fbpx

Hospedagem e Gerenciamento do SAP Business One na Nuvem

Existem duas maneiras de hospedar o SAP Business One na nuvem. A versão SAP B1 SQL ou a versão SAP B1 Hana. confira abaixo as principais diferenças e os pontos de atenção. (Saiba a diferença do SAP Business One SQL para o Hana)

SAP Business One versão SQL precisa de dois servidores para funcionar na nuvem, um servidor de aplicação e outro de Banco de dados, naturalmente com o Microsoft SQL Server instalado. Em relação a processamento e memória, para o servidor de aplicação, nos dimensionamos aproximadamente 1gb de memória para cada usuário do software, e sistema operacional windows server. Desta maneira a solução funciona com uma performance muito boa. (Todos os usuários passam a acessar o SAP Business One pela Internet, não importa qual sistema operacional utilizem em seus computadores. Pode ser MAC, Linux, Chrome ou Windows. )

Para o Servidor de banco de dados, além do sistema operacional windows server, o Microsoft SQL também precisa estar operando. O Tamanho do Banco de Dados depende muito agora do volume de dados que a empresa vai administrar, mas no mínimo 500gb de espaço em disco e 32gb de memória para administrar bem esse serviço. (O tamanho de processador e memória deve crescer na medida que o numero de usuários, e tamanho do banco de dados também forem)

Naturalmente quando você leva o SAP Business One para uma infra estrutura de cloud computing gerenciada como o da Falcora, você tem a opção de trabalhar num ambiente compartilhado. Dessa maneira, seus custos são mais baixos, e seu servidor de banco de dados divide processamento com outros clientes, mas o dimensionamento é muito maior para o que é necessário, sobrando muito poder de processamento para operar bem com o SAP Business One na nuvem. (Você também tem a opção de trabalhar no que chamamos de nuvem privada, 100% exclusiva para sua empresa)

Sobre a versão SAP Business One Hana, muda um pouco a configuração de hospedagem da solução na nuvem, vamos lá:

São também necessários dos servidores na nuvem para utilizar o SAP Business One Hana na nuvem, um de aplicação e outro de banco de dados. O Servidor de aplicação continua sendo windows com 1gb de memória aproximadamente para cada usuário para ter uma performance excelente. ( Os usuários clientes também acessam o software de qualquer lugar com internet, com qualquer sistema operacional, não importa)

O servidor de Banco de dados que muda, nesse caso o Hana é uma tecnologia de gerenciamento de banco de dados da SAP, com destaque ao processamento em memória. É um banco de dados de alta performance que não faz leitura em disco como os tradicionais sistemas de banco de dados, ele faz leitura em memória. É por isso que o Hana consegue processar grande volumes de dados em apenas alguns segundos. Entretanto seu servidor deve ser preparado em especial para essa plataforma.

O Servidor de banco de dados Hana utiliza o sistema operacional LINUX SUSE, e o tamanho de memória que essa maquina precisa ter deve ser proporcional ao tamanho do seu banco de dados. Existem maquinas específicas para trabalhar com o SAP Hana na nuvem na Amazon por exemplo. (A Falcora utiliza algumas delas para prestar esse serviço)

A ideia aqui era introduzir a algumas especificações para rodar o seu SAP Business One na nuvem, precisando se aprofundar nesse assunto, não deixe de nos procurar.

Cloud Computing, hosting, SAP Business One


Marcos Leite

Cofundador da Falcora, Head de Marketing & Vendas e Diretor da área de Projetos de implementação dos Sistemas de Gestão ERP.

Soluções Inteligentes, Lucros Rápidos.

Suporte Técnico humanizado por Telefone, E-mail e WhatsApp, nada de robôs.

Suporte 24x7 para qualquer dificuldade de acesso ou emissão de Nota Fiscal

Acesso as Atualizações Tecnológicas e de Legislação Fiscal.

Consultores especializados nas melhores praticas de gestão de processos e integrações

Acesso diferenciado as área de Treinamentos e Cursos.

© 2022 Falcora. Todos os direitos reservados.

%d blogueiros gostam disto: