se tenha algum dispositivo (smartphone, tablet, ou computador, por exemplo) e acesso à web.

É assim que funciona o software de gestão na nuvem: o sistema fica em um servidor online e é acessado sem a necessidade de baixar e instalar aplicações, como os softwares tradicionais.

Software as a Service (SaaS)

Software como Serviço é a classificação desse sistema do qual estamos falando. Nesse caso, as empresas, por meio de assinaturas, contratam a ferramenta que melhor se adequa ao seu modelo de negócios.

Quais são os benefícios desse serviço?

Modelos de gestão na nuvem estão crescendo consideravelmente nos últimos anos, principalmente em virtude das vantagens oferecidas para os clientes — fazendo com que a relação custo-benefício seja altamente satisfatória.

Nos tópicos a seguir, falaremos sobre cada um deles:

Redução de custos

Geralmente, investir em inovação é algo muito oneroso para as empresas, mas isso não acontece ao adotar um software de gestão em nuvem, mesmo com a necessidade de empregar um valor inicial.

No entanto, devido ao fato de dispensarem os altos custos com implantação e manutenção de servidores e licenças (como os sistemas tradicionais), promovem a redução das despesas operacionais. Ou seja: manter o software na nuvem sai mais barato.

Desenvolver e manter o sistema utilizado custa menos para o negócio. É possível, na maioria dos casos, pagar apenas pelo que foi utilizado, cortando gastos. Também há como aumentar consideravelmente a capacidade da estrutura voltada para o armazenamento e o processamento dos dados, por um pequeno valor a mais.

Maior flexibilidade

É comum termos variações mensais no volume de espaço necessário na internet. Levando isso em conta, um serviço baseado na nuvem pode se ajustar às suas necessidades todo o mês.

Essa possibilidade de ajustar o que é pago ao que é realmente preciso, além de ajudar na redução das despesas, facilita muito na hora de adequar a ferramenta às prioridades da empresa.

Alguns serviços de cloud storage (armazenamento de dados na nuvem), por exemplo, são gratuitos e só começam a ser cobrados quando determinado nível de espaço nos servidores é demandado.

Além disso, em um clique é possível mudar qualquer sistema para um servidor mais rápido, que lhe atenda melhor.

Outra vantagem relacionada à flexibilidade são as ferramentas e os módulos que podem ser testados com uma simples habilitação do servidor na nuvem. Em alguns minutos, uma nova área da companhia começa a ser migrada ou um grupo de usuários testa uma solução diferente da atual.

Mais segurança

Uma das maiores dúvidas dos gestores a respeito de migrar para uma solução na nuvem está relacionada à segurança dos dados (que são confidenciais). O motivo disso é que eles são geridos por meio de um servidor da fornecedora do software, em vez de estarem centralizados sob seu comando.

Contudo, a segurança das informações não é comprometida em um sistema de gestão na nuvem. O que garante isso é o fato de que os provedores de cloud computing seguem os padrões internacionais de segurança de dados — como ISO e a criptografia avançada.

Além disso, caso algum dispositivo seja perdido ou roubado, os dados não correrão os mesmos riscos do aparelho. Tudo isso porque eles estarão salvos na nuvem, protegidos e sempre disponíveis.

Outro aspecto fundamental para a segurança — e que esse tipo de computação torna mais simples — é o backup. Em sistemas tradicionais, o processo pode ser demorado e, em muitos casos, requerer que uma equipe fique responsável pela atividade.

Já no caso dos softwares online, as cópias são disponibilizadas praticamente em tempo real. Assim, mesmo que algum imprevisto surja, há duplicações criptografadas que ajudam a recuperar as informações imediatamente — tudo isso sem precisar usar mídias físicas ou outros servidores.

Atualizações automáticas nos sistemas

Em um sistema tradicional, a criação de novas funcionalidades e a resolução de problemas faz com que seja necessário manter uma equipe de TI responsável por lidar com essas questões.

No entanto, em um software na nuvem, isso não é uma exigência, já que as atualizações são automáticas e as manutenções são realizadas nos servidores constantemente. Vale lembrar que a responsável por essas questões é a empresa fornecedora de tecnologia.

