Skip to main content

Infraestrutura gerenciada online: diferenças entre backup tradicional e backup nas nuvens

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
18 agosto, 2014
Infraestrutura gerenciada online: diferenças entre backup tradicional e backup nas nuvens

Backup talvez seja o elemento mais importante para qualquer empresa. Isso ocorre não apenas por ele manter uma cópia de tudo o que é feito, mas por dar segurança para o trabalho dos seus colaboradores.

A necessidade de backup surgiu quando os empresários começaram a perceber o quão arriscado era confiar em grandes – e lentos – computadores para guardar todos os dados e informações sobre o negócio. É fácil acreditar que muita coisa foi perdida antes que bons backups fossem implementados. E, assim como todas as áreas da tecnologia, os backups também evoluíram.

Read More

 

Atualmente fala-se muito em cloud computing e sobre como infraestruturas com backup na nuvem são seguras e confiáveis. Porém, ainda há muitas empresas que preferem manter seus dados em servidores físico. Afinal, qual a melhor escolha? Backup tradicional ou backup na nuvem? Veja a seguir:

Backup tradicional e backup na nuvem

O backup tradicional geralmente é feito através de servidores físicos, instalados em torres alimentadas por no-breaks industriais capazes de garantir a segurança dos dados mesmo sem energia. Em geral, são dispostos em salas escuras nos fundos da empresa e são a razão para que haja necessidade de se instalar quilômetros de cabos azuis.

Por outro lado, o backup na nuvem é feito através da internet utilizando serviços com poderosos datacenters, localizado, em geral, fora do Brasil e capazes de hospedar um grande volume de informações a um custo muito baixo.

As duas opções de backup oferecem benefícios e possuem defeitos, mas sem dúvidas é na nuvem que qualquer empresa encontrará a melhor solução para o backup dos seus arquivos. Ter backup físico é mais custoso – tanto para instalar quanto para manter -, arriscado e lento. Backups tradicionais, além do custo de aquisição e de estrutura, costumam exigir uma equipe dedicada apenas para mantê-lo em segurança e atualizado. Além disso, salas com servidores e cabos azuis podem sofrer danos causados por umidade ou fogo.

Qual dos tipos de backup é o mais vantajoso?

O backup na nuvem! Hospedar seu backup na nuvem é garantia de ter os arquivos sempre disponíveis independentemente do que aconteça com a sua empresa. Mesmo graves falhas de segurança não costumam comprometer essas informações, já que os próprios serviços de backup possuem seus próprios backups.

Além disso, backup na nuvem é muito mais rápido do que o backup tradicional, oferecendo um meio seguro para que qualquer colaborador acesse um documento importante a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Da mesma forma, backups na nuvem possuem bons sistemas de segurança, capazes de permitir a criação de hierarquias sobre quem pode alterar os dados.

Por fim, o custo de se fazer backup na nuvem é muito menor, já que não se exige compra de equipamento nem ao menos uma equipe destinada apenas à manutenção. Muitos serviços oferecem cotas grátis que são suficientes para a maioria das pequenas empresas.

É fácil notar que backup na nuvem apresenta uma larga vantagem sobre o backup tradicional, apesar de importante no passado, este último modelo já está obsoleto diante das novas tecnologias. Assim, é hora da sua empresa também se munir desta tecnologia que garantirá a segurança e a integridade de todas as informações com as quais você trabalha.

E você, que tipo de backup utiliza na sua empresa? Comente aqui!

diretoria
18 agosto, 2014