Skip to main content

Inspiração – Mulheres Empreendedoras com Lênia Luz

Inspiração – Mulheres Empreendedoras com Lênia Luz

Despertar, mentorar e emponderar. Como uma mulher criou uma rede de apoio para mulheres empreendedoras?

Entrevista com Lênia Luz, fundadora do Empreendedorismo Rosa.

Viver não é fácil mas é fantástico, E quando se trata de empreender lhes digo que só é possível quando sabemos exatamente aquilo que queremos de fato fazer. 

Falcora- Oi!👋 Quem é você? Como começou a sua experiência como empreendedora e quais as maiores dificuldades que enfrentou?

Lênia Luz – Sou Lênia Luz, casada, mãe de quatro filhos entre 11 e 30 anos. Avó do Miguel e de Pets, que são dois gatinhos, o Bentinho e o Brad. E de um dog, o Berlin.

Minha experiência empreendedora começa por conta de uma necessidade. Eu sou Fonoaudióloga por formação, trabalhei 18 anos na área de inclusão e em um determinado dia, já divorciada do primeiro casamento, com filhos pequenos, compreendi que a fonoaudiologia não estava trazendo recursos financeiros suficiente para dar conta do recado de educar, criar e fazer a manutenção necessária para sustentabilidade financeira da casa. E então resolvi, dentro da Consultoria e dentro da Fonoaudiologia sair do aspecto clínico e comecei a montar cursos de comunicação Para gestores pensando nesse perfil de oratória, em como se comunicar, na parte de liderança.

Anos depois eu acabo conhecendo o meu marido, que é também meu sócio da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Ele já trabalhando com mais de 30 anos com varejo, me fez o convite de somar a ele nesse mercado de consultoria e assessoria.

E ali é onde eu começo a empreender oficialmente, entendendo o que era empreender. Antes eu era uma Fonoaudióloga que dava cursos e depois eu comecei a formalizar isso dentro da consultoria.

Falar sobre as maiores dificuldades é um ponto importante, pois eu engravidei aos 40 anos e eu estava começando a empreender com a consultoria, então foi uma gestão de tempo entre administrar esse momento da maternidade com o empreendedorismo, pois ambos exigem muita dedicação.

E também o próprio conhecimento sobre o que eu estava fazendo, porque eu vim da área da saúde eu tive que fazer um remanejamento total da minha carreira fazendo cursos e me preparando. Então a formação também foi bem importante neste momento, eu não fui fazer uma faculdade mas busquei recursos e cursos que me dessem maior conhecimento sobre o que era empreender. E nessa história eu acabei fazendo o Brasil Mulheres, pela Fundação Getúlio Vargas, que é um programa gratuito que aconteceu no Brasil e eu fui uma das 1.350 selecionadas no processo todo. E foi lá que eu criei o Empreendedorismo Rosa, como um blog que contaria história de mulheres inspiradoras, empreendedoras, que assim como eu, um dia começaram a empreender. Então o Empreendedorismo Rosa nasce nesse programa.

Falcora- Existe alguma coisa que você mudaria nestes anos de empreendedorismo se tivesse maior conhecimento lá atrás?

Lênia Luz – Acredito que a minha visão. Se eu tivesse criado o Empreendedorismo Rosa desde o começo com uma visão de negócio, ele teria outro resultado.

Ele teve um impacto muito bom midiático, o impacto da marca e das mulheres se reconhecerem com o que eu falo, porque sigo falando sobre a pauta do emponderamento, da carreira da mulher e do empreendedorismo não só como negócio.

E eu teria feito parcerias mais inteligentes, eu fiz muita parceria que foi boa, mas para outro e não muito boa para mim. Teria sido mais “maliciosa” nesse sentido de não ser tão coração, ser mais razão.

Falcora- Conte-nos a história da Empreendedorismo Rosa – Como tudo começou?

Lênia Luz – O Empreendedorismo Rosa nasceu como um blog em 2012, dentro desse programa de Formação Empreendedora e assim foi se desenvolvendo. Juridicamente ele respondia para a Aurelio Luz, pois ela também é uma empresa de cursos e formação, então tudo o que foi feito dentro do Empreendedorismo Rosa enquanto a treinamento e cursos. E ai que eu fui lançando o produto e serviço, então foi crescendo nesse sentido organicamente, pois tudo que temos de número nas redes sociais nunca foi investimento, foi tudo orgânico.

Então ele começa como um blog, um portal de comunicação e segue neste conceito. Com os anos fui agregando o que seria produto/serviço como o Café com Prosa e o Happy Hour com pROSA , um grupo de leitura feminina. Entrou a mentoria na sequência. Trouxe o programa Lean in Circle dos Estados Unidos, onde eu consegui chancelar aqui no Brasil o programa criado pela Sheryl Sandberg. E as mulheres muitas vezes solicitavam coisas e assim fui fazendo acontecer.

