fbpx

Hospedagem e Gerenciamento do SAP Business One na Nuvem

Existem duas maneiras de hospedar o SAP Business One na nuvem. A versão SAP B1 SQL ou a versão SAP B1 Hana. confira abaixo as principais diferenças e os pontos de atenção. (Saiba a diferença do SAP Business One SQL para o Hana)

SAP Business One versão SQL precisa de dois servidores para funcionar na nuvem, um servidor de aplicação e outro de Banco de dados, naturalmente com o Microsoft SQL Server instalado. Em relação a processamento e memória, para o servidor de aplicação, nos dimensionamos aproximadamente 1gb de memória para cada usuário do software, e sistema operacional windows server. Desta maneira a solução funciona com uma performance muito boa. (Todos os usuários passam a acessar o SAP Business One pela Internet, não importa qual sistema operacional utilizem em seus computadores. Pode ser MAC, Linux, Chrome ou Windows. )

Para o Servidor de banco de dados, além do sistema operacional windows server, o Microsoft SQL também precisa estar operando. O Tamanho do Banco de Dados depende muito agora do volume de dados que a empresa vai administrar, mas no mínimo 500gb de espaço em disco e 32gb de memória para administrar bem esse serviço. (O tamanho de processador e memória deve crescer na medida que o numero de usuários, e tamanho do banco de dados também forem)

Naturalmente quando você leva o SAP Business One para uma infra estrutura de cloud computing gerenciada como o da Artsoft, você tem a opção de trabalhar num ambiente compartilhado. Dessa maneira, seus custos são mais baixos, e seu servidor de banco de dados divide processamento com outros clientes, mas o dimensionamento é muito maior para o que é necessário, sobrando muito poder de processamento para operar bem com o SAP Business One na nuvem. (Você também tem a opção de trabalhar no que chamamos de nuvem privada, 100% exclusiva para sua empresa)

Sobre a versão SAP Business One Hana, muda um pouco a configuração de hospedagem da solução na nuvem, vamos lá:

São também necessários dos servidores na nuvem para utilizar o SAP Business One Hana na nuvem, um de aplicação e outro de banco de dados. O Servidor de aplicação continua sendo windows com 1gb de memória aproximadamente para cada usuário para ter uma performance excelente. ( Os usuários clientes também acessam o software de qualquer lugar com internet, com qualquer sistema operacional, não importa)

O servidor de Banco de dados que muda, nesse caso o Hana é uma tecnologia de gerenciamento de banco de dados da SAP, com destaque ao processamento em memória. É um banco de dados de alta performance que não faz leitura em disco como os tradicionais sistemas de banco de dados, ele faz leitura em memória. É por isso que o Hana consegue processar grande volumes de dados em apenas alguns segundos. Entretanto seu servidor deve ser preparado em especial para essa plataforma.

O Servidor de banco de dados Hana utiliza o sistema operacional LINUX SUSE, e o tamanho de memória que essa maquina precisa ter deve ser proporcional ao tamanho do seu banco de dados. Existem maquinas específicas para trabalhar com o SAP Hana na nuvem na Amazon por exemplo. (A Artsoft utiliza algumas delas para prestar esse serviço)

A ideia aqui era introduzir a algumas especificações para rodar o seu SAP Business One na nuvem, precisando se aprofundar nesse assunto, não deixe de nos procurar.

Cloud Computing, consultoria artsoft, hosting, SAP Business One


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Atendimento técnico telefônico, e-mail, WhatsApp e remoto.

Suporte emergencial 24x7 para emissão de nota e acesso ao sistema.

Atualizações, tanto de melhorias do sistema quanto fiscais.

Entregamos as melhores práticas de gestão através experiência adquirida.

Acesso diferenciado aos nossos cursos online.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: