Skip to main content

Inspiração – Mulheres Empreendedoras com Hellyen Fusco e Luma Fusco

# Categorias
# Tags
# Autor
diretoria
08 março, 2021
Inspiração – Mulheres Empreendedoras com Hellyen Fusco e Luma Fusco

Confira a força dessas irmãs e sócias na empresa Versare Anos Dourados, cliente Falcora

“crescemos mais quando crescemos juntas
Falcora- Oi!👋 Quem é você? Como começou a sua experiência como empreendedora e quais as maiores dificuldades que enfrentou?

Hellyen: Olá! Tenho 33 anos, sou formada em Administração de Empresas e Contabilidade pela PUC-SP e iniciei minha trajetória profissional na área financeira de Grandes Empresas como Banco Itaú e Price Waterhouse Coopers. Minha experiência como empreendedora começou em 2012 com a ideia de um negócio totalmente diferenciado, iniciado pelo meu pai, apaixonado pelo mundo de rodas e velocidade. Foi uma mudança de rota profissional que exigiu muita coragem na época. Enfrentamos diversas dificuldades ao longo de nossa trajetória e todas elas contribuíram para o crescimento da Versare, mas acredito que as maiores dificuldades foram travadas internamente, como: coragem para assumir riscos, confiança em nosso próprio trabalho e força de vontade para buscar sempre o melhor e aprender continuamente.

Luma: Oie! Meu nome é Luma, tenho 32 anos e comecei a empreender aos 24. O ano era 2012, quando minha irmã e eu criamos a Versare, uma loja de decoração direcionada ao público masculino. Acredito que empreender no Brasil, de uma maneira geral, significa assumir riscos. Por isso, a maior dificuldade que senti até hoje foi o início, o momento da tomada de decisão, de que era realmente isso que queria acreditava e queria investir meu tempo e dinheiro. Depois disso, alguns desafios menores surgiram, mas nenhum que nos fizessem desistir. O último deles foi a tomada de decisão: transformar a Versare em uma loja 100% online em meio a um ano atípico, de pandemia mundial. Posso falar? O maior desafio dos últimos tempos se transformou na melhor escolha. Quando tudo é planejado e pensado em equipe, dificilmente sai do script.

 

Falcora- Existe alguma coisa que vocês mudariam nestes anos de empreendedorismo, se tivessem maior conhecimento lá atrás?

Hellyen: Não. Eu não mudaria absolutamente nada! O fato de não ter conhecimento e a busca pelo aprendizado fazem parte do processo e eu gosto respeitar e confiar o tempo de todas as coisas.

Luma: Com certeza! Mudaria muita coisa, principalmente as coisas que além de conhecimento, exigiam investimento financeiro. No começo, tudo que envolvia dinheiro trazia medo! Depois que entendi que para se ganhar mais, é preciso investir mais, as coisas fluíram melhor. Obviamente, alguns investimentos não tiveram retorno mas, serviram de aprendizado.

 

Falcora- Conte-nos a história da Versare Anos Dourados – Como tudo começou?

A história da Versare inicia-se com nosso pai e sua paixão por rodas e velocidade, nós crescemos nesse mundo e por isso nos apaixonamos desde o início pela aventura de empreender no Universo Masculino.

 

FalcoraO que inspirou vocês para fundarem a Versare?

Somos uma Empresa Familiar e o que mais inspira nosso trabalho são nossos momentos em família!

 

FalcoraVocê acreditam que o empreendedorismo tem alguns obstáculos diferenciados para a mulher, ou não?

Hellyen: Sim, com certeza! As mulheres enxergam o mundo de forma diferenciada e isso se reflete no mundo dos negócios e do empreendedorismo. Nós temos a intuição aguçada, temos a sensibilidade e o olhar amoroso, somos detalhistas e atenciosas com pequenas coisas. Já o mundo dos negócios, por ter sido explorado pelos homens por muitos anos, não valoriza essas qualidades, mas eu acredito que a essência feminina é o nosso diferencial. O maior obstáculo na minha visão para a mulher é compreender suas qualidades, valorizar-se, confiar em si mesma e enxergar suas diferenças como super-poderes no mundo dos Negócios.

Luma: Sim, principalmente no meu caso, em que meu negócio tem como principal público o masculino. Por mais de uma vez, o cliente queria negociar “diretamente com o dono na empresa”, pensando que estava falando com uma vendedora quando, na verdade, estava falando com a proprietária e criadora da loja. Triste reconhecer que, em pleno 2021, as pessoas inconscientemente relacionam negócios de sucesso a uma imagem masculina.

 

FalcoraVocês participam de alguma comunidade ou rede de apoio para mulheres empreendedoras? 

Hellyen: Não. Mas teríamos muito interesse em conhecer algumas comunidades/redes desse tipo e participar também.

Luma: Não, mas adoraria com certeza! Uma das principais crenças da Versare é “crescemos mais quando crescemos juntas”. Há 9 anos nossa equipe é composta apenas de mulheres que acreditam em seu potencial e querem fazer a diferença no mercado de trabalho.

 

FalcoraQuem vocês gostariam de destacar hoje, como exemplo ou inspiração de mulher empreendedora? 

Hellyen: Sempre me apoiei e me inspirei em minha sócia, pois em meus momentos mais difíceis, ela me ajudou a enxergar tudo de uma forma diferente. Eu admiro muito sua pro-atividade e praticidade, entre outras qualidades que faltam em minha personalidade e eu encontro complemento nela.

Luma: Seria redundante expor minha sócia como inspiração? Creio que sim mas, é a primeira pessoa que penso. Foi ela quem esteve ao meu lado desde o começo e enfrentou com mais leveza que eu todos os desafios que apareceram.

 

Falcora- Levando em consideração suas experiências, qual conselho dariam para as mulheres que gostariam de iniciar um negócio?

Hellyen: Acreditem em si mesmas! Acreditem em sua intuição! Acreditem que todos os seus sonhos são possíveis! Utilizem os poderes femininos a seu favor nos negócios, e claro, trabalhem muito! Mas coloquem muito amor em tudo que fizer e tornem cada dia alegre e prazeroso, pois a caminhada é muito mais divertida e importante do que o ponto de chegada.

Luma: PLANEJAMENTO E CORAGEM! Acreditem no seu potencial e tirem os planos do papel! Mesmo em meio a cenários contrários, quando um projeto é bem estudado e há confiança no que se quer, é possível!

 

Falcora- As mulheres realizam muitas tarefas quase ao mesmo tempo e muitas vezes é complicado empreender e gerenciar outras demandas. Como vocês fazem e o que aconselharia para a mulher empreendedora gerenciar o tempo, sem ficar sobrecarregada?

Hellyen: Existe uma crença em que quanto mais aceleramos, mais tarefas conseguimos realizar. Mas eu acredito exatamente no oposto, quanto mais eu desacelero, menos sobrecarregada eu me sinto e melhor eu consigo gerenciar o meu tempo e realizar minhas atividades. Por isso eu aconselharia práticas como yoga e meditação. Eu utilizo o aplicativo “Calm”, mas existem outros aplicativos e muitos profissionais qualificados no mercado. Alguns livros que já li e posso indicar são: “O Poder do Agora” e “O Milagre da Manhã”. Também considero a dedicação a algum hobby, pois os momentos de lazer são importantes válvulas de escape e ajudam na criatividade e velocidade dos negócios.

Luma: Poxa, que pergunta complicada! Até hoje não sei a resposta… mas se descobrirem vocês me avisam? Rsrs. Um dica que ajuda bastante é planejamento e organização. Além disso, a consciência de que não é preciso saber tudo, e sim estar cercada de pessoas que saibam.

 

Falcora- O que 2021 para a Versare Anos Dourados?

Este ano será um ano de mudanças. Em Abril vamos iniciar um novo projeto de posicionamento para a marca com o objetivo de atualizar e modernizar a Versare. A Pandemia nos trouxe diversas mudanças e precisamos constantemente nos atualizar e acompanhar as tendências de mercado.

 

Confira o site da Versare Anos Dourados

diretoria
08 março, 2021