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Histórico de relacionamento com o cliente: por que é importante?

shutterstock 73481101Fidelizar um consumidor vai além de uma interação, como uma compra. Por isso, o histórico de relacionamento com o cliente é tão importante para as empresas. Assim como as pessoas demoram a se conhecer e terem confiança mútua, o relacionamento entre negócio e clientes requer tempo e repetição de experiências positivas.

Como precisa lidar com vários consumidores ao mesmo tempo, uma empresa precisa saber gerenciar inúmeras interações. Veja a seguir, porque o histórico de relacionamento com o cliente é de extrema relevância para um negócio e como você pode utilizá-lo a favor da sua empresa!

Melhorar a qualidade no atendimento

Os clientes são a razão de existir de um estabelecimento, afinal, sem eles não há condições de manter um empreendimento no mercado por muito tempo. Num contexto em que preços, produtos e serviços são semelhantes, a qualidade no atendimento pode se tornar um grande diferencial competitivo para um negócio.

Quem nunca ouviu um relato de alguém que deixou de comprar de determinado estabelecimento, porque foi mal atendido? Por isso, é importante que a empresa invista em boas práticas de relacionamento com o cliente, como conhecer o perfil dele, para oferecer um atendimento personalizado.

Solucionar problemas com agilidade

Imagine a situação: o consumidor liga para a empresa para comunicar um defeito em certo produto, passa os dados pessoais e espera em casa a solução do suporte. Passados alguns dias, a mesma pessoa liga para o estabelecimento, para saber o motivo pelo qual ainda não foi atendido e fica extremamente chateado por ter que repetir o cadastro e ainda descobrir que não há registro da reclamação.

Como você pôde notar, num caso assim, o histórico de relacionamento com o cliente era fundamental para que a empresa pudesse acompanhar todas as interações com o consumidor e, com isso, evitar perdas de informações. Para realizar esse monitoramento com eficiência, é indispensável que o negócio tenha um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente ou CRM (do inglês Customer Relationship Management).

Com esse tipo de solução tecnológica, há maior segurança no atendimento tanto para a empresa quanto para o cliente, já que todas as interações são registradas com data e horário, além de outras informações. Dessa maneira, é possível usar os dados captados para identificar as principais causas de reclamações e, com isso, agir de maneira preventiva para evitar falhas.

Fidelizar a partir do histórico de relacionamento com o cliente

À medida que você se relaciona com outra pessoa, com o tempo passa a saber os gostos e os hábitos dela. Nas interações entre consumidor e empresas também deveria ser assim. Porém, os laços de fato só podem ser estreitos se os estabelecimentos tiverem o histórico de relacionamento com o cliente.

Ao ter uma base de dados com todas as interações, a empresa pode filtrá-los para identificar tendências e, com isso, customizar o atendimento. Quando usa estas informações de maneira eficaz, o negócio passa a identificar o comportamento do cliente e, assim, pode fazer contatos e ofertas que realmente tenham relevância para o consumidor. Afinal, oferecer uma promoção que não tenha nada a ver com o cliente pode até ser motivo de ofensa.

E a sua empresa, se preocupa em manter e analisar o histórico de relacionamento com o cliente? Como você trabalha os dados obtidos? Deixe seu comentário aqui no blog. Participe!

 

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Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

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