E tocando em paralelo Aurelio Luz, porque a parcela maior da provisão financeira vem da Aurelio Luz e não do Empreendedorismo Rosa.
O Empreendedorismo Rosa foi se reinventando assim como eu fui me reinventando e me conhecendo nesse lugar de mulher empreendedora que fala somente para mulheres. Então ele nasce nessa sala de aula, era para ser um livro que virou um blog e então se tornou um portal de comunicação. E que hoje está linkado ao meu nome, Lênia Luz.

Falcora- O que te inspirou para fundar a Empreendedorismo Rosa?

Lênia Luz – Foi a convivência com mulheres durante esses 6 meses de curso todos os finais de semana, 35 mulheres em sala de aula, cada uma com uma história para contar e foram aquelas histórias, aquelas mulheres, tudo que elas traziam que não eram apenas questões administrativas e de negócio, mas sim de vida. E então eu compreendi que era um espaço muito rico para ficar guardado ali, precisava compartilhar o que estávamos vivendo, para que outras mulheres como nós tivessem acesso, mulheres que estivessem navegando na internet pudessem encontrar um espaço para se motivar e se inspirar e também para se validar.

Falcora- Acredita que o empreendedorismo tem alguns obstáculos diferenciados para a mulher?

Lênia Luz – Existem para as mulheres como um todo, não só no empreendedorismo. As mulheres sofrem uma série de obstáculos, ainda há preconceito, abusos de todas as ordens, existe muito o conceito de demérito e não do mérito. Afinal se uma mulher chega em cargos de de liderança ou tem muito sucesso como empreendedora, soa como se fosse não por competência mas porque teve alguma “ajuda” nesta trajetória…

Então eu vejo que os obstáculos não são no empreendedorismo. Eles são parte da vida mulher em todos os segmentos da sociedade.
Mas vamos seguir lutando e avançando para obtermos não só sucesso, mas obtermos a visibilidade em todos os campos da sociedade.

Falcora- Como a Empreendedorismo Rosa usa tecnologia para aproximar as mulheres na comunidade?

Lênia Luz – Durante todos esses anos o conteúdo foi o que sempre nos aproximou, então sempre com um portal de comunicação muito bem alinhado com as informações, com colunistas que falavam sobre diversos temas.

Nestes quase 9 anos eu mudei e entendi que o meu trabalho era muito mais pelo viés do empoderamento dessa mulher através dos serviços, agora, totalmente online, que ofereço. Uma comunidade, uma confraria , grupo de leitura e treinamentos.

Falcora- Quem você gostaria de destacar hoje, como exemplo de mulher empreendedora?

Lênia Luz – Tem tantas, mas vou falar sobre uma mulher que não sei se todo mundo conhece, mas acho importante revisitar histórias. A gente fica muito presa às mídias atuais, com blogueiras e influenciadoras digitais, que são empreendedoras e que fazem movimentar a economia dentro desse aspecto de comunicação.

Mas vou falar sobre Adelina Hess. Estou muito impactada com a história da Adelina. Eu conheço a Sônia Hess, minha mentora, que apoiou o Empreendedorismo Rosa desde o começo.

Eu já conhecia a história da Dudalina e esse ano foi lançado o livro, contando a história da Adelina num olhar de romance com o marido. E quando você lê a história dela, vê quantas coisas a Adelina fez que a gente deve seguir de maneira racional e afetiva em equilíbrio. Uma mulher que soube ser dona de seu tempo com gestão e sabedoria, mesmo tendo 16 filhos.

Eu destaco ela por toda a trajetória, desde lá no começo a visão que ela teve, a oportunidade em meio a dificuldade, a maneira como conduziu a vida profissional e pessoal. Destaco o grande apoiador de sua caminhada, Duda, seu marido que era também um homem a frente de seu tempo. Que apoiou, incentivou Adelina em todo o tempo.

Portanto destaco Adelina Hess e deixo o livro “ESTRELAS FRITAS COM AÇÚCAR” como dica para que mulheres e homens leiam, porque é um romance que fala sobre uma história real e possível de uma marca tão forte e de uma mulher tão empreendedora na vida e nos negócios.

– Confira o post sobre o livro aqui.

Falcora- Levando em consideração a sua experiência, o que você aconselharia para as mulheres que gostariam de iniciar um negócio próprio?

Lênia Luz – Vou usar o que sempre uso: Os 4 F’s

  • Foco: Foco naquilo que estão buscando e não se percam com tantas informações, pois a gente vive nessa era cheia de informações e coisas legais, mas muitas vezes atrapalham com seus ruídos. Desenvolva o que você quer, faça pesquisas, pergunte a outras pessoas que trabalham e atuam no segmento em questão. Tenha foco no que quer fazer!
  • Força: Tenha muita força física, força mental através do autocuidado. Tenha muita força no que quer fazer, tenha determinação e tenha posicionamento.
  • Fé: Fé em si mesma, trabalhe sua autoconfiança. É muito importante você trabalhar também seu autoconhecimento, seja com um processo terapêutico, buscando mentoria, coach ou o que você entender que é importante para você, para que tenha sua autoconfiança muito bem alicerçada naquilo que você está realizando.
  • Foda-se: Dê um Foda-se para os seus medos, seus anseios, seus receios. Muitas vezes a gente mesmo se bloqueia e se coloca num lugar de impotência, pensando: “Não sou boa suficiente, não sou capaz”. Neste momentos a síndrome da impostora ataca. Nesta hora aperte a tecla foda-se para você e siga em frente. E aperte esta mesma tecla para o outro, porque muitas pessoas podem surgir para atravancar teu caminho. Dizendo a você que isso é loucura, que você é muito velha e por aí vai.

Use os 4Fs como um mantra, pois tem dias que você vai usar o F da Fé, as vezes do Foco, às vezes todos F’S ao mesmo tempo. Mas coloque ele como uma ferramenta prática em sua vida, viver não é fácil mas é fantástico, E quando se trata de empreender lhes digo que só é possível quando sabemos exatamente aquilo que queremos de fato fazer.

Falcora- As mulheres realizam muitas tarefas quase ao mesmo tempo e muitas vezes é complicado empreender e gerenciar outras demandas. Como você faz e o que aconselharia para a mulher empreendedora gerenciar o tempo, sem ficar sobrecarregada?

Lênia Luz – A pandemia escancarou ainda mais o universo feminino, pois a chapa esquentou para nós. Esquentou muito mais para nós, tendo que trabalhar em casa, com as crianças em casa em tempo integral, muitas vezes sem espaço apropriado para o trabalho , reinventando nossa rotina em meio ao caos.

Vou compartilhar como eu faço e é o que eu falo para minhas mentoradas. A gente tem uma tendência a querer dar conta de tudo. E a gente não dá!

Quando falamos sobre gestão de tempo não existe uma única regra, pois a rotina de cada pessoal é muito particular. Então primeiro você precisa saber como é a sua rotina. DESENHE sua rotina.

O segundo ponto é organizar o dia a dia dentro desta rotina.. Não tem como fugir de fazer uma escala de horários para suas atividades. Porque se não for assim a gente se perde. É uma informação via whatsapp, outra via email, é teu filho que te solicita, é um almoço que você vai precisar fazer, uma atividade física que você precisa fazer.

E por fim coloque em um lugar visível para você e quem faz parte de sua equipe familiar e de trabalho.
Existem cursos, livros sobre o tema que nos ajudam, mas precisamos saber como funcionamos para aí saber gerir nosso tempo.

Outro ponto importante é a rede de apoio, você precisa de gente para te ajudar, seja o marido, a família, um grupo de amigas. Eu montei uma Confraria de Mulheres onde a gente se apoia o tempo todo. Fica aqui o convite para quem quiser participar.

E ali a gente se apoia em todos os sentidos, não conseguimos estar fisicamente juntas, mas vamos dando dicas, se abraçando virtualmente, dando colo e compartilhando sobre essa gestão de tempo que é sempre um “calo em nosso sapato”.

O sobrecarregada se dá quando a gente não delega, então é importante esse exercício do delegar. Ninguém vai fazer como você, você é única, você é singular, você é exclusiva. A maneira como você faz é só sua, mas dá para pedir apoio de quem está do seu lado.

Falcora- O que 2021 significa o Empreendedorismo Rosa?

Lênia Luz – 2021 significa o fechamento de um ciclo. Fechei o Empreendedorismo Rosa em dezembro de 2020, foi uma decisão dura para mim por um aspecto, pois fiquei muito apegada a marca e tudo que realizei. Mas em um processo terapêutico que fiz o ano passado, revisitei minha caminhada e compreendi que quem construiu essa marca e fez essa jornada foi Lênia Luz. E as mulheres procuram a Lênia Luz e não o Empreendedorismo Rosa.

Tomada a decisão era hora de fazer a mudança e seguir com meu propósito de continuar apoiando as mulheres em suas tomadas de decisões.

O Empreendedorismo Rosa mudou muito a vida da Lênia Luz e hoje eles seguem juntos não só no empreender mas na vida.

– Confira o post sobre o encerramento aqui

Deixo como sugestão o conteúdo: Um recado do Vale do Silício, para você, MULHER que nos acompanha

Eu falo sobre empreender na vida, não apenas empreender no negócio

Evento realizado nos meses de março e outubro “A PAUSA Poderosa”

.
.


diretoria
01 março, 2021