Os servidores e sistemas que você adota também são empregados por outras companhias e, assim, uma atualização beneficia a todo um grupo de usuários. Torna-se viável, portanto, manter uma equipe inteira focada em gerar upgrades e mantê-los.

Mais colaboração

Usar uma solução na nuvem faz com que seja possível trabalhar a qualquer momento, de qualquer lugar, havendo a possibilidade de se conectar à internet. Nessa plataforma, é possível revisar e editar documentos, gerar relatórios, manter todos os dados atualizados e compartilhá-los com a equipe.

Consegue-se, dessa forma, uma comunicação mais fluida e ágil, principalmente se esse recurso for aliado a outras ferramentas.

Escalabilidade

Escalabilidade operacional é a capacidade que se tem de organizar os recursos de acordo com a demanda de trabalho que a empresa recebe. Se existe um aumento no volume de trabalho, por exemplo, a companhia consegue se adaptar e operar com a mesma qualidade.

O software de gestão na nuvem também assegura esse benefício, pois pode ter suas funcionalidades e seus desempenhos alterados. Isso garante que todo o trabalho seja feito sem enfrentar gargalos.

Vale lembrar que esse é um aspecto essencial para o planejamento empresarial de médio e longo prazo, tendo em vista que promover o crescimento é um dos principais objetivos organizacionais.

Portanto, esse investimento permite que a infraestrutura do software seja capaz de suportar e se adaptar às necessidades do negócio, mesmo que elas mudem de tempos em tempos.

Tudo isso pode ser feito de forma simples e ágil, garantindo que as alterações sejam concluídas praticamente de imediato, sem que a empresa perca tempo e produtividade aguardando as mudanças.

Mobilidade

Em um sistema de gestão tradicional, como já dito anteriormente, é necessário fazer a instalação dos aplicativos em cada computador para que os recursos possam ser aproveitados.

No entanto, isso faz com que todos os dados também fiquem armazenados nessas máquinas, limitando o acesso a eles. No caso do software de gestão na nuvem, a mobilidade é um dos principais diferenciais, já que as informações podem ser acessadas de qualquer lugar, bastando ter conexão com a internet.

Essa pode ser considerada uma grande vantagem estratégica, já que é importante em 4 pontos fundamentais:

  • mesmo que os computadores da empresa sofram algum dano, os dados não são perdidos;
  • caso não esteja na firma, mas precise de alguma informação importante (como em reunião com fornecedores, por exemplo), você pode acessá-la sem nenhum problema;
  • se houver a necessidade de gerenciar equipes externas, a mobilidade é um meio de fazer com que os colaboradores possam entrar no sistema — como no caso de cumprir ordens de serviço ou repassar pedidos de clientes;
  • é possível adotar rotinas de home office sem que haja qualquer perda na produtividade.

Essa flexibilidade garantida pela mobilidade ajuda a reduzir os custos e aumentar o controle sobre os processos, entre outros benefícios, mesmo que a equipe não esteja dentro da empresa.

Melhora nos indicadores de produtividade

Como as informações ficam disponíveis na nuvem a todo o momento, a comunicação interna melhora consideravelmente. Isso é ainda mais nítido quando os colaboradores estão em trabalhos externos e não precisam ir até a companhia para compartilhar os dados referentes à sua rotina.

Consequentemente, a produtividade também acaba sendo afetada de maneira positiva, já que é possível manter o cronograma de tarefas mesmo que em determinado momento os funcionários não estejam trabalhando in loco.

Outro ponto que vale a pena destacar é a facilidade na integração entre pessoas e setores. Uma vez que as informações e os documentos são acessados e editados pelos funcionários sem nenhuma dificuldade, consegue-se maior colaboração e mais agilidade na execução dos processos.

Com uma boa análise do negócio e a identificação de suas necessidades, é possível saber qual é a ferramenta mais adequada e quais funcionalidades são fundamentais para garantir o melhor desempenho possível.

Dessa forma, o investimento em um software na nuvem oferece garantias, benefícios e comodidade, garantindo um passo a mais rumo ao sucesso.

Quer saber mais sobre como transformar sua empresa e aplicar a gestão na nuvem? Então entre em contato conosco agora mesmo!

diretoria
05 agosto, 